Notícias
A Arte como Prática Social
Alunos e professor da zona leste publicarão segundo volume de livro de poesias
Publicado em: 08/08/2017 15h46 | Atualizado em: 30/11/2020Com o sucesso do livro Entre versos controversos, publicação lançada na Bienal do livro de 2014 e que reúne as experiências do projeto e as produções dos alunos do ciclo autoral, os estudantes e o professor Daniel Carvalho de Almeida, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Aurélio Arrobas Martins, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, região leste da cidade, já estão produzindo o volume II do livro Entre versos controversos, que será publicado neste ano de 2015.
No primeiro semestre deste ano, professor e alunos fizeram um curta-metragem sobre o projeto “A arte como prática social”, que é a continuidade do projeto do ano passado e tema do próximo livro, explicando-o e mostrando a relação da arte com a intervenção social, a fim de contribuir com a concepção do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA).
Segundo Daniel, a intenção do vídeo é incentivar os demais professores a acreditarem no potencial dos alunos e, também, valorizar a arte produzida nas escolas públicas localizadas nas periferias de São Paulo. A meta do Professor Daniel Carvalho, com a publicação das duas obras literárias no gênero poema, é fundar uma Academia Estudantil de Letras na unidade educacional.
O projeto “A Arte como prática social” é voltado à escrita literária e a apresentações musicais, por meio de eventos como saraus, jornadas estudantis e ações nas redes sociais. “O objetivo é fazer com que o educando, valendo-se de suas produções artísticas, participe de forma mais efetiva da sociedade na qual está inserido, seja criando formas de expressão cultural ou intervindo socialmente, ou seja, que ele aprenda a usar de sua arte para apreensão e mudança de sua própria realidade”, ressalta Daniel Carvalho.
Ainda segundo Daniel, o projeto neste ano conta com a participação de ex-alunos, com a finalidade de orientar os mais novos no momento da escolha de um poema cujo teor tenha relação com o tema debatido em aula. “Geralmente, os autores escolhidos pelos alunos são Carlos Drummond, Brecht, Manoel Bandeira, Dostoiévski e Manoel de Barros”, conta o professor.
As aulas ocorrem no contraturno, às quartas-feiras, de forma livre, dialógica e informal.
Assista ao vídeo sobre o projeto clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Maio Amarelo: Escolas Municipais participam de ações para segurança no trânsito
Diretoria Regional de Educação Butantã
Espaço Aquático do CEU Paraisópolis é entregue revitalizado com investimento superior a R$ 14 milhões
Secretaria Municipal de Educação
Prefeituras de SP e Copenhague buscam solução que diminua a temperatura das salas de aula paulistanas
Secretaria Municipal de Educação
SME publica plano de reposição de conteúdo para estudantes da Rede Municipal
Academia Estudantil de Letras
SME promove curso para Gestão, Articulação e Acompanhamento do projeto AEL
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para cursos de empreendedorismo no CEU Jaçanã
Relacionadas

Tarancón no CEU Cidade Dutra
Publicado em: 09/05/2016 3h58 - em CEU e COCEU

DRE Freguesia/Brasilândia promove curso de Saúde, Proteção e Defesa Civil
Publicado em: 09/05/2016 3h14 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Unidades de Educação Infantil são inauguradas no Parque Chácara do Jockey
Publicado em: 09/05/2016 3h14 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Extensão “Física Quântica e Relatividade”
Publicado em: 09/05/2016 12h59 - em CEU e COCEU

Alunos da EJA participam de aulas de arte contemporânea no CEU São Mateus
Publicado em: 09/05/2016 11h56 - em CEU e COCEU