Notícias
Adolescentes da região do Grajaú participam de Seminário sobre Gravidez na Adolescência
Ação em parceria com a Unicef envolveu mais de 100 profissionais de quatro secretarias municipais
Publicado em: 26/09/2019 17h37 | Atualizado em: 04/05/2021Nesta quinta-feira (26), o Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes, localizado na região do Grajaú, extremo Sul da Cidade de São Paulo, recebeu estudantes da Rede Municipal de Ensino, adolescentes da região do Grajaú e profissionais de diferentes áreas da rede municipal: educação, assistência social, direitos humanos e saúde, para participar do Seminário Gravidez na Adolescência: o que eu tenho a ver com isso?
A ação em parceria com a Unicef teve por objetivo debater os principais aspectos que envolvem a gravidez na adolescência no território do Grajaú, sob o ponto de vista dos profissionais e dos adolescentes, despertando a atenção para a importância do tema na Cidade de São Paulo devido a Semana Mundial da Gravidez na Adolescência.
Durante 4 horas, aproximadamente 160 profissionais de diferentes áreas e 40 adolescentes participaram de atividades de formação com apresentação de conceitos básicos e dados epidemiológicos sobre gravidez na adolescência e HIV/Aids, atividades em grupo e dinâmicas coletivas para construção de conhecimentos.
Abertura cultural do evento foi realizada por Yasmin Gabrielle, 14 anos e Mariana Corado (Maré), 20 anos, que apresentaram poesias faladas com questões para reflexão sobre o respeito e valorização da mulher na sociedade.
Após abertura do Slam, o médico Dr. Benício, chefe da unidade de adolescentes da Faculdade de Medicina da USP apresentou de forma lúdica e descontraída algumas situações vividas durante atendimentos aos adolescentes na rede pública, também trouxe informações científicas em uma linguagem simples e acessível para os presentes sobre gravidez na adolescência.
Em seguida, foi à vez de Viviana Santiago, Socióloga e Gerente de gênero e incidência política da PLAN International Brasil, compartilhar com o público suas vivências com o tema.
Posteriormente, a adolescente Joana, 17 anos, da Associação Santa Fé, finalizou a primeira etapa do Seminário com um breve relato sobre as principais dificuldades encontradas durante e após a gravidez.
A segunda etapa do Seminário foi composta por 6 oficinas, adultos e adolescentes foram divididos em grupos para pensarem juntos sobre diferentes temas a partir de perguntas e situações trazidas pelos formadores. As oficinas abordaram os seguintes temas: Gravidez na adolescência; Valores em jogo; Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids); Metodologia de abordagem com adolescentes; Maternidade e Paternidade.
Após as oficinas, representantes dos grupos apresentaram no palco do auditório suas impressões sobre as atividades realizadas. O mediador do evento auxiliou na condução final do encontro, estimulando os participantes a utilizarem os aprendizados adquiridos no cotidiano dos seus respectivos territórios.
Vejas as fotos
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Centros de Educação Infantil da DRE São Mateus realizam reunião pedagógica integrada
Secretaria Municipal de Educação
Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta
Secretaria Municipal de Educação
Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Paulo Freire 2025
Secretaria Municipal de Educação
Professores podem se inscrever para processo seletivo de ensino línguas nos CELPs localizados nos CEUs
Relacionadas

Centros de Educação Infantil da DRE São Mateus realizam reunião pedagógica integrada
Publicado em: 16/04/2025 4h52 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta
Publicado em: 16/04/2025 1h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas
Publicado em: 14/04/2025 5h29 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade
Publicado em: 14/04/2025 5h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Paulo Freire 2025
Publicado em: 14/04/2025 10h57 - em Secretaria Municipal de Educação