Notícias

A importância da reinvenção do espaço da sala de aula

Professora da CEI Missionária Dorothy Stang mostra como otimizar as salas ajudam no desenvolvimento das crianças

Publicado em: 18/12/2020 16h44 | Atualizado em: 09/09/2022
Print da live feita pela plataforma Google For Education com a mediadora Paula Miranda, a entrevistada Priscilla Kelly de Jesus, e a interprete de Libras Lillian. Há também duas fotos de uma sala de aula branca com crianças brincando com um tambor, cinco crianças fazendo trenzinho e dançando. Além disso, também tem duas meninas com panelas de brinquedo num canto da primeira foto. Na segunda foto temos crianças sentadas desenhando, e outras girando uma bola

A otimização dos espaços pode dar mais liberdade para todas as crianças

Na IV Jornada Pedagógica da Educação Infantil, que ocorreu no dia 4 de dezembro, a DRE Itaquera esteve presente com a professora Priscila Kelly de Jesus, da CEI Dorothy Stang. Em 30 minutos de live ela abordou o tema “Reinvenção do espaço em movimento: a escuta das crianças e a práticas das professoras”. Assim, demonstrando como é importante remodelarem os espaços das salas de aula para que os alunos se sintam mais confortáveis dentro da escola. Sendo assim, realmente o espaço um terceiro educador.

O projeto nasceu de vez em 2019 com as professoras Priscila Kelly de Jesus, que participou da live, e Denise Beraldo Valente após serem atribuídas para o MG-II. A partir dali os desenhos do projeto começaram a sair, em seguida, a gestão da CEI aceitou e começou a construção do novo mobiliário.

Tiveram doações para essa nova de sala, mas tudo isso passou por um critério para ver o que seria aproveitado, desde a redução de materiais em excessos ao melhor aproveitamento dessas ferramentas. Representatividade cultural, facilidade das crianças e algo esteticamente agradável. Assim, os pontos desse local estavam claros. Um espaço otimizado, que promovesse autonomia e ampliasse a comunicação com as famílias de forma clara.

Em determinado dia, em 20 metros quadrados, 18 crianças se espalhavam entre descanso, brincadeiras e desenhos. Todas no mesmo local, mas em espaços diferentes, fazendo atividades distintas. Para isso acontecer, mesas e armários foram retirados e deram espaços à baús para guardar materiais, ao vão livre, além de um local para ter exposições. Dessa forma, o espaço para descanso aumentou, o para brincadeiras também, os brinquedos tinham seus lugares, assim como, os materiais de aula.

A saber, a CEI Missionária Dorothy Stang pertence a DRE Itaquera e fica na Rua Joaquim Antônio de Souza, 61, no bairro Cidade Líder.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

1 18 19 20 21 22 1.543