Núcleo de Educação para as Relações Étnico – Raciais – NEER

Ações realizadas pelo NEER – Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais/NTC – Núcleo Técnico do Currículo durante a pandemia acerca das populações indígenas que vivem na cidade de São Paulo:

2021:

Grupo de estudos “A lei 1.645/08 e a educação infantil”
Reuniões quinzenas para discutir bibliografias acerca do tema e refletir sobre práticas sobre a história e cultura das populações indígenas na educação infantil.
Participantes: Eva Santos/NTC – NEER; Luciana Simões /DIEI; Fátima Bonifácio/DIEI e professoras da RMSP pertencentes às 13 DRE.

Grupo de Estudos “Parceiros da lei 11.645/08”
Reuniões quinzenas com o intuito de discutir bibliografias acerca do tema e abordagens que viabilizam os processos de continuidade de implementação da lei nas práticas pedagógicas no Ensino Fundamental II, Médio e EJA.
Participantes: Eva Santos/NTC-NEER e professores da RMSP.

Live: Resignificando o 19 de abril: a literatura e a lei 11.645/08
Realização: 19 de abril, das 14h às 15h30

Curso de formação para profissionais da RME-SP: Das intenções às ações: reflexões e práticas para a produção de materiais antirracistas e antixenofóbicos
Realização: 04/05 a 26/05/2021
Carga horária: 50 horas, sendo 35h assíncronas e 15 síncronas.
Público-alvo: Assistente Técnico De Educação I, Serviço Técnico Administrativo, Serviço Técnico Educacional, Diretor de Divisão, Assessor Técnico em Exercício nas Divisões e Núcleos da COPED.

Curso: História das populações indígenas na escola: saberes e protagonismos indígenas como contribuições para a formação docente.
Realização:
Turma 1: 28/06 a 08/17/2021, das 19h às 21h30;
Turma 2:  23/08 a 01/09/2021, das 9 às 11h30;
Turma 3: 13/09 a 22/09/2021, das 19h às 21h30.
Carga horária: 20 horas, sendo 7h30 síncronas e 12h30 assíncronas.
Público- alvo: Agente Escolar; Aux. Técnico de Educação; Coord. Pedagógico; Diretor de Escola; Prof. de Ed. Inf.; Prof. E.F. II E Médio; Prof. Ed. Inf. E Ens. Fund. I.

Revista Ocupação Maí
A Revista Ocupação é um periódico científico quadrimestral com acesso livre e irrestrito por meio digital. A designação Maí está relacionada ao povo originário da região do norte do Abomé, atual República do Benin. A revista tem por objetivo compartilhar práticas e pesquisas de profissionais da educação, da SME/SP, relacionadas às temáticas afro-brasileira, indígena e das populações migrantes e suas Interseccionalidades, por meio da publicação de artigos científicos e relatos de prática pedagógica.
Público-alvo: profissionais da RME-SP.
Objetivo: compartilhar práticas e reflexões acerca de ações que visam a valorização das populações indígenas, afro-brasileiras e migrantes e o combate ao racismo.

Lives do mês Agosto indígena:
Todas as lives foram transmitidas e estão disponíveis no Canal do NTC COPED

Abertura: “O Agosto indígena e a necessidade de ações em prol da lei 11.645/2008”
Realização: 23/08/2021, das 12h30 às 13h30.
Público-alvo: profissionais da RME-SP.
Convidados: Márcia Augusto Martim, professora da EEI Djekupé Amba Arandu, pertencente ao povo Guarani Mbya; Emerson de Oliveira, assessor do NEER para o trabalho com a lei 11.645/2008, pertencente ao povo Guarani Nhandewa, habitante da cidade de São Paulo. Mediação: Eva Santos – NEER/NTC.

“Narrativas literárias na juventude: das ideias à escrita”
Realização: 26/08/2021, das 12h30 às 14h30.
Público-alvo: profissionais da RME-SP.
Convidados  Niara Terena, escritora indígena da etnia Terena; Auritha Tabajara, escritora indígena da etnia Tabajara. Yaguaré Yamã, escritor indígena do povo Maraguá. Tiago Nhandewa, escritor indígena do povo Guarani. Mediação: Juliana Mutafi – SAEL/NTC.

“Comunidades Indígenas, Educação Ambiental e Unidades de Conservação”
Realização: 30/08/2021, das 12h30 às 13h30.
Público-alvo: profissionais da RME-SP.
Convidados: Timóteo Popygua, liderança do povo Guarani – aldeia em Eldorado/SP, defensor das causas, coordenador regional da Comissão Yvyrupa e Carmen Lúcia Gattás, doutora em Ciências da Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – PPGCOM/USP. Mediação: Karla Queiroz – SAEL-NTC.

“Histórias, Culturas Indígenas e a Cidade de São Paulo”
Realização: 01/09/2021, das 12h30 às 13h30.
Público-alvo: profissionais da RME-SP.
Convidados: Casé Angatu (Carlos José Ferreira), pertencente ao povo Xucuru/ UESC e Antonia Terra/ Depto. História USP– ambos são professores e pesquisadores de ensino e história indígena. Mediação: Eva Santos – NEER-NTC.

 Participação no Projeto Ouvir e acolher para respeitar: um olhar cuidadoso em saúde
O Projeto “Ouvir e acolher para respeitar: um olhar cuidadoso em saúde”, tem como objetivo a articulação intersecretarial/intersetorial visando promover a escuta e mapeamento das principais vulnerabilidades dos estudantes atendidos nos  três CECI – Centro de Educação e Cultura Indígena  e os  migrantes atendidos na RME e a partir daí, inseri-los na rede de cuidado e proteção em seus territórios.
Foram realizadas visitas técnicas aos três CECIs a fim de averiguar as condições das unidades educacionais e de trabalho dos monitores indígenas e demais envolvidos. Após escuta das demandas estão sendo realizadas algumas ações para atender as solicitações em relação a merenda, formação das equipes e demais solicitações das comunidades.
Responsável pela articulação do projeto: Márcia Helena Matsushita, COCEU- DIGP.

Curso de formação para profissionais da RME-SP: As populações indígenas em São Paulo
Realização: 18/10 a 04/11/2021
Carga horária: 25 horas, sendo 10h síncronas e 15h assíncronas.
Público-alvo: Agente Escolar; Aux. Técnico de Educação; Coord. Pedagógico; Diretor de Escola; Prof. de Ed. Inf.; Prof. E.F. II E Médio; Prof. Ed. Inf. E Ens. Fund. I.

Curso de formação para profissionais da RME-SP: Para além do 19 de abril: estratégias para o ensino da história indígena na educação básica
Realização: 03/11 a 08/12/2021
Carga horária: 20 horas, sendo 6h síncronas e 14h assíncronas.
Público-alvo: Prof. E.F. II E Médio.