Gestão Documental

Captura De Tela 2025 02 12 135536Na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), a Gestão Documental é uma prática fundamental para assegurar a organização, preservação e acesso eficiente aos documentos produzidos e recebidos pela Rede Municipal de Ensino (RME).

A Gestão Documental é um dever dos órgãos da Administração Pública e serve como um importante instrumento de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico. Entre seus principais benefícios, destacam-se: a simplificação e racionalização dos procedimentos de gestão de documentos, a garantia de acesso às informações e documentos públicos, a agilidade no processo de tomada de decisões, o aumento da qualidade e produtividade no serviço público, a preservação do patrimônio documental e a promoção da transparência das ações administrativas.

A Gestão Documental contribui para a eficiência no atendimento à população, e fortalece a transparência. Além disso, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na continuidade das políticas públicas de educação, ao assegurar a preservação e o acesso à memória institucional, garantindo assim a sustentabilidade e a consolidação das iniciativas governamentais ao longo do tempo.

Dentro da governança arquivística da Prefeitura, a SME é um órgão setorial que compõe o Sistema de Arquivos do Município de São Paulo, o SAMSP, cujo órgão central é o Arquivo Público Municipal Jornalista Paulo Roberto Dutra, ARQUIP, da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES). A composição da Equipe de Gestão Documental (EDOC) está definida pela Portaria SME Nº 7.216 de 2 de Agosto de 2024.