Notícias
Agosto Dourado: ações de incentivo ao aleitamento na rede municipal de SP; assista ao vídeo
Campanha “CEI Amigo do Peito”, por exemplo, reconhece unidades que apoiam amamentação nos centros
Publicado em: 24/08/2021 14h49 | Atualizado em: 25/08/2021
“Eu acho importante amamentar porque tem bastante nutrientes e também tem o vínculo com o filho”, comenta Geysa Renata Querino, mãe do pequeno Arthur, de 8 meses, que frequenta o CEI Transformando Vidas, na Diretoria Regional de Educação do Ipiranga. No mês dedicado a ações que incentivam o aleitamento materno (Agosto Dourado), destacamos a importância das iniciativas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Assim como fornecer alimento às crianças, a possibilidade da amamentação nos CEIs da rede proporcionam acolhimento e segurança para as mães, que podem continuar mais perto dos filhos. É o caso da Sthefania Rodrigues, mãe da Helena, de 5 meses. “Fiquei sabendo que poderia amamentar ela aqui na escola, então vai ser mais fácil”, comenta ela, que pretende oferecer o leite materno pelo menos até o primeiro ano de vida da filha.
Além delas, a nutricionista que integra o Grupo de Trabalho sobre Aleitamento Materno da Coordenadoria de Alimentação Escolar, Valéria Roma de Freitas, também fala sobre os benefícios da ação, inclusive para as mães que precisam deixar o leite materno para ser oferecido aos pequenos ao longo do dia. “As mulheres que não tiverem disponibilidade de vir até o CEI podem trazer o leite congelado, em frascos próprios. Esse leite vai ser oferecido para a criança durante o tempo que ele estiver na unidade”, complementou.
Vale ressaltar que todos os CEIs podem receber as mães para amamentação, tanto em locais definidos pela unidade quanto em espaços escolhidos pelas próprias mulheres.
Campanha CEI Amigo do Peito
Desde 2017, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo desenvolve a Campanha “CEI Amigo do Peito”. Esta ação educativa incentiva ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na rede municipal de ensino para garantir o direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. Para saber mais, acesse a página CEI Amigo do Peito.
Na última edição, 280 unidades foram reconhecidas com o selo da campanha. Até o final de 2021, novos CEIs também serão certificados pela iniciativa.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento
Secretaria Municipal de Educação
Ainda dá tempo de se inscrever em curso sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil
CEU e COCEU
Roda de Conversa no CEU Formosa promove reflexões sobre migração nordestina e produção escrita
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação
Diretoria Regional de Educação Butantã
Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade
Secretaria Municipal de Educação
Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo
Relacionadas
Formação em Língua Inglesa para educadores
Publicado em: 03/06/2016 4h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Plateia SME – edição de 3 de junho
Publicado em: 03/06/2016 4h40 - em CEU e COCEU
Matrículas abertas para Educação de Jovens e Adultos
Publicado em: 03/06/2016 4h38 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Convocação dos aprovados no concurso de Auxiliar Técnico de Educação
Publicado em: 03/06/2016 12h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Convocação de Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Publicado em: 03/06/2016 12h57 - em Diretoria Regional de Educação Butantã