Notícias

A escola como espaço de luta na EMEBS Anne Sullivan

Projeto busca auxiliar os alunos no processo de sensibilização e reconhecimento de pertencimento étnico-racial

Publicado em: 25/04/2017 17h09 | Atualizado em: 30/11/2020

A Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan realizou nos primeiros meses de 2017 o projeto “Paulo Freire e a educação de jovens e adultos surdos: a escola como espaço de luta”. O objetivo do projeto é valorizar as representações positivas de identidades raciais, articulando esta discussão com a surdez.

Participaram do projeto as três turmas de Ensino Fundamental II do período noturno, que segundo a professora Viviane Marques Miranda, são as mais diversas da escola. “São compostas por jovens e adultas/os surdas/os, havendo também estudantes trabalhadoras/es, mães, pais; com baixo nível de alfabetismo, múltipla deficiência, histórico de aquisição lingüística tardia e evasão escolar”, conta.

Com base na obra do escritor Paulo Freire, a sensibilização inicial para a maioria das atividades realizadas apoiou-se no filme “Estrelas Além do Tempo” (2017), que viabilizou discussões sobre relações étnico-raciais e de gênero.

Com o objetivo de preparar os alunos para o exercício da cidadania, foram organizadas atividades como o debate das condições sociais e históricas das personagens do filme, leitura de matérias jornalísticas, o estudo das fronteiras dos países onde estava localizada a obra e até assuntos referentes ao dia-a-dia, como a construção do currículo e novas profissões.

As avaliações das atividades ocorreram por meio dos círculos de cultura mediados pela instrutora Maria Elisabeth Silva e pelos professores das disciplinas de artes, ciências, LIBRAS, matemática e português. A análise mostrou as baixas expectativas que os estudantes têm em relação a perspectivas profissionais e escolares. “Quisemos que nossos estudantes pudessem se perceber como estrelas que lutam para brilhar nesse árduo processo de conscientização”, explica Viviane.

O projeto ainda prevê a produção de um documentário relatando as histórias dos (as) estudantes sobre suas experiências no mundo do trabalho.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Escolas da DRE Capela do Socorro partilham experiências de robótica e educomunicação

Escolas da DRE Capela do Socorro partilham experiências de robótica e educomunicação

Publicado em: 16/11/2015 4h47 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Educomunicação Socioambiental promove cooperação entre escolas

Educomunicação Socioambiental promove cooperação entre escolas

Publicado em: 16/11/2015 3h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Sexto Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo

Sexto Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo

Publicado em: 16/11/2015 1h27 - em Alimentação Escolar

V Seminário Integração Serviço-Pesquisa: O Caso CREN-UNIFESP-IEA

V Seminário Integração Serviço-Pesquisa: O Caso CREN-UNIFESP-IEA

Publicado em: 16/11/2015 12h42 - em Alimentação Escolar

Seminário Regional do Programa “Na Mesma Mesa” na DRE Santo Amaro

Seminário Regional do Programa “Na Mesma Mesa” na DRE Santo Amaro

Publicado em: 16/11/2015 9h16 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 1.433 1.434 1.435 1.436 1.437 1.479