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Alunos da EMEI Carolina Maria de Jesus estudam povos originários
Durante todo o ano letivo, as crianças pesquisam sobre etnias africanas e indígenas.
Publicado em: 07/04/2016 9h17 | Atualizado em: 30/11/2020
Desde 2014, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Carolina Maria de Jesus, da Diretoria Regional de Educação (DRE) do Butantã, participam de um projeto cujo objetivo é mostrar a diversidade dos povos que compõem o Brasil. Durante o ano, eles pesquisam sobre etnias africanas e indígenas e depois compartilham o trabalho entre si e com a comunidade.
A coordenadora pedagógica Fernanda Noronha conta que tudo começou há dois anos. Em um curso de formação, as professoras da unidade fizeram a leitura conjunta de “Quarto de Despejo”, cuja autora dá nome à escola. Impressionadas com a realidade que a escritora, uma pobre catadora de lixo de São Paulo, relatava naquele diário, elas decidiram iniciar um projeto que pudesse mostrar às crianças da EMEI a realidade e as origens da diversidade étnica e racial do nosso país.
O projeto funciona da seguinte maneira: a cada semestre são divididas 10 turmas (5 no período da manhã e 5 no período da tarde). Cada uma destas turmas fica encarregada de pesquisar uma etnia africana ou indígena. Durante os primeiros seis meses do ano, os alunos investigam os povos africanos e nos últimos, os povos nativos do Brasil. As crianças se debruçam sobre a história, os costumes, a música, a vestimenta e os personagens interessantes. Depois, constroem bonecos que representem cada país e etnia por eles pesquisada. Ao final de cada semestre, é realizada uma exposição para os pais e colegas.
Fernanda relata também que durante o Dia da Família, a escola leva os alunos ao Museu Afro Brasil e que o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE) fornece regularmente kits infantis de ferramentas educacionais e jogos cuja função é despertar o interesse das crianças sobre assuntos ligados a temáticas étnicas-raciais.
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