Notícias
Alunos de TCA da EMEF Almirante Tamandaré visitam mostra sobre arte boliviana
Alunos do 9º ano foram ao Sesc Bom Retiro conhecer um pouco mais sobre a cultura boliviana e explorar outros territórios da cidade
Publicado em: 02/05/2018 16h50 | Atualizado em: 30/11/2020
Por Imprensa Jovem Rádio Calafrio
Nos dias 18, 19 e 20 de abril, os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré, (Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé), localizada na Vila Maria Alta, foram visitar a mostra de arte contemporânea “Travessias Ocultas – Lastro Bolívia” no Sesc Bom Retiro. Essa visita faz parte das orientações da professora Carolina Cortinove, uma das responsáveis pela orientação do Trabalho Colaborativa de Autoria (TCA) que será apresentado até o final do ano.
Oito artistas brasileiras (Denise Alves-Rodrigues, Fernanda Porto, Isadora Brant, Julia Franco Braga, Laura Berbert, Patrícia Araújo, Jonas Van Holanda e Valentina D’Avenia) e duas curadoras (Beatriz Lemos e Catarina Duncan) percorreram cinco cidades bolivianas entre 2016 e 2017, e também tiveram contato com a comunidade boliviana de São Paulo. Dessa interlocução e pesquisa in loco resultaram os trabalhos que retratam vários olhares sobre essas regiões e povos. “Eu gostei de um vídeo em que havia uma mulher tentando mover uma montanha. Ela conseguia baixar a montanha, conseguia mover do lugar com uma pedra que eles usam bastante por lá”, falou a aluna Raquel Santos. Já para a aluna Letícia Vieira Cardoso o que chamou mais atenção foi uma máquina que sabia a resposta das perguntas: “nós pegamos um papel e questionamos se iria acontecer a 3ª Guerra Mundial, depois colocamos dentro da máquina, giramos uma manivela e saiu um cartão escrito ‘sim’!”.
Além de desenvolver a pesquisa, as relações interpessoais e o conhecimento científico, o TCA visa estimular a prática de intervenções sociais, seja na escola, no bairro ou na cidade, a fim de promover alguma mudança positiva na realidade.
“A exposição foi importante para ampliar o conhecimento sobre a Bolívia a partir da perspectiva da arte. Durante a mediação da exposição, os estudantes se confrontaram com suas visões estereotipadas sobre a população boliviana, a valorização da cultura norte-americana em detrimento das culturas latino-americanas e indígenas. Também puderam ampliar seu repertório sobre a cultura e os costumes de outro país e seu repertório sobre arte contemporânea com inúmeras linguagens artísticas como fotografia, colagem, audiovisual, texto poético etc”, explicou a professora da Sala de Leitura Carolina Cortinove.
A mostra segue até o dia 6 de maio.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Imprensa Jovem da Rede Municipal visitam boxes e cobrem treinos Fórmula E
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo recebe ouro no Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024
Secretaria Municipal de Educação
SGM oferece curso de capacitação para profissionais da Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de Educação de São Paulo acompanham os bastidores do Moto1000GP no Autódromo de Interlagos
Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Estrelas Literárias” na EMEF Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho transforma estudantes em autores
Secretaria Municipal de Educação
Grêmio Estudantil da EMEF Tereza Setuko Koshimae Hatori organiza campanha para ajudar animais abandonados
Relacionadas
Estreia do CineClube Educação no CEU São Rafael
Publicado em: 03/12/2015 4h20 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
DRE Campo Limpo participa de Diálogos com a Rede
Publicado em: 03/12/2015 4h17 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Diálogos com a Rede acontece no CEU Perus
Publicado em: 03/12/2015 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Encontro de Educadores – A arte de tecer o cotidiano
Publicado em: 03/12/2015 4h10 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Vídeo comemorativo – 80 anos da Educação Infantil Paulistana
Publicado em: 03/12/2015 3h37 - em Educação Infantil