Notícias

Aberto edital para submissão de textos da Revista Ocupação Maí

Educadores das unidades diretas e parceiras da Rede Municipal de Ensino de São Paulo podem inscrever seus artigos sobre as temáticas afro-brasileira, indígena e das populações migrantes até 14 de maio.

Publicado em: 28/04/2021 12h51 | Atualizado em: 28/04/2021
Imagem com as laterais de tecidos com estampas coloridas, no centro um retângulo marrom com o dizer: Revista Ocupação Maí

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio do Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER), convida os profissionais da Rede Municipal de Ensino (RME) para publicarem seus artigos e relatos de prática na Revista Ocupação Maí. O periódico tem previsão de ser lançado em maio deste ano. As inscrições de artigos estão abertas até 14 de maio.

O material contemplará artigos científicos e relatos de prática pedagógica. Para isso, docentes da rede municipal podem enviar seu texto para submissão por meio de formulário on-line. A revista contribuirá para a formação continuada das educadoras e educadores e para que as práticas pedagógicas sejam repensadas a partir de reflexões e partilhas de experiências. Dessa forma, a ação também traz um impacto positivo para os estudantes.

Submissão dos textos

Os textos enviados devem estar em conformidade com as normas da ABNT e abordar temas sobre as temáticas afro-brasileira, indígena e migrante e suas interseccionalidades. A submissão de textos também pode ser realizada pelas professoras que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEIs) em unidades parceiras da RME.

As inscrições para a publicação de textos produzidos por profissionais da rede estão abertas até às 22h do dia 14 de maio de 2021 e serão realizadas por meio do formulário da Microsoft.

[Faça aqui a inscrição de artigo para a Revista Ocupação Maí]

Revista Ocupação Maí

A publicação tem por objetivo compartilhar práticas pedagógicas e produções acadêmicas das professoras e dos professores da Rede Municipal de Ensino relacionadas às temáticas afro-brasileira, indígena e das populações migrantes. A revista científica terá a periodicidade quadrimestral com acesso livre por meio digital. A designação Maí está relacionada ao povo originário da região do norte do Abomé, atual República do Benin.

[Confira aqui o Edital de chamada de artigos Revista Ocupação Maí]

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Pessoa entrega um certificado a outra durante uma cerimônia de premiação. A imagem mostra apenas as mãos dos participantes e o momento da entrega do documento, simbolizando o reconhecimento de profissionais da educação.

Prêmio Professor em Destaque abre inscrições para a edição 2026 

Publicado em: 14/07/2026 2h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Em uma sala de formação, uma mulher em pé apresenta uma atividade para um grupo de participantes sentados em cadeiras organizadas em semicírculo. Ao fundo, há uma tela de projeção, um computador e uma mesa de apoio. Os participantes observam atentamente a apresentação, em um ambiente interno com cortinas claras e paredes neutras.

Programa EntreNós fortalece formação de Auxiliares Técnicos de Educação na DRE Pirituba/Jaraguá 

Publicado em: 14/07/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Recreio Nas Férias (1)
«1 2 3 1.678