Notícias

25ª Bienal do Livro traz cultura árabe para o Brasil

Matéria realizada pela equipe do Jornal Passa a Visão / Imprensa Jovem EMEF Cláudio Manoel da Costa

Publicado em: 05/09/2018 16h59 | Atualizado em: 30/11/2020

cultura_arabe_bienal_740_x_430.jpg
Foto: Professora Maria Gilvania

Matéria realizada pela equipe do Jornal Passa a Visão/ Imprensa Jovem (EMEF Cláudio Manoel da Costa). Alunos: Angelo Perandré – 8°C/ Ana Luiza Silva – 7°D/Stefany Ambruster – 8°C/ Mikhael Silva 9ºB/ Karen 9ºB/ Júlia Delbue 9ºB

Nessa edição, a Bienal do livro trouxe um belo exemplo de cultura de outro país para ampliar nosso conhecimento. A capital cultural do Emirados Árabes, Sharjah, ganhou seu próprio estande, e trouxe 40 livros escritos por autores árabes. Sharjah foi nomeada pela Unesco como a capital mundial do livro.

O objetivo do estande era apresentar a cultura, costumes, tradições, livros e autores árabes para o público da Bienal. O estande Sharjah trouxe até mesmo artesãs que confeccionaram sua arte ao vivo.

Fizemos uma entrevista com duas artesãs árabes que estavam no estandes. Elas disseram que gostaram muito da Bienal e de sua diversidade de livros e que também gostaram muito do Brasil, da nossa cultura e da comida, além de afirmarem que o povo brasileiro foi muito receptivo com elas.

cultura_arabe_bienal_2_740_x_430.jpg
Foto: Angelo Perandre

O estande teve sucesso de público e no dia 11 de agosto esteve sempre lotado. Foram vários espectadores brasileiros de diversas partes do país. Para alguns, a visita serviu para matar a saudade da cultura árabe, como foi o caso de Jonas Brazili, um participante da Bienal que visitou o estande. Jonas estava muito alegre e nos contou que o principal motivo de sua empolgação estava ligado ao fato de ter morado por três anos nos Emirados Árabes.

cultura_arabe_bienal_3_740_x_430.jpg
Foto: Professor Felipe Gomes

Entrevistamos Jonas e ele nos contou algumas histórias sobre o tempo em que viveu nos Emirados Árabes.

“Eu sou de Fortaleza, acabei de chegar do aeroporto e vim diretamente para o evento por dois motivos principais: amor e respeito pela cultura árabe. Morei nos Emirados Árabes Unidos por três anos, tenho uma grande história de vida lá e vários amigos árabes. Eu sou genuinamente brasileiro, mas sou apaixonado pela cultura árabe. Então, eu não poderia perder esse evento de maneira alguma”, disse Jonas. Inclusive, ele está escrevendo um livro contando sobre a sua experiência e sobre sua visão da cultura árabe.

“Estou escrevendo um livro sobre a minha experiência pessoal e profissional em Dubai. Vou contar como eu vejo a cultura árabe, o que é que representa o sheik e como eu vejo o islamismo. Sou apaixonado por livros, então queria deixar minha experiência de vida registrada. Nos Emirados têm muitos autores, muitos poetas, eles amam bastante a literatura, então eu queria absorver um pouquinho mais desse sentimento pra pegar inspiração e voltar a escrever meu livro”, contou Brazili

Foi uma ótima experiência ter conhecido um pouco mais da cultura árabe e, também, poder conhecer pessoas apaixonadas por essa cultura tão diferente da nossa.


Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
Ilustração com retrato de Marina Colasant

Marina Colasanti será homenageada pela Academia Estudantil de Letras

Publicado em: 12/08/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner de divulgação do V Seminário Agosto Indígena - 2022 - Indígenas na cidade, São Paulo Terra Indígena. Fotografia estilizada de crianças indígenas brincando em uma árvore. Ao fundo, imagem estilizada de pontos turísticos da cidade de São Paulo.

SME promove seminário ‘Agosto Indígena’ no Theatro Municipal de SP nesta segunda (15)

Publicado em: 11/08/2022 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro estudantes estão sentadas em suas carteiras, há um livro na frente deles. Uma menina aparece à frente da fotografia, os outros estão desfocados mais ao fundo.

Dia do Estudante: Veja sete curiosidades da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/08/2022 1h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.262