Notícias

AELs que queiram participar de homenagem a Conceição Evaristo devem se inscrever até quinta-feira (11)

Evento que acontece em agosto celebrará vida e obra da escritora

Publicado em: 03/05/2023 14h05 | Atualizado em: 04/05/2023

Fotografia com diversos estudantes fantasiados. O menino que está no meio segura um estandarte onde está bordado o rosto de Conceição Evaristo e o texto "AEL Conceição Evaristo - EMEF Professora Ana Maria Alves Benetti".
As Academias Estudantis de Letras (AELs) que queiram participar da homenagem à escritora Conceição Evaristo que ocorre em agosto, devem se inscrever até 11 de maio. 

O objetivo do “Hoje é dia de Conceição Evaristo”,  promovido anualmente pela AEL, é homenagear autoras e autores de nossa literatura ainda em vida. Em outros anos, já houve homenagem a Lygia Fagundes Telles, Walcyr Carrasco, Jô Soares, Ziraldo e Marina Colasanti.

“Além do valor literário de sua obra, Conceição Evaristo trouxe visibilidade à mulher negra no âmbito literário”, afirma Guilherme Cunha de Carvalho, coordenador do projeto AEL em SME.

A homenagem a Conceição Evaristo vem um momento no qual a rede lança, de forma impressa, o Currículo da Cidade: educação antirracista: orientações pedagógicas: povos afro-brasileiros.

Clique aqui e acesse as inscrições

Quem é Conceição Evaristo?

Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970.

Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. Em 2003, publicou o romance Ponciá

Vicêncio, pela Editora Mazza, de Belo Horizonte. O livro Olhos D’Água, lançado em 2014, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria “Contos e Crônicas”.

Para nomear seu procedimento narrativo, a autora criou o termo “escrevivências”, que mistura invenção e fato. “Escreviver” é contar, a partir de uma realidade particular, uma história que aponta para uma coletividade. Segundo ela, “o sujeito da literatura negra tem a sua existência marcada por sua relação e por sua cumplicidade com outros sujeitos. Temos um sujeito que, ao falar de si, fala dos outros e, ao falar dos outros, fala de si” (Conceição Evaristo em entrevista ao Brasil de Fato, 20/11/18).

Serviço:

Hoje é Dia de Conceição Evaristo

Data: 22/08/2023.

Horário: 14 horas.

Local: CEU Alvarenga (Estr. do Alvarenga, 3752 – Balneário São Francisco, São Paulo).

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Jovem Guiomar

“Jovem Guiomar” faz curadoria de livros com recomendações para a 28ª Bienal Internacional

Publicado em: 02/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia com um cartaz colorido com carimboa das mãos de crianças e a palavra

Educação Bilíngue para Surdos completa 15 anos na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 01/09/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

magem horizontal com fundo em tons de roxo e marrom, decorado com formas geométricas. À esquerda, há a ilustração colorida de um livro aberto com dois rostos estilizados nas páginas. À direita, em letras brancas, aparece o texto: “28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo”.
Tamanho Site

Imprensa Jovem é selecionado pelo segundo ano consecutivo para evento internacional da UNESCO

Publicado em: 01/09/2026 9h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.
«1 2 3 1.693