Notícias

Academia Estudantil de Letras homenageia as mulheres

Chá Literário da AEL Thalita Rebouças realizado com o tema “As várias faces da mulher na literatura e na vida”

Publicado em: 12/06/2018 16h28 | Atualizado em: 30/11/2020

ael_homenagem_mulheres_740_x_430.jpg

No dia 8 de junho, aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Helina Coutinho Lourenço Alves, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, mais um Chá Literário promovido pela AEL Thalita Rebouças. Assim como o sarau e os seminários, o Chá Literário faz parte do planejamento anual das Academias Estudantis de Letras e se configura como atividade de acolhimento à comunidade, de apresentações dos acadêmicos e de confraternização.

A canção “Chovendo na Roseira”, de Tom Jobim, eternizada na voz de Elis Regina, abriu o evento “As várias faces da mulher na literatura e na vida”, com a apresentação instrumental do professor Kevin, da EMEF Helina Coutinho Lourenço Alves.

Na sequência, Giselle e Vivian apresentaram a esquete teatral “Thalita por Thalita”, em homenagem à patrona da AEL da escola.

A paródia da música “Tempo Perdido”, da Legião Urbana, “Mulheres Guerreiras”, de autoria da professora coordenadora de estudos literários, Cleo Bueno, homenageou as escritoras Ana Maria Machado, Carolina Maria de Jesus e Cora Coralina, e foi ouvida na voz do grupo de acadêmicos.

Veja aqui vídeo da apresentação.

Em seguida, os estudantes Daniel, Jaqueline, Geovana e Eduarda apresentaram o poema “Assim eu vejo a vida”, de Cora Coralina. As estudantes Lara, Helen, Geovanna Isabelly e Geovana Fogaça apresentaram a dramatização de trecho da obra “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, seguidos por Matheus, Andressa, Bianca, Bárbara, Heloá e Sara, que leram a biografia de suas mães guerreiras – como eles as denominaram – escrita por eles.

Foi ouvida, em seguida, a música ”Maria da Vila Matilde”, que denuncia a violência doméstica contra as mulheres, antecedendo a apresentação do poema “As faces da mulher na literatura”, de autoria das alunas Thayná Fernandes e Vivian Barreto. Helen e Lara recitaram o poema “Romantismo”, de Cecília Meireles, em seguida.

Após a apresentação do ballet “Secas borboletas caídas”, pela aluna Brenda Lima, todos foram convidados à confraternização, com chá, café e bolos, servidos à saída da Sala de Leitura.

Veja aqui fotos do evento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641