Notícias

Diálogos e Debates trata do programa “Paz nas Escolas”

Mediar e prever os conflitos dentro das escolas são as principais metas do programa.

Publicado em: 24/06/2016 16h13 | Atualizado em: 30/11/2020

paz_escola_740_x_430.jpg

Realizada na quarta, 22 de junho, na Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, a reunião Diálogos e Debates abordou, entre outras pautas, o programa Paz nas Escolas. Estavam presentes os gestores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e dos Centros de Educação Infantil (CEIs). Foi convidado para o encontro o responsável da Secretaria Municipal de Educação pelo programa, Matias Vieira.

Publicada em abril deste ano, a portaria nº 2.974 institui que em todas as unidades educacionais do âmbito municipal sejam formadas Comissões de Mediação de Conflitos (CMCs), cujo objetivo é reduzir a violência e promover o diálogo e as soluções pacíficas para os impasses ocorridos dentro – e em alguma medida, fora – das escolas municipais.

Formada tanto por educadores quanto por pais, servidores e estudantes, a comissão deverá ser eleita por meio de processo organizado pelos conselhos de escola. Cada gestão terá um mandato de um ano, podendo ser reconduzida novamente por mais um. A lei prevê também que as comissões deverão realizar reuniões mensais para a análise das escolas e o planejamento das ações a serem tomadas.

Além do programa, foram debatidas outras pautas, como a Previsão de Repasses de Recursos Federais, a situação financeira da DRE, a contratação de educadores e os programas de Parceiros da Aprendizagem.

Para conhecer mais sobre o programa Paz nas Escolas clique aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A imagem mostra uma plateia numerosa no auditório do teatro CEU Curuçá, de aparência moderna e escura, com iluminação suave. As pessoas estão sentadas em arquibancadas pretas, distribuídas em vários níveis. A maioria está atenta e voltada para o palco, que está fora do campo de visão, à direita da imagem. O público é diverso, composto por homens e mulheres de diferentes idades, tons de pele e estilos de roupa. O ambiente tem um clima de expectativa ou concentração.

DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024

Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Sala Spcine No Ceu

Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs

Publicado em: 13/05/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de pessoas em uma mesa de reunião

SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025

Publicado em: 13/05/2025 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Reunião Juntos Pela Aprendizagem
Fotografia de estudantes em sala de aula. Ao fundo dois professores.

Prefeitura de SP oferece 177 vagas para cursinho pré-vestibulinho gratuito 

Publicado em: 12/05/2025 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.516