Notícias

Acolhimento e diálogo marcam o retorno das aulas na EMEF Almirante Tamandaré

Escola dá boas-vindas aos alunos com muita música, dança e reflexão sobre 2018

Publicado em: 20/02/2018 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020

acolhimento_dialago_tamandare_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela Imprensa Jovem Rádio Calafrio

O ano começou animado para alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré (Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé), na Vila Maria Alta. A programação de acolhida foi repleta de atividades práticas e reflexivas, colocando professores e alunos no ritmo que as férias costumam tirar.

Os alunos do sexto ao nono ano tiveram um momento de reencontro com os amigos para contar as novidades e para interagirem com novos colegas, vindos de outras unidades escolares.

“Esse momento de socialização e de acolhimento faz parte dos valores da escola, que visam o respeito, as relações interpessoais e o bem estar de todos. O acolhimento é uma prática educativa importante para que os alunos sintam-se bem recepcionados e estimulados para os novos desafios que virão”, disse a assistente de direção Marília Infante de Lucena.

Em seguida, os alunos participaram de atividades corporais e de muita dança na quadra, espantando o sono e a preguiça do fim das férias. Para finalizar, já em sala de aula, os alunos refletiram sobre o texto “As quatro estações” (autor desconhecido). Através de uma dinâmica de coletividade, eles puderam expor suas ideias sobre projetos e sobre o ambiente escolar. “Eu achei bem legal ter um tempo para conversar com meus amigos e as aulas também foram bem divertidas”, disse Victor Fernandes Matias da Silva, aluno do oitavo ano.

acolhimento_dialago_tamandare_2_740_x_430.jpg

E como cada fase pede uma recepção diferente, a diretora Vanessa Mesquita recepcionou os pais dos alunos do primeiro ano, dando informações sobre a escola e a rotina dos primeiros dias, apresentando a proposta de ensino e de como podem ajudar nas atividades dos filhos. Já as crianças acompanharam a professora para conhecer os espaços e os professores da escola e desenvolveram brincadeiras e rodas de conversa.

Assim como ocorreu no período da manhã, os alunos do segundo ao quinto também desfrutaram de um momento de socialização e, em seguida, cada professora realizou atividades com dinâmicas envolvendo jogos, arte e leitura.

”Foi um dia pensado exclusivamente para eles, com atividades diferenciadas, aproveitando o momento de descontração e também desenvolvendo atividades para ouvi-los sobre o que pensam da escola e como gostariam que ela fosse e também a respeito dos compromissos que poderão assumir durante o ano”, explicou o coordenador pedagógico Marcos Canadas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação

A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação

Publicado em: 23/05/2016 2h26 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME – edição de 20 de maio

Publicado em: 20/05/2016 5h04 - em CEU e COCEU

Planejamento e Documentação Pedagógica

Planejamento e Documentação Pedagógica, sob o olhar das relações étnico-raciais e do brincar

Publicado em: 20/05/2016 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Cerimônia de denominação da EMEI Profa. Rosilda Silvio Souza

Cerimônia de denominação da EMEI Profa. Rosilda Silvio Souza

Publicado em: 20/05/2016 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Virada Cultural nos CEUs 2016

Virada Cultural nos CEUs 2016

Publicado em: 20/05/2016 4h19 - em CEU e COCEU

1 1.209 1.210 1.211 1.212 1.213 1.441