Educomunicação Projetos
Projetos de Educomunicação
Educomunicação é o conjunto de ações destinadas a criar e a desenvolver ecossistemas comunicativos abertos e criativos em espaços culturais, midiáticos e educativos formais, não formais e informais, mediados pelas linguagens e processos da comunicação e/ou das artes, bem como pelas tecnologias da informação e comunicação, garantindo as condições para a aprendizagem e o exercício da liberdade de expressão.
O Núcleo de Educomunicação coordena ações formativas que visam apoiar, desenvolver e subsidiar o currículo por meio das linguagens de comunicação e promover o desenvolvimento de projetos de Educomunicação.
O que pode ser desenvolvido nos Projetos de Educomunicação
- Agências de Notícias para gestão da comunicação nas escolas;
- Produções dos estudantes pelos canais de comunicação do Núcleo (site, blogs, redes sociais, eventos regionais etc.);
- Pesquisa e integração de tecnologias digitais aos processos de formação e desenvolvimento de projetos e ações pedagógicas;
- Organização e participação em eventos sobre a temática na Cidade de São Paulo.
Linguagens abordadas em Projetos de Educomunicação
- Impressa (boletim informativo, jornal impresso, jornal mural, jornal comunitário, revista, fanzine, história em quadrinhos e fotografia);
- Radiofônica e televisiva (rádio escolar, webrádio e TV escolar);
- Audiovisual (cinema, vídeo, cineclube e Stopmotion);
- Digital (blog, podcast e redes sociais), além de outras formas de comunicação que acompanhem a evolução tecnológica.
Para o desenvolvimento dos projetos e atividades pedagógicas, as unidades educacionais podem fazer uso de tecnologias digitais, softwares livres e recursos educacionais abertos. A elaboração e veiculação das produções são articuladas ao currículo a partir do universo cultural e social dos estudantes.
Quais são os públicos atendidos em Projetos de Educomunicação?
Com todos os educadores da Rede: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, CECIs (Centros de Educação e Cultura Indígena), CIEJA (Centros de Integração e Educação de Jovens e Adultos), EMEBS (Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos)
Legislação
Lei n°13.941/04 – Programa Educom “Educomunicação Pelas Ondas do Rádio” (Link para um novo sítio)
Portaria no 5.792/09 – Programa Nas Ondas do Rádio (Link para um novo sítio)
Portaria no 7.849/2016 – Art.25 – Atribuições do Núcleo de Educomunicação (Link para um novo sítio)
Portaria no 7.991/2016 – Programa Imprensa Jovem (Link para um novo sítio)
Criado em 2005, o Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido por mais de 150 escolas com apoio do Núcleo de Educomunicação. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. No processo de produção, os alunos e ou alunas repórteres criam pautas de interesse, realizam pesquisa e editam os conteúdos. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, suas habilidades críticas e criativas.
As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do aluno-repórter numa proposta de comunicação livre e democrática.
As equipes contam com a assessoria do Núcleo e podem participar de cursos de formação à distância, além de realizarem dezenas de coberturas educomunicativas pela Cidade de São Paulo, estando presentes nos principais eventos e iniciativas locais.
Acesse o site do Imprensa Jovem
Número de projetos de educomunicação conforme dados do EOL (Escola On line – SMESP)
2011 – 019 – 2012 – 516 – 2013 – 293 – 2014 – 422 – 2015 – 309 – 2016 – 589
2017 – 794 – 2018 – 273 – 2019 – 417 – 2020 – 185 – 2021 – 128 – 2022 – 285
Apresentamos os recursos que podem fazer parte dos projetos de Educomunicação na sua escola. As iniciativas educomunicativas adotam todos os recursos disponíveis nas Salas Digitais e Laboratório de Educação Digital no desenvolvimento de projetos. O investimento pode ser viabilizado por meio do Programa de Transferencia de Recursos Financeiros (PTRF) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Incluimos aqui serviços e acessos a orientações para desenvolver projetos.
1. Equipamentos e acessórios que podem ser utilizados nos projetos de Educomunicação
Microfones (Modelos)
Convencional SM58
Lapela
Boom
Headphone
Mesa de som (Modelo)
6 canais STEREO
Caixas acústicas (Modelo)
Caixa ativa 150 watt amplificada com entrada de USB equalização sonora , alto falante e tweeter, saída para conexão de caixa passiva e encaixe para tripé ou suporte para parede
Caixa passiva 150 watts , alto falante e tweeter, saída para conexão de caixa passiva e encaixe para tripé ou suporte para parede
Conjunto caixas acústica para estúdio 25 watts ativa e passiva
Câmeras fotográficas (Modelo)
Powershot
GO PRO
DSLR (preferencialmente com entrada de microfone)
Filmadora (Modelo)
Handycan
DSLR
Gravador digital
Tripé de caixa acústica
Suporte de caixa acústica
Pedestal de mesa para microfone
Tripé de câmera
Iluminação (Modelo)
LED
Ring Light
Cabos e conexões (Modelo)
P10 X RCA (Duplo 2 ou 5 metros)
Y Duplo RCA x P2 stereo ( 2 metros)
P2 x P2 stereo
Duplo RCA (2 metros)
Cabo Speakon ( 5 metros )
Cabo Y P3
Monitores LCD
Data show
Tela de projeção (Modelo)
Simples
Translúcida
Cartão de memória
Carregador de pilhas
Pilhas pequenas recarregáveis
2. Acessórios e serviços
Camisetas Imprensa Jovem clique aqui
Colete Imprensa Jovem
Serviço de impressão para boletins e jornais escolares
Serviço de instalação de equipamentos (valor médio de 20% do valor dos equipamentos adquiridos para sonorização do pátio para Rádio ou Sistema de Som)
3. Orientação sobre construção de projeto Clique aqui
4. Autorização de uso de imagem Clique aqui
5. Manual de projetos da Rede Municipal de Ensino Clique aqui
Dúvidas e sugestões entre em contato com Fale Conosco Clique aqui
FAQ - Perguntas frequentes
O Núcleo de Educomunicação apoia projetos nas modalidades Rádio Escolar, Jornal Mural e Impresso, Fanzine, Agência de Notícias, Imprensa Jovem, Cinema e Vídeo, Fotografia, Blog e História em Quadrinhos (HQ).
Imprensa Jovem
Um projeto desenvolvido por mais de 150 escolas com apoio do Núcleo de Educomunicação. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. No processo de produção, os alunos e ou alunas repórteres criam pautas de interesse, realizam pesquisa e editam os conteúdos. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, suas habilidades críticas e criativas.
Rádio escola
Proposta prevê o desenvolvimento de radioescolas no pátio durante o intervalo escolar, podcast, radionovela entre outras modalidades que contempla a linguagem radiofônica.
Cinema e cineclube
Proposta prevê a criação de cineclubes com difusão de conteúdos cinematográficos para todas faixas etárias da educação básica, visando promover a leitura e reflexão crítica. O projeto possibilita a ampliação de repertório sobre Cinema Brasileiro, Cinema Negro, Socioambiental, Educação em Direitos Humanos, Infância e Audiovisual.
Produção Audiovisual
Proposta prevê o desenvolvimento da produção de curtas metragem, filme formato Minuto, micro série, filme 1 plano, animação em Stop motion e outros formatos, criação de roteiros, TV Educativa, realização de festivais estudantis de cinema. Possibilita o aprimoramento das competências com as tecnologias digitais e promove a criatividade.
Jornal Escolar
Proposta prevê o desenvolvimento de jornais comunitários impressos online, boletins, tabloides e leitura de periódicos impressos ou online. Além de potencializar a competência leitora o projeto promove desenvolvimento da escrita, da competência para um leitor crítico da mídia.
Jornal Mural
Proposta prevê a criação de canal de comunicação visual na escola. Os conteúdos poderão ser desenvolvidos em formato mural alocados no pátio escolar, corredores, entrada da escola, sala de aula. Em formato digital podem ser desenvolvidos em tela LCD (ex. TV ônibus, Metrô). O projeto contribui para comunicação da escola com sua comunidade.
Revista Escolar
Proposta prevê a criação de revista impressa ou digital com conteúdos desenvolvidos a partir de reportagens, conteúdos educacionais, de interesse dos estudantes. Integram a revista textos jornalísticos, crônicas, entrevistas, poesia, divulgações, história em quadrinhos. O projeto potencializa a colaboração e desenvolvimento da expressão criativa alinhada à produção de mídia dos estudantes para o estudante.
História em Quadrinhos
Proposta prevê a criação e leitura de histórias em quadrinhos, mangás, tiras, fotonovela em formato impresso ou digital. O propósito do projeto e potencializar a criatividade, interculturalidade, a interdisciplinaridade, a leitura crítica da mídia e as competências leitora e escritora.
Fanzine
Proposta prevê a criação de revistas ou boletins autorais no formato impresso. É um projeto que potencializa o trabalho coletivo com propósito de tratar de assuntos alinhados aos interesses do mundo dos estudantes, a criatividade. A ideia é proporcionar uma publicação produzida totalmente de forma artesanal, com textos, desenhos, colagens.
Leitura crítica da Mídia – Desinformação e Fakenews
Proposta prevê a criação de projetos para checagem de notícias falsas (Fact – Checking) integradas as agências de Notícias Imprensa Jovem. O projeto prevê o desenvolvimento da competência para leitura crítica, pesquisa de conteúdo em diversos suportes e linguagens e a alfabetização midiática informacional.
Fotografia
Proposta prevê a criação de projetos de produção de imagens. A ideia é realizar a educação fotográfica, possibilitando além da produção de imagem para diversos propósitos comunicativos formar para leitor critico de imagem.
Blog e Mídias Sociais
A proposta prevê a criação de conteúdos para blogs e redes sociais, com ênfase em peças imagéticas, como cards, infográficos e memes, além de postagens verbais, a partir de conhecimentos de webwriting. O projeto incentiva a apropriação crítica e criativa de recursos digitais para a autoexpressão e mobilização da comunidade escolar, a partir das mídias, para temas sociais relevantes.
Arte e videoperformance
Proposta prevê a expressão cultural e artística do estudante por meio do audiovisual. O projeto une teatro, fotografia, música, audiovisual a Arte e sua história. As produções desenvolvidas pelos participantes expressa seus sentimentos, sua empatia e visão de mundo.
(*) Todos os projetos dispõem de formações
Os projetos de Educomunicação são acompanhados e assessorados pelos responsáveis de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) vinculado a Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE).
Podem desenvolver projetos os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio. Seja no âmbito da ampliação da jornada escolar, na educação integral clique aqui para (clique aqui para acessar a legislação), como também nas atividades em sala de aula. Participam também os estudantes das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino e ex-alunos podem atuar como voluntários. Neste caso é necessário formalizar o voluntariado a critério da unidade escolar. Mais informações (clique aqui)
É possível a realização de mais de um projeto, desde que haja um professor para cada grupo de alunos a ser atendido para cada projeto. Projetos similares também podem ser desenvolvidos desde que haja recursos e disponibilidade de espaço e horário para o atendimento de cada turma pelo professor.
Ao desenvolver o projeto com 144 (cento e quarenta e quatro) horas ao longo do ano, com no mínimo 8 meses, terá direito à 2 ponto para evolução funcional. Já 72 (setenta e duas) horas e com no mínimo 4 meses terá direito a 1 ponto.As informações estão contidas no Decreto 50.069 que Regulamenta a Evolução Funcional dos integrantes da carreira do Magistério Municipal, do Quadro dos Profissionais da Educação. Mais informações o decreto (clique aqui)
O Gerador de Projetos de Educomunicação é uma ferramenta que possibilita a produção do documento. Ao final do preenchimento o autor recebe uma cópia do projeto pronto para submeter a aprovação da escola ou adaptar as necessidades da escola. Para acessar clique aqui
Sim. De acordo com a portaria do Imprensa Jovem é possível ao final do projeto certificar os estudantes. Segue orientação da portaria do Programa Imprensa Jovem (clique aqui)
Art. 7º Caberá:
I – Ao Diretor de Escola da Unidade Educacional:
a) assegurar investimentos em recursos humanos, infraestrutura, logística e autorização para uso de recursos tecnológicos da unidade para o desenvolvimento do projeto, com adesão de programas, dotação de verbas, e, se for o caso, parceria a partir da celebração de Termo de Cooperação;
b) encaminhar o projeto ao Conselho de Escola para apreciação e aprovação por seus membros e enviá-lo para análise e homologação do Supervisor Escolar;
c) acompanhar, validar as ações do projeto em conjunto com o Coordenador Pedagógico, o Professor envolvido e os educandos participantes, considerando sua importância como instrumento pedagógico e ação curricular;
d) solicitar a inclusão, no campo observações do Histórico Escolar, de nota sobre a participação do educando em projeto de Educomunicação Programa Imprensa Jovem -, incluindo o nº horas de atuação no ano ou período.