Notícias
Acolhimento e diálogo marcam o retorno das aulas na EMEF Almirante Tamandaré
Escola dá boas-vindas aos alunos com muita música, dança e reflexão sobre 2018
Publicado em: 20/02/2018 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria produzida pela Imprensa Jovem Rádio Calafrio
O ano começou animado para alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré (Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé), na Vila Maria Alta. A programação de acolhida foi repleta de atividades práticas e reflexivas, colocando professores e alunos no ritmo que as férias costumam tirar.
Os alunos do sexto ao nono ano tiveram um momento de reencontro com os amigos para contar as novidades e para interagirem com novos colegas, vindos de outras unidades escolares.
“Esse momento de socialização e de acolhimento faz parte dos valores da escola, que visam o respeito, as relações interpessoais e o bem estar de todos. O acolhimento é uma prática educativa importante para que os alunos sintam-se bem recepcionados e estimulados para os novos desafios que virão”, disse a assistente de direção Marília Infante de Lucena.
Em seguida, os alunos participaram de atividades corporais e de muita dança na quadra, espantando o sono e a preguiça do fim das férias. Para finalizar, já em sala de aula, os alunos refletiram sobre o texto “As quatro estações” (autor desconhecido). Através de uma dinâmica de coletividade, eles puderam expor suas ideias sobre projetos e sobre o ambiente escolar. “Eu achei bem legal ter um tempo para conversar com meus amigos e as aulas também foram bem divertidas”, disse Victor Fernandes Matias da Silva, aluno do oitavo ano.
E como cada fase pede uma recepção diferente, a diretora Vanessa Mesquita recepcionou os pais dos alunos do primeiro ano, dando informações sobre a escola e a rotina dos primeiros dias, apresentando a proposta de ensino e de como podem ajudar nas atividades dos filhos. Já as crianças acompanharam a professora para conhecer os espaços e os professores da escola e desenvolveram brincadeiras e rodas de conversa.
Assim como ocorreu no período da manhã, os alunos do segundo ao quinto também desfrutaram de um momento de socialização e, em seguida, cada professora realizou atividades com dinâmicas envolvendo jogos, arte e leitura.
”Foi um dia pensado exclusivamente para eles, com atividades diferenciadas, aproveitando o momento de descontração e também desenvolvendo atividades para ouvi-los sobre o que pensam da escola e como gostariam que ela fosse e também a respeito dos compromissos que poderão assumir durante o ano”, explicou o coordenador pedagógico Marcos Canadas.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Canteiro dos Pais: um espaço que promove acolhimento e integração familiar na EMEF Visconde de Taunay
Secretaria Municipal de Educação
Hortas pedagógicas transformam rotina de estudantes da Rede Municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Secretários destacam avanços na educação em podcast da rádio CBN
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Professora da Rede Municipal com doutorado em Tecnologia Nuclear transforma aula de Ciências em investigação e descobertas com foco no protagonismo estudantil
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal é destaque na Digital Learning Week 2025 da UNESCO
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Crianças do CEI Aparecida das Graças Roseira levam suas vozes à Rádio Comunitária do Heliópolis
Relacionadas

Música: uma das possibilidades na busca da Educação Integral
Publicado em: 27/04/2016 2h17 - em Ensino Fundamental e Médio

Instrutores de Libras
Publicado em: 27/04/2016 12h17 - em Educação Especial

Mart’nália se apresenta no CEU Três Lagos
Publicado em: 27/04/2016 11h24 - em CEU e COCEU

A presença imigrante em São Paulo
Publicado em: 27/04/2016 10h55 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Currículo Integrador para a Garantia dos Direitos da Infância Paulistana
Publicado em: 27/04/2016 9h29 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo