Notícias
A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil
Projeto para incentivar a leitura com crianças.
Publicado em: 22/03/2016 13h02 | Atualizado em: 30/11/2020
Para promover o hábito da leitura nos alunos, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jocelyne Guimarães Fernandes de Melo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, localizado na Cohab Juscelino Kubitschek, região leste da capital, tem desenvolvido o projeto denominado “Culturas Infantis e suas linguagens” que, entre outros objetivos, se propõe a favorecer a interação, potencializar o interesse pela produção de textos diversos e promover a articulação dos saberes.
Para a Professora de Educação Infantil Lindsay Vicente Siqueira, responsável pelo Mini Grupo II, com crianças entre 3 e 4 anos de idade, por meio da leitura as crianças aprendem a observar e reproduzir o comportamento leitor. “É importante salientar que, na Educação Infantil, a leitura feita pelas crianças não está baseada na codificação/decodificação, até porque esse não é principal objetivo desta etapa escolar. Trata-se muito mais de explorar assuntos diversos, interpretar falas e ampliar o repertório de palavras, objetos, lugares e expressões”, disse a professora.
Apresentar leituras de diferentes gêneros textuais como contos de fadas, revistas, jornais, parlendas, panfletos, manuais de instruções, entre outros, é uma maneira de oportunizar descobertas no mundo das palavras e, também, iniciar a criança no mundo da literatura.
A implantação do projeto e de suas diversas atividades conta com a fundamental participação das famílias e demais funcionários da unidade. “É importante que a família incentive a ludicidade e a curiosidade por meio de histórias, lembranças de vida, bem como oferecer livros aos filhos e, sempre que possível, levá-los a espaços de promoção de leitura”, afirma Lindsay.
Todos os dias são realizadas leituras para as crianças e, após a familiarização com a atividade, as crianças são convidadas a realizar recontos orais das histórias apresentadas. Após essa etapa é realizada uma produção textual tendo a professora como escriba.
A professora conta que sempre é escolhida uma personagem para iniciar a produção coletiva. Conforme o texto vai ganhando corpo, com a contribuição das crianças, a professora vai realizando o registro das ideias.
Para o encerramento deste projeto, está prevista a organização dos textos produzidos pelas crianças em um livro, que será compartilhado com toda a comunidade escolar.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Alunos faltam menos às aulas nas escolas públicas da Prefeitura de SP
Secretaria Municipal de Educação
CEU São Miguel promove palestra sobre Libras no sábado (10)
Diretoria Regional de Educação Butantã
Estão disponíveis vagas remanescentes para o Educavest, cursinho pré-vestibulinho gratuito oferecido nos CEUs
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Heliópolis oferece cursos gratuitos para a comunidade em maio
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEF Paulo Duarte diversifica ensino de Matemática com jogos e brincadeiras
Secretaria Municipal de Educação
14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)
Relacionadas

Março Mulher: SME organiza leituraço com obras de escritoras que reforçam o protagonismo feminino
Publicado em: 10/03/2025 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Filme Vitória, com Fernanda Montenegro, tem pré-estreia gratuita no CEU Vila Alpina
Publicado em: 07/03/2025 7h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação organiza sugestões pedagógicas focadas no protagonismo feminino
Publicado em: 07/03/2025 3h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres são maioria na Rede Municipal de Educação e se destacam na formação acadêmica
Publicado em: 07/03/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Alvarenga recebe carreta para mamografias gratuitas entre os dias 8 e 12 de março
Publicado em: 07/03/2025 12h52 - em Secretaria Municipal de Educação