Educação de Jovens e Adultos – EJA

Educação De Jovens E Adultos Fotografia De Pessoas Idosas Em Uma Sala De Aula

Diante da enorme diversidade de estudantes da Educação de Jovens e Adultos na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) entende que diversas, também, devem ser as formas de atendimento à esses estudantes da Rede Municipal de Educação. Para contemplar essa diversidade, a Secretaria Municipal de Educação oferece 5 formas de atendimento: EJA Regular; EJA Modular; CIEJA; CMCT e MOVA-SP.

CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos é uma Unidade Educacional que atende jovens e adultos em três períodos (manhã, tarde e noite) em até seis turnos diários, articulando em seu projeto politico pedagógico o Ensino Fundamental e a Qualificação Profissional Inicial.

Os cursos têm duração de quatro anos e são estruturados em quatro Módulos: Módulo I (Alfabetização), Módulo II (Básica), Módulo III (Complementar) e Módulo IV (Final). Cada módulo tem duração de 1 ano (200 dias letivos) e as aulas são desenvolvidas em encontros diários de 2 horas e 15 minutos (3 horas/aula).

A qualificação profissional inicial está organizada em Itinerários Formativos, definidos a partir das necessidades da comunidade e características locais, desenvolvidos de forma articulada e integrada ao Ensino Fundamental.

A matrícula dos jovens e adultos nesta forma de atendimento pode ser feita nas Unidades Educacionais dos CIEJAs (saiba mais na Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP 156 – ir para Fazer inscrição na Educação de Jovens e Adultos).

 

Endereços e telefones das Unidades dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs: 

CIEJA ALUNA JÉSSICA NUNES HERCULANO

Rua Antônio Mariani, 425 – Jardim Adhemar de Barros, São Paulo – SP.
Telefones: 3722-0656 / 3722-0617

 

CIEJA CAMPO LIMPO

Cabo Estácio da Conceição, 176 – Parque Maria Helena, São Paulo – SP.
Telefones: 5816-3701 / 5816-2907

 

CIEJA LÉLIA GONZALEZ

Praça do Trabalhador, S/N – Parque Maria Fernandes, São Paulo – SP.
Telefones: 5938-7059 / 5938-7334

 

CIEJA ROSE MARY FRASSON

Rua Jitaúna, 30 – Jardim Maracanã, São Paulo – SP.
Telefones: 3859-0011 / 3859-0977

 

CIEJA PROF. ROSA KAZUE INAKAKE DE SOUZA

Dr. Meira Pena, 33 – Vila Lourdes, São Paulo – SP.
Telefones: 2551-9338 / 2557-1831

 

CIEJA CLÓVIS CAITANO MIQUELAZZO

François Bunel, 250 – Parque Bristol, São Paulo – SP.
Telefones: 2334-2300 / 2334-2400

 

CIEJA PAULO EMÍLIO VANZOLINI

Cesário Ramalho, 111 – Cambuci, São Paulo – SP.
Telefones: 3208-7820 / 3339-4213

 

CIEJA ITAQUERA

Av. Itaquera, 221 – Cidade Líder, São Paulo – SP.
Telefones: 2741-9801 / 2746-4683

 

CIEJA SANTANA-TUCURUVI

Cel. João da Silva Feijó, 34 – Parque Mandaqui, São Paulo – SP.
Telefones: 2233-2170 / 2233-2343

 

CIEJA VILA MARIA-VILA GUILHERME

Francisco Franco Machado, 68 – Vila Sabrina, São Paulo – SP.
Telefones: 2201-6502 / 2951-0216

 

CIEJA ERMELINO MATARAZZO

Av. Paranaguá, 1954 – Ermelino Matarazzo, São Paulo – SP.
Telefones: 2546-1603 / 2547-7188

 

CIEJA PERUS I

Francisco José de Barros, 160 – Vila Inácio, São Paulo – SP.
Telefone: 3917-7953

 

CIEJA PROF. FRANCISCO HERNANI ALVERNE FACUNDO LEITE

Francisco Ramos, R. ,132 – Jardim Consórcio, São Paulo – SP.
Telefones: 5632-0391 / 5631-5703

 

CIEJA PROF. MARLÚCIA GONÇALVES DE ABREU

Av. Mateo Bei, 1651 – Cidade São Mateus, São Paulo – SP
Telefones: 2017-3283 /2017-1272

 

CIEJA ROLANDO BOLDRIN

Srg. Luís Rodrigues Filho, 40 – Conj. Hab. Mal. Mascarenhas de Morais, São Paulo – SP.
Telefones: 2919-2069 / 2919-2056

 

CIEJA IGUATEMI I

Av. Ragueb Chohfi, 3747 – Jardim Três Marias, São Paulo – SP.
Telefones: 2059-8858 / 2059-8918

 

Imagem de sala de aula do CIEJA

O Projeto EJA Modular leva em consideração o público potencial da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, e teve início com a constituição de um grupo de estudos composto pela Secretaria Municipal de Educação e o encaminhamento para aprovação do Conselho Municipal de Educação, sendo regulamentado pelo Parecer CME nº 234/12 em fevereiro de 2012, momento em que a maioria das unidades educacionais que hoje oferecem esta forma de atendimento aderiram ao Projeto; algumas adesões, no entanto, ocorreram posteriormente, de acordo com a demanda dos territórios.

Em 2022, o Projeto EJA Modular foi repensado por um Grupo de Trabalho composto por professores, gestores, supervisores e formadores das Diretorias Regionais de Educação e da Secretaria Municipal de Educação. O novo Projeto EJA Modular foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e regulamentado pela Instrução Normativa SME Nº 01 de 1 de fevereiro de 2023.

A EJA Modular atende ao seu público nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, em 5 horas-aulas diárias, no período noturno, das 19h às 23h. As aulas estão organizadas em:

3 horas-aulas (2 horas e 15 minutos) de forma presencial obrigatória;

1 hora-aula (45 minutos) de forma flexível, podendo ser realizada em sala de aula ou em atividades não presenciais;

1 hora-aula (45 minutos) de forma opcional ao estudante que queria participar de projetos de Enriquecimento Curricular.

A proposta pedagógica da EJA Modular visa a atender o público da EJA de uma forma diferenciada – as 3ª e 4ª etapas são organizadas em módulos (componentes curriculares), sendo eles: Língua Portuguesa, com 50 dias letivos; História, com 25 dias letivos; Geografia, com 25 dias letivos; Língua Inglesa, com 25 dias letivos; Arte, com 25 dias letivos; Matemática, com 25 dias letivos e Ciências Naturais, com 25 dias letivos. Além das aulas regulares, a EJA Modular oferta aulas de Educação Física, Educação Digital e Leitura, em forma de dupla regência, no próprio período noturno. 

Os módulos não são cursados em uma ordem específica pois, na medida em que o(a) estudante for promovido(a) num determinado módulo, ele/ela passa a cursar outro. Essa flexibilidade permite que os(as) estudantes possam ir concluindo os módulos de acordo com as suas possibilidades, não “perdendo” o módulo no qual foi promovido, mesmo que precise se ausentar por um período da escola. 

A organização em módulos permite um maior vínculo entre os(as) colegas de turma e professores(as), uma vez que ficam juntos por 25 dias (no caso de Língua Portuguesa, 50 dias). Esta organização favorece maior integração entre todos(as), sendo uma ótima oportunidade de acolhimento para jovens e adultos(as) que estão retomando seus estudos. Percebe-se, por exemplo, que os casos de indisciplina e conflitos intergeracionais não são uma característica desta forma de atendimento.

O Projeto EJA Modular é, portanto, um curso com flexibilidade curricular e de tempo. 

A matrícula dos jovens e adultos nesta forma de atendimento pode ser feita nas Unidades Educacionais que desenvolvem este projeto (saiba mais na Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP 156 – ir para Fazer inscrição na Educação de Jovens e Adultos).

Imagem com dois adultos escrevendo

Educação de Jovens e Adultos – Regular é oferecida nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos EMEBs. Tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso à educação e de conclusão do Ensino Fundamental.

O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos.

Os jovens e adultos que desejarem se matricular ou que quiserem indicar pessoas aos cursos devem procurar as Escolas Municipais mais próximas de seu interesse, fazer cadastro e efetivar matrícula (saiba mais na Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP 156 – ir para Fazer inscrição na Educação de Jovens e Adultos).

Adultos sentados em mesa circular com material escolar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CMCT – Centro Municipal de Capacitação e Treinamento oferece a jovens e adultos interessados em qualificar-se profissionalmente cursos de formação profissional inicial de curta duração nas áreas de: panificação, confeitaria, elétrica residencial, mecânica de autos, informática, corte e costura e auxiliar administrativo.

A cidade de São Paulo possui dois CMCTs:

– Unidade I – São Miguel Paulista/ DRE São Miguel Paulista – Telefone: 2297-2844

– Unidade II – Itaim Paulista – DRE São Miguel Paulista – Telefone: 2572-1996

A matrícula dos jovens e adultos nesta forma de atendimento pode ser feita nas Unidades Educacionais dos CMCTs (saiba mais na Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP 156 – ir para inscrição no Centro Municipal de Capacitação e Treinamento – CMCT).

Imagem de um curso de panificação do CMCT

MOVA – Movimento de Alfabetização de São Paulo é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e organizações da Sociedade Civil, com a proposta de estabelecer classes de alfabetização inicial para combater o analfabetismo, oferecendo o acesso à educação de forma a contemplar às necessidades e condições dos jovens e adultos.

As salas do MOVA estão instaladas em locais onde a demanda por alfabetização é grande. Geralmente as aulas são dadas em associações comunitárias, igrejas, creches ou empresas. Depois de alfabetizados, os alunos são orientados a dar continuidade aos estudos em escolas públicas de São Paulo.

As classes são agrupadas em núcleos e desenvolvem atividades educativas e culturais presenciais, por 2 horas e meia, durante 4 dias da semana, de segunda a quinta-feira. A sexta-feira é reservada para formação de educadores / monitores.

Os jovens e adultos interessados em estudar no MOVA-SP devem procurar uma entidade conveniada e fazer sua inscrição. Para visualizar a lista completa de entidades parceiras do MOVA-SP, clique aqui.

Imagem com apresentação do Movimento de Alfabetização