Notícias

Alfabetização científica e investigativa é tema de curso EaD promovido pela SME

Formação colocará em discussão as possibilidades de experiências pedagógicas para momentos síncronos e assíncronos com os estudantes

Publicado em: 25/08/2021 17h00 | Atualizado em: 25/08/2021
imagem com elementos que remetem à energia, moinhos e redes de energia

Professores que ensinam Ciências em todos os anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo podem participar de curso que trata da metodologia de ensino por investigação e a alfabetização científica. São 320 vagas na formação que vai abordar o eixo matéria, energia e suas transformações, com possibilidades de experiências pedagógicas para momentos síncronos e assíncronos. As inscrições abrem no dia 31 de agosto.

O Curso “A comunicação, o pensamento e a investigação na preservação e retomada das aprendizagens no eixo matéria, energia e suas transformações”, é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM) e das Divisões Pedagógicas (DIPEDs) de todas as Diretorias Regionais de Educação da cidade.  

A proposta desta formação é contribuir para ressignificar os objetos de conhecimento previstos no Eixo Matéria, Energia e suas transformações (MET) do Currículo da Cidade, subsidiando os professores no trabalho pedagógico a partir da abordagem metodológica do Ensino por investigação. A ideia é promover a discussão de possibilidades de experiências pedagógicas para momentos síncronos e assíncronos com os estudantes.

Turmas

Serão oferecidas 320 vagas em 8 turmas distribuídas em diferentes dias e horários e o curso será ministrado pela equipe de formadores de Ciências Naturais das DIPEDs de todas as regiões da cidade. Em todas as turmas, haverá uma pré-aula assíncrona apresentando a estrutura organizacional e introdução ao curso.

Carga horária

A carga horária total da formação é de 24 horas, e é composta por 9 horas síncronas distribuídas em 3 encontros e mais 15 horas com atividades assíncronas. O público-alvo são os professores que ensinam Ciências em todos os anos do Ensino Fundamental. 

Inscrições

As inscrições são feitas on-line e iniciam no dia 31 de agosto.  Para participar do curso, acesse a página do Ensino Fundamental – Ciências Naturais.

Certificação

O curso é optativo e sem dispensa de ponto. Os certificados valem um ponto para evolução funcional. E as atividades acontecerão pelas plataformas Google Sala de Aula para atividades à distância, e no Google Meet para os encontros síncronos.

Saiba mais sobre a Proposta de Formação – Edital NTF/2021.  

Confira a publicação no Diário Oficial da Cidade.

 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.197