Notícias

Alunos de Educação Infantil participam de agência de notícias mirim

Escola Municipal de Educação Infantil Agenor de Oliveira – Cartola tem projeto que aprimora habilidades comunicativas das crianças

Publicado em: 03/06/2019 17h16 | Atualizado em: 30/11/2020

emeicartola_740x430.jpg

Neste ano, a Escola Municipal de Educação infantil (EMEI) Angenor de Oliveira – Cartola está comemorando os cinco anos do Projeto Imprensa Mirim. Idealizado e iniciado pela professora Silvia Santos, ao longo dos anos tem contado com a parceria de outras professoras da unidade e já envolveu diretamente cerca de 70 crianças de quatro e cinco anos de idade.

Ao longo do tempo o projeto passou por diversas fases, foram trabalhadas práticas como: jornal mural, rádio escolar, radiodramaturgia, cobertura de eventos, fotografia, vídeos de curta duração, reportagens de temas que envolvem a rotina da escola e telejornal.

A princípio, a atuação dos pequenos repórteres se restringia à escola, mas com o passar dos anos, foram acrescidas ao portfólio do projeto coberturas em eventos externos e acontecimentos da região. Segundo a professora Silvia, as vozes infantis foram cruciais na determinação dos rumos dos projetos e dos processos comunicativos.

Atualmente, no início dos anos letivos, em reunião com os responsáveis pelas crianças, o projeto é apresentado e é feito o convite para que os pais que tenham interesse e disponibilidade inscrevam seus filhos. Após esse passo, verificam-se quais dessas crianças tem vontade de participar da agência de notícias e por fim, de acordo com a quantidade de professores envolvidos as equipes são montadas.

Para Marcela dos Santos Marques, coordenadora pedagógica, o projeto aumenta o vínculo entre toda a comunidade escolar; os professores e famílias estreitam as parcerias. Há promoção da comunidade como atores principais no processo de registro da memória pedagógica e de valorização dos fazeres infantis.

O projeto auxilia no compartilhamento das ações da escola, na valorização do espaço público e do território na qual estão inseridos e dá voz aos meninos e meninas da educação infantil, fazendo-os protagonistas de suas ações. Exemplo recente foi a reforma da escola: Com ela no planejamento, os gestores e os membros do Conselho de Escola perguntaram às crianças o que eles consideravam importante de ser reformado.

Com câmera e microfone nas mãos, os pequenos repórteres filmaram espaços e entrevistaram pessoas e produziram um material que foi levado em consideração na hora de priorizar os itens da reforma. Está programada para o próximo dia 15 uma atividade em que todos, inclusive as crianças já que foram para o ensino fundamental, serão chamados para ver o resultado das reivindicações.

A escola atende cerca de 350 crianças, nesse primeiro semestre 20 delas são da Imprensa Mirim e a partir de julho, outras 10 se juntarão. Os estudantes que saem da EMEI para as Escolas de Ensino Fundamental (EMEF) e que já fizeram parte do projeto continuam como colaboradores e vez ou outra retornam para auxiliar e acompanhar o andamento.

Todas as produções são divulgadas nas redes sociais da Unidade, por meio de jornal impresso e arquivos de áudio.

facebook.com/imprensamirim
facebook.com/emeicartola
Youtube: Imprensa Jovem EMEI Cartola

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

São Paulo Integral já começou!

São Paulo Integral já começou!

Publicado em: 01/03/2016 4h29 - em São Paulo Integral

Participação das famílias no CEI Profª Yolanda de Souza Santalucia

Participação das famílias no CEI Profª Yolanda de Souza Santalucia

Publicado em: 01/03/2016 4h08 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

CEUS da DRE Campo Limpo oferecem atividades de combate ao Aedes aegypti
Jogos Estudantis de Xadrez 2016

Jogos Estudantis de Xadrez 2016

Publicado em: 01/03/2016 3h29 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Alunos do CEI Jardim São Luiz I visitam a Brinquedoteca LABRIMP

Alunos do CEI Jardim São Luiz I visitam a Brinquedoteca LABRIMP

Publicado em: 01/03/2016 12h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 1.322 1.323 1.324 1.325 1.326 1.434