Notícias
2º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem: Ação promovendo a Reflexão
Estudantes e educadores compartilham ações desenvolvidas nas escolas com o uso de tecnologias para a aprendizagem
Publicado em: 30/11/2018 15h49 | Atualizado em: 30/11/2020
Nos dias 27 e 28 de novembro, aconteceu no Palácio de Convenções do Anhembi o “2º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem: Ação promovendo a Reflexão”.
A ação formativa promovida pela equipe de Tecnologias para Aprendizagem do Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de Educação (SME) teve o objetivo de proporcionar vivências e experimentações aos estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino, potencializando o uso das tecnologias para aprendizagem de forma inovadora e ressignificando ações e conteúdos, práticas e espaços nas unidades escolares a partir do Currículo de Tecnologias para Aprendizagem.
Participaram do evento cerca de 2 mil pessoas entre Professores, Coordenadores Pedagógicos e visitantes, além de 1 mil estudantes de Ensino Fundamental e de Ensino Médio.
A cerimônia de abertura do evento aconteceu no dia 27, no período da manhã, no auditório Elis Regina, e contou com a presença do Secretário Adjunto Municipal de Educação, Daniel de Bonis, do Diretor do Núcleo Técnico de Currículo (NTC), Wagner Palanch, e da representante da equipe de Tecnologias para Aprendizagem, Regina Gavassa.
Regina Gavassa deu boas-vindas ao público e comentou sobre a realização da 2ª Mostra e Seminário. “Esse evento começou quando a gente buscou entender o que a rede era capaz de fazer em termos de uso da tecnologia. Fizemos um chamamento para compreender esse movimento, visando atender com ainda mais qualidade, nas formações, estudantes e educadores da Rede Municipal de Educação (RME)”, observou Regina.
  Wagner Palanch ressaltou a participação dos estudantes no processo de construção do currículo. “O que está acontecendo hoje, aqui no Anhembi, é o currículo na prática. O compartilhamento e a colaboração são pilares do currículo, e isso a gente percebe claramente nessa mostra”, revelou Wagner. 
  O Secretário Adjunto, Daniel de Bonis, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pelos Professores Orientadores de Informática Educativa na RME. “Como agente administrador público, é um privilégio poder trabalhar numa rede como essa, podendo conhecer o trabalho que os POIEs desenvolvem nas escolas, um trabalho que é orgulho e exemplo para o Brasil. Queremos divulgar cada vez mais os trabalhos inovadores e interessantes que têm surgido dentro das escolas, e nós podemos ajudar oferecendo meios e instrumentos para que esses trabalhos ocorram da melhor forma possível”, ressalta Daniel.
  Em seguida, os estudantes e educadores puderam assistir à palestra sobre o “Movimento Maker e a Educação, Narrativas Digitais, Games e Educação”, oferecida pelos Professores José Armando Valente, Elisabeth B. de Almeida e Thiago Eugênio.
Em outros locais, no período da manhã e da tarde, os Professores da RME realizaram oficinas sobre os temas:
VSDC para iniciantes (Editor de Vídeo) – Gabriela e Debora;
Scratch (linguagem de programação em blocos) – Cristiane e Juliano;
Robótica – José e Mauricio;
Narrativas Digitais com Sway – Cristina, Ricardo e Leandro;
Computação Desplugada – Paulo Ferrara.
Na parte da tarde aconteceram duas palestras: “Ética e Segurança na internet”, realizada pela representante do Nic.br, Keli Angelini, e “Movimento Maker”, com Nathan Tafla Rabinovitch.
No segundo dia, duas palestras aconteceram no período da manhã: “Iniciação Científica e Tecnológica Criativa”, com Valkiria Venâncio, e “Ética e Segurança na Internet”, com a representante do NIC.br, Keli Angelini.
Assim como no primeiro dia, foram oferecidas oficinas temáticas nos dois períodos para os educadores da RME:
VSDC para iniciantes (Editor de Vídeo) – Tereza e Marcela;
Scratch (linguagem de programação em blocos) – Sandro Gregolli e Ulisses;
Robótica – Maria Claudia e Barbara;
App Inventor – Rogério Leitão;
ODS – Maria Redher;
Tecnologia Assistiva – Deise/Paula
Protagonismo estudantil – Durante os dois dias, cerca de 600 estudantes e 120 Professores da rede participaram da JAM de Robótica, uma maratona que promoveu o uso de estruturas robóticas a partir de um desafio comum a todos, e o Hackaton, uma maratona de programação para estudantes do ensino médio. Os estudantes foram convidados para um desafio envolvendo o uso dos kits de robótica e a prototipação de uma solução inovadora para problemas reais.
A Mostra de Tecnologias com trabalhos realizados por estudantes e educadores ficou exposta durante todo o evento, de forma interativa, com banners, e o processo divulgado a partir de um registro, publicado na web, e disponibilizado por QR Code, podendo ser acessado durante a visita.
Os estudantes realizaram apresentações dos projetos e seus protótipos. Foram exibidos aproximadamente 120 projetos durante os dois dias de Mostra. Confira a apresentação realizada pelas estudantes do ensino fundamental, Camilly e Dayane, da EMEF Sebastião Nogueira, durante a Mostra, com um protótipo chamado “carrinho seguidor de linhas”.
Professores e estudantes puderam desfrutar de espaços organizados em diferentes locais do evento para trocarem experiências sobre as práticas.
Os estudantes educomunicadores da Imprensa Jovem estiveram presentes no evento realizando a cobertura jornalística. Para isso, contaram com uma sala com infraestrutura para a realização de entrevistas com estudantes, educadores, visitantes e palestrantes.
Na última palestra do 2º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem foram produzidas reflexões resultantes da ação. O debate foi conduzido por Luci Ferraz, Regina Gavassa e Tania Tadeu.
Notícias Mais Recentes
Bom de Prova
Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10
CEU e COCEU
Coletivo de Dança Calcâneos estreia espetáculo que trata corpo, território e memória com sessões nos CEUs
Bom de Prova
EMEF Celso Leite Ribeiro Filho intensifica preparação dos estudantes para o Saeb 2025
Relacionadas
 
			
			Pesquisa de Demanda para 2015 – UAB
Publicado em: 04/11/2014 3h59 - em Secretaria Municipal de Educação
 
			
			Aula inaugural dos cursos da UFF/UAB
Publicado em: 29/10/2014 1h24 - em CEU e COCEU
 
			
			Aperfeiçoamentos em Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 27/10/2014 11h34 - em CEU e COCEU
 
			
			Aula inaugural das especializações oferecidas pela UFF/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação
 
			
			Convocação de candidatos para tutoria presencial – IFTM/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação
 
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                            