Notícias

Alunos de Ensino Fundamental realizam projeto de inclusão com Garrafas Sensoriais

E o que garrafas coloridas e com brilho foram capazes de fazer dentro de uma escola?

Publicado em: 19/06/2019 16h53 | Atualizado em: 30/11/2020

garrafassensoriais_740x430.jpg

Elas foram o motivo de uma sala do Ciclo de Alfabetização, do segundo ano e alunos do Clube da Leitura da E.M.E.F. Cel. PM José Hermínio participarem de uma experiência sensorial incrível.
Na sala do segundo ano A, da Professora Sandra Vieira temos Alice, uma garotinha muito envolvente e autista. Ela participa semanalmente do Atendimento Educacional Especializado com a Professora Iara Viana responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais e que acumula cargo como Professora Orientadora de Sala de Leitura.
A Professora Iara em um atendimento trouxe uma garrafa sensorial para despertar na aluna o seu lado lúdico, a curiosidade, autocontrole. A intenção era que Alice pudesse expressar seus sentimentos de forma mais tranquila por meio da observação e dos movimentos dos objetos dentro da garrafa. Ao ver a garrafa, Alice ficou totalmente feliz e levou a garrafa para a sala de aula, querendo mostrar seu novo brinquedo para todos os alunos. Detalhe, ela quase não manifesta contato ou comunica-se com seus amigos de sala. Mas aquele objeto tão especial pra ela deixou- a tão feliz que Alice quis compartilhar a felicidade que estava sentindo aos amigos.

garrafassensoriais_740x430 2.jpg

Então a Professora Iara juntamente com a Professora Sandra tiveram uma ideia brilhante! Por que não fazer uma atividade coletiva em que todos os alunos da sala pudessem construir a sua própria garrafa sensorial? E assim foi feito, a professora da sala de leitura que realiza um trabalho com os alunos do Ciclo Interdisciplinar, 6º E 8º anos chamado Clube da Leitura, convidou os para fazer uma parceria na construção das garrafas.
E no dia 20 de maio de 2019, as garrafas foram produzidas e foi um momento de troca, autoconhecimento, parceria e muita alegria. Alice, não se cabia de tanta felicidade. Agora reconhece seus amigos para se divertirem com as garrafas.
Entendemos com esta atividade coletiva que incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente de todo ser humano em sua maior expressão: a diferença. E que qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte indissolúvel do ser humano.
Texto escrito por: Iara Viana dos Santos
Professora Orientadora de Sala de Leitura
Professora de Atendimento Educacional Especializado

garrafassensoriais_740x430 1.jpg

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Finalistas do Prêmio Educador em Destaque 2021 pousando para foto no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

SME reconhece profissionais em prêmio “Educador em Destaque”

Publicado em: 14/12/2021 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretário Municipal de Educação realizando apresentação no auditório para um grupo de pessoas.

Secretário apresenta balanço de ações ao Conselho Municipal de Educação

Publicado em: 14/12/2021 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa Para Lives E Youtube (1)

EMEBS Helen Keller recebe a exposição “Diversidade é Arte” do artista Martimiano Ferreira

Publicado em: 13/12/2021 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças da Educação Infantil sentadas em uma calçada da capital paulistana acompanhadas da professora e de familiares. As crianças seguram pranchetas sobre o seu colo e lápis, elas estão observando a cidade.

Projeto da EMEI Gabriel Prestes de explorar cidade com as crianças ganha prêmio internacional

Publicado em: 13/12/2021 1h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Quadro com 14 fotografias dos premiados do Educador em Destaque

SME transmite nesta terça (14) o Prêmio Educador em Destaque

Publicado em: 10/12/2021 6h03 - em Secretaria Municipal de Educação

1 290 291 292 293 294 1.501