Memórias do esporte

Desenho com duas colméias cor laranja e duas cor azul e os dizerem Projeto Memórias do Esporte na Rede

Memórias do Esporte na Rede Municipal de Ensino (RME) tem a finalidade de recuperar, registrar e preservar a história do esporte no âmbito das unidades educacionais da cidade de São Paulo RME.

A Secretaria Municipal de Educação – SME implementa, promove e acompanha o esporte em suas diferentes manifestações ao longo da sua história como um dos principais elementos de desenvolvimento educacional e também responsável pela iniciação esportiva dos estudantes na cidade.

Tão importante quanto fazer a pesquisa e encontrar os elementos que unem o presente ao passado é realizar o registro do processo dessa construção e de seus desdobramentos.

A realização do projeto reconhece a importância do registro das experiências vividas por professores, estudantes e equipe de profissionais envolvida com a realização dos primeiros jogos escolares e mais recentemente com as Olimpíadas Estudantis e InterCEUs.

O programa é composto por 3 fases:

  1. Sensibilização para a metodologia e sistematização dos registros, que contará com calendário disponibilizado para que as Diretorias Regionais de Educação (DRE) façam seus agendamentos, de acordo com o quadro
  2. Pesquisa de Campo, com reuniões com as equipes das DRES (professores Analistas e funcionários indicados), acompanhando e auxiliando o desenvolvimento do trabalho de pesquisa “in loco”, de construção da memória pela pesquisa e resgate de documentos e narrativas;
  3. Escrita e preparação de documentos que registrem o processo desenvolvido e seus resultados, garantindo a preservação dessa memória que será registrada em formato de livro, pela escrita dos seus principais atores.

Sua realização é da Divisão de Esportes, Corpo e Movimento da Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral – COCEU.

Leia a instrução normativa 33 que institui o Programa Memórias do Esporte na Rede Municipal de Ensino

Saiba mais sobre o COCEU.