Notícias
300 garotas participam do Festival de Xadrez da Mulher nesta quinta (30)
Torneio contará com a presença da enxadrista Julia Alboredo, a número 1 no ranking em xadrez feminino no Brasil
Publicado em: 27/03/2023 18h33 | Atualizado em: 27/03/2023
Finalizando o mês dedicado às mulheres, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo vai reunir cerca de 300 mulheres para o Festival de Xadrez da Mulher – 2023. A ação ocorre nesta quinta-feira (30), às 10 horas, no Clube Ipê e contará com a presença da enxadrista Julia Alboredo, principal nome feminino do xadrez nacional.
Participam do festival garotas de 7 a 15 anos representando as 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade. O torneio será realizado em seis rodadas e as enxadristas disputam em categorias de acordo com a faixa etária.
Para Marcos Renato Cezar, responsável pelo Programa Jogos de Tabuleiro na SME, o festival é menos competitivo e mais celebrativo. “Queremos celebrar a participação das mulheres no xadrez e promover a interação entre as estudantes. Na ocasião também teremos a presença da enxadrista número 1 no ranking do Brasil e referência internacional, a Mestre FIDE de Xadrez, Julia Alboredo”.
O evento é organizado pela Divisão de Esporte, Corpo e Movimento da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e além das seis rodadas previstas, as meninas também participarão de momentos de descontração com a apresentação da DJ Sofia e um espaço para fotos temáticas.
Festival de Xadrez da Mulher – 2023
Data: 30 de março
Horário: 10 horas – abertura
Local: Ipê Clube – Rua Ipê, 103, Ibirapuera
Conquistas femininas
Duas estudantes enxadristas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo foram campeãs no Campeonato Paulista de Menores, promovido pela Federação Paulista de Xadrez (PFX). A estudante Vitória Tomaz Costa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), foi campeã paulista na categoria sub 10 e a Alice Campos Silva, do Clube de Xadrez do CEU Vila Rubi, foi campeã paulista sub 8. Esta foi a primeira vez que 60 estudantes de escolas municipais participaram de maneira oficial do torneio representando a Secretaria Municipal de Educação. O campeonato tem tradição em São Paulo e coloca em disputa crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares da cidade.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educateca: SME divulga acervo com matérias do Programa Boas Práticas Escolares da TV Cultura
Diretoria Regional de Educação Butantã
Revista Imprensa Jovem chega à 9ª edição com o tema mudanças climáticas
Diretoria Regional de Educação Butantã
SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as DREs
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental
Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)
Relacionadas

Educateca: SME divulga acervo com matérias do Programa Boas Práticas Escolares da TV Cultura
Publicado em: 24/07/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Revista Imprensa Jovem chega à 9ª edição com o tema mudanças climáticas
Publicado em: 24/07/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as DREs
Publicado em: 23/07/2025 11h52 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental
Publicado em: 23/07/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)
Publicado em: 23/07/2025 9h54 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba