Educação Ambiental
Roda de conversa: precisamos falar sobre o clima
O NEA realizou o último encontro formativo de 2021 com as Divisões Pedagógicas no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia – MuBE, contemplando e relacionando a a exposição “Por um sopro de fúria e esperança: uma declaração de emergência climática” aos anseios e desejos de uma Educação Ambiental Crítica.
A visita técnica relacionou a temática da exposição com o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo – PlanClima bem como as ações de EA das regiões na perspectiva das mudanças climáticas. Mencionamos, como exemplo, o trabalho com hortas pedagógicas das Unidades Educacionais, que além da articulação da horta com o Currículo da Cidade, com a Matriz de Saberes e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), é imprescindível pensar no trabalho com a horta com vistas as mudanças climáticas, ressaltam Claudia e Eduardo, formadores do NEA.
Explorar os espaços educadores da cidade é impresncindível para consolidar as Escolas Sustentáveis e Resilientes como diretriz estrutural do NEA. Assim, a formação ao MuBE, além de explorar diversos segmentos da arte, prioriza os conceitos trabalhados pelo NEA, entendendo a educação como elemento de transformação social, pautada no diálogo, na cidadania e no fortalecimento dos sujeitos, onde o meio ambiente é concebido como objeto de reflexão e transformação.