Notícias

Núcleo promove acolhimento profissionais da EJA

NAAPA desenvolve projeto de acolhimento emocional para educadores que trabalham com jovens e adultos.

Publicado em: 26/01/2021 18h58 | Atualizado em: 09/09/2022

foto de print de tela Reunião EJAO cenário extremo de isolamento social trouxe a necessidade de reinventar possibilidades, especialmente para os profissionais da educação, que de maneira intensiva foi solicitada a utilizar meios digitais para que o encontro professor e aluno acontecesse. Algumas questões reverberam inquietações talvez antes já vivenciadas, mas que sob esse contexto de pandemia foram potencializadas. 

 Os indivíduos se deparam com a necessidade de reestruturar papéis e funções, mudar a rotina, lidar com o que não está mais presente, encontrando um limite e a sensação de desamparo. Sendo assim se faz necessário, um lugar de diálogo com intenção de viabilizar estratégias comportamentais para que os professores sejam capazes de lidar melhor com o estresse e a ansiedade. 

 O projeto desenvolvido pela psicóloga d NAAPA, Aline, ofereceu um espaço de escuta afetiva e estimulou a auto escuta para que o professor se fortalecesse emocionalmente sendo assim possível acreditar no seu potencial de acolhimento. 

 Por meio da mediação em grupo, possibilitou investigação de si mesmo utilizando questionamentos e assim conceituando e contextualizando sentimentos latentes que possivelmente ocasionam períodos de ansiedade. 

 As ações aconteceram com atividades via aplicativo TEAMS realizada pela equipe NAAPA com mediação da psicóloga e orientação/supervisão da coordenação, por meio do uso de conceituação, realizar identificação dos sentimentos, impulsionando reconhecimento das emoções favorecendo assim a elaboração e ressignificação da atual experiência vivida. 

 Acolher, reconhecer e legitimar as experiências e sentimentos explanados, para que seja efetivamente praticado um diálogo empático. Expressar os sentimentos evocados pela perda é a via de elaboração, esse trabalho psicológico pode ser, inclusive, preventivo, evitando um processo patológico, promovendo assim a saúde mental. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas cozinheiras uniformizadas de branco e toca no cabelo oferecem o prato de refeição para uma criança pequena.
Foto de uma mulher negra, coma imagem de u um CEU de fundo.

Estão abertas as inscrições para professores interessados em atuar nos novos CEUs EMEFs em 2025

Publicado em: 09/05/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Bebês e crianças de 0 a 3 anos têm vagas garantidas em creches municipais de São Paulo

Publicado em: 09/05/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Ação Na Pista Certa

Maio Amarelo: Escolas Municipais participam de ações para segurança no trânsito

Publicado em: 09/05/2025 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Piscina Ceu Paraisópolis

Espaço Aquático do CEU Paraisópolis é entregue revitalizado com investimento superior a R$ 14 milhões

Publicado em: 08/05/2025 3h35 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.515