Notícias

2º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem: Ação promovendo a Reflexão

Estudantes e educadores compartilham ações desenvolvidas nas escolas com o uso de tecnologias para a aprendizagem

Publicado em: 30/11/2018 15h49 | Atualizado em: 30/11/2020

sem_tecnologias_740x430.jpg

Nos dias 27 e 28 de novembro, aconteceu no Palácio de Convenções do Anhembi o “2º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem: Ação promovendo a Reflexão”.

A ação formativa promovida pela equipe de Tecnologias para Aprendizagem do Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de Educação (SME) teve o objetivo de proporcionar vivências e experimentações aos estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino, potencializando o uso das tecnologias para aprendizagem de forma inovadora e ressignificando ações e conteúdos, práticas e espaços nas unidades escolares a partir do Currículo de Tecnologias para Aprendizagem.

Participaram do evento cerca de 2 mil pessoas entre Professores, Coordenadores Pedagógicos e visitantes, além de 1 mil estudantes de Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

A cerimônia de abertura do evento aconteceu no dia 27, no período da manhã, no auditório Elis Regina, e contou com a presença do Secretário Adjunto Municipal de Educação, Daniel de Bonis, do Diretor do Núcleo Técnico de Currículo (NTC), Wagner Palanch, e da representante da equipe de Tecnologias para Aprendizagem, Regina Gavassa.

Regina Gavassa deu boas-vindas ao público e comentou sobre a realização da 2ª Mostra e Seminário. Esse evento começou quando a gente buscou entender o que a rede era capaz de fazer em termos de uso da tecnologia. Fizemos um chamamento para compreender esse movimento, visando atender com ainda mais qualidade, nas formações, estudantes e educadores da Rede Municipal de Educação (RME)”, observou Regina.

Wagner Palanch ressaltou a participação dos estudantes no processo de construção do currículo. “O que está acontecendo hoje, aqui no Anhembi, é o currículo na prática. O compartilhamento e a colaboração são pilares do currículo, e isso a gente percebe claramente nessa mostra”, revelou Wagner.

O Secretário Adjunto, Daniel de Bonis, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pelos Professores Orientadores de Informática Educativa na RME. “Como agente administrador público, é um privilégio poder trabalhar numa rede como essa, podendo conhecer o trabalho que os POIEs desenvolvem nas escolas, um trabalho que é orgulho e exemplo para o Brasil. Queremos divulgar cada vez mais os trabalhos inovadores e interessantes que têm surgido dentro das escolas, e nós podemos ajudar oferecendo meios e instrumentos para que esses trabalhos ocorram da melhor forma possível”, ressalta Daniel.

Em seguida, os estudantes e educadores puderam assistir à palestra sobre o “Movimento Maker e a Educação, Narrativas Digitais, Games e Educação”, oferecida pelos Professores José Armando Valente, Elisabeth B. de Almeida e Thiago Eugênio.

Em outros locais, no período da manhã e da tarde, os Professores da RME realizaram oficinas sobre os temas:

VSDC para iniciantes (Editor de Vídeo) – Gabriela e Debora;

Scratch (linguagem de programação em blocos) – Cristiane e Juliano;

Robótica – José e Mauricio;

Narrativas Digitais com Sway – Cristina, Ricardo e Leandro;

Computação Desplugada – Paulo Ferrara.

Na parte da tarde aconteceram duas palestras: “Ética e Segurança na internet”, realizada pela representante do Nic.br, Keli Angelini, e “Movimento Maker”, com Nathan Tafla Rabinovitch.

No segundo dia, duas palestras aconteceram no período da manhã: “Iniciação Científica e Tecnológica Criativa”, com Valkiria Venâncio, e “Ética e Segurança na Internet”, com a representante do NIC.br, Keli Angelini.

Assim como no primeiro dia, foram oferecidas oficinas temáticas nos dois períodos para os educadores da RME:

VSDC para iniciantes (Editor de Vídeo) – Tereza e Marcela;

Scratch (linguagem de programação em blocos) – Sandro Gregolli e Ulisses;

Robótica – Maria Claudia e Barbara;

App Inventor – Rogério Leitão;

ODS – Maria Redher;

Tecnologia Assistiva – Deise/Paula

Protagonismo estudantil – Durante os dois dias, cerca de 600 estudantes e 120 Professores da rede participaram da JAM de Robótica, uma maratona que promoveu o uso de estruturas robóticas a partir de um desafio comum a todos, e o Hackaton, uma maratona de programação para estudantes do ensino médio. Os estudantes foram convidados para um desafio envolvendo o uso dos kits de robótica e a prototipação de uma solução inovadora para problemas reais.

A Mostra de Tecnologias com trabalhos realizados por estudantes e educadores ficou exposta durante todo o evento, de forma interativa, com banners, e o processo divulgado a partir de um registro, publicado na web, e disponibilizado por QR Code, podendo ser acessado durante a visita.

Os estudantes realizaram apresentações dos projetos e seus protótipos. Foram exibidos aproximadamente 120 projetos durante os dois dias de Mostra. Confira a apresentação realizada pelas estudantes do ensino fundamental, Camilly e Dayane, da EMEF Sebastião Nogueira, durante a Mostra, com um protótipo chamado “carrinho seguidor de linhas”.

Professores e estudantes puderam desfrutar de espaços organizados em diferentes locais do evento para trocarem experiências sobre as práticas.

Os estudantes educomunicadores da Imprensa Jovem estiveram presentes no evento realizando a cobertura jornalística. Para isso, contaram com uma sala com infraestrutura para a realização de entrevistas com estudantes, educadores, visitantes e palestrantes.

Na última palestra do 2º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem foram produzidas reflexões resultantes da ação. O debate foi conduzido por Luci Ferraz, Regina Gavassa e Tania Tadeu.

Notícias Mais Recentes

1 4 5 6 7 8 1.479