Notícias

Alunos de Educação Infantil participam de agência de notícias mirim

Escola Municipal de Educação Infantil Agenor de Oliveira – Cartola tem projeto que aprimora habilidades comunicativas das crianças

Publicado em: 03/06/2019 17h16 | Atualizado em: 30/11/2020

emeicartola_740x430.jpg

Neste ano, a Escola Municipal de Educação infantil (EMEI) Angenor de Oliveira – Cartola está comemorando os cinco anos do Projeto Imprensa Mirim. Idealizado e iniciado pela professora Silvia Santos, ao longo dos anos tem contado com a parceria de outras professoras da unidade e já envolveu diretamente cerca de 70 crianças de quatro e cinco anos de idade.

Ao longo do tempo o projeto passou por diversas fases, foram trabalhadas práticas como: jornal mural, rádio escolar, radiodramaturgia, cobertura de eventos, fotografia, vídeos de curta duração, reportagens de temas que envolvem a rotina da escola e telejornal.

A princípio, a atuação dos pequenos repórteres se restringia à escola, mas com o passar dos anos, foram acrescidas ao portfólio do projeto coberturas em eventos externos e acontecimentos da região. Segundo a professora Silvia, as vozes infantis foram cruciais na determinação dos rumos dos projetos e dos processos comunicativos.

Atualmente, no início dos anos letivos, em reunião com os responsáveis pelas crianças, o projeto é apresentado e é feito o convite para que os pais que tenham interesse e disponibilidade inscrevam seus filhos. Após esse passo, verificam-se quais dessas crianças tem vontade de participar da agência de notícias e por fim, de acordo com a quantidade de professores envolvidos as equipes são montadas.

Para Marcela dos Santos Marques, coordenadora pedagógica, o projeto aumenta o vínculo entre toda a comunidade escolar; os professores e famílias estreitam as parcerias. Há promoção da comunidade como atores principais no processo de registro da memória pedagógica e de valorização dos fazeres infantis.

O projeto auxilia no compartilhamento das ações da escola, na valorização do espaço público e do território na qual estão inseridos e dá voz aos meninos e meninas da educação infantil, fazendo-os protagonistas de suas ações. Exemplo recente foi a reforma da escola: Com ela no planejamento, os gestores e os membros do Conselho de Escola perguntaram às crianças o que eles consideravam importante de ser reformado.

Com câmera e microfone nas mãos, os pequenos repórteres filmaram espaços e entrevistaram pessoas e produziram um material que foi levado em consideração na hora de priorizar os itens da reforma. Está programada para o próximo dia 15 uma atividade em que todos, inclusive as crianças já que foram para o ensino fundamental, serão chamados para ver o resultado das reivindicações.

A escola atende cerca de 350 crianças, nesse primeiro semestre 20 delas são da Imprensa Mirim e a partir de julho, outras 10 se juntarão. Os estudantes que saem da EMEI para as Escolas de Ensino Fundamental (EMEF) e que já fizeram parte do projeto continuam como colaboradores e vez ou outra retornam para auxiliar e acompanhar o andamento.

Todas as produções são divulgadas nas redes sociais da Unidade, por meio de jornal impresso e arquivos de áudio.

facebook.com/imprensamirim
facebook.com/emeicartola
Youtube: Imprensa Jovem EMEI Cartola

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.525