Programa Jogos de Tabuleiro
O Programa Jogos de Tabuleiro – PJT foi oficializado na Rede Municipal de Ensino – RME com a Portaria nº 7.240 , de 21/10/2016, que instituía diversas ações pedagógicas com os quatro jogos mais representativos dos grandes continentes: Mancala Awelé (África), Go (Ásia), Jogo da Onça (América) e Xadrez (Europa).
Mas, na prática, o trabalho com Jogos de Tabuleiro na RME foi iniciado muito antes. Mais precisamente em 1994, com o Projeto Xadrez Movimento Educativo, que ofereceu formações e atividades para um grupo limitado de Unidade Educacionais – UE. Ano após ano, o projeto foi crescendo, implementando inovações e atingindo um número cada vez maior de educadores e estudantes. Em 2010, foram iniciadas as “formações para formadores”, onde muitos educadores, após curso com o Mestre Internacional – MI Jefferson Pelikian na Secretaria Municipal de Educação – SME, tornaram-se multiplicadores em suas Diretorias Regionais de Educação – DREs. E a partir dali, a disseminação do PJT na RME alcançou patamares elevadíssimos, culminando no aumento de estudantes enxadristas e na realização no maior torneio estudantil de Xadrez da América Latina, com cerca de 30 mil participações nas 28 etapas ocorridas em 2019.
Com a chegada dos outros três jogos, em 2016, a estrutura de sucesso do Xadrez foi mantida: formação para formadores na SME; formações regionais ministradas pelos educadores; festivais regionais e municipais para os estudantes. E alcançamos números impressionantes em tão pouco tempo:
- Estudantes envolvidos nas ações do PJT – cerca de 40 mil
- Unidades Educacionais com ações do PJT – cerca de 350
- Professores Formadores do PJT – 218
- Festivais Regionais e Municipais do PJT – 43
- Vagas oferecidas nas Formações do PJT – 3 mil
ano base: 2019
Dentre inúmeros benefícios que a utilização dos Jogos de Tabuleiro nas aulas e/ou projetos trazem aos estudantes, podemos citar o desenvolvimento/aprendizagem/melhora nos seguintes:
- Respeito às diferentes culturas;
- Organização da linha de pensamento;
- Concentração;
- Raciocínio Lógico;
- Paciência;
- Planejamento estratégico;
- Cálculo;
- Interação social;
- Coordenação motora;
- Reconhecimento de números/formas/agrupamentos/cores;
- Questões históricas e geográficas;
- Contagem numérica e diversos conceitos matemáticos;
- Comunicação;
- Espírito cooperativo;
- Entendimento de questões competitivas (ganhar/perder; respeito ao oponente; aprendizagem com o “outro”);
- Além, é claro, da questão lúdica e prazerosa que o jogo oferece!
Conheça ao lado os quatro jogos que compõem o PJT e fique atualizado das ações que ocorrerão no ano de 2021.
II FESTIVAL ONLINE DE XADREZ
INSCRIÇÕES: de 15 de março a 21 de abril de 2021
Inscreva-se aqui para o II Festival Online de Xadrez
INÍCIO DO FESTIVAL: 22 de abril de 2021
LOCAL: PLATAFORMA CHESS.COM
CATEGORIAS: Serão 4 categorias:
- Estudantes 1º ao 6º ano;
- Estudantes 7º ao 9º ano;
- Professores / Gestores / Quadro de Apoio / Servidores RME
- Ex-Alunos / Comunidade
PREMIAÇÃO: medalhas aos 10 primeiros(as) colocados(as) em cada categoria
REGULAMENTO GERAL:
- O Festival será organizado pela SME, utilizando a plataforma chess.com, o que faz com que adotemos e aceitemos todas as regras do portal, como obrigatoriedade de cadastro, critérios de desempate e política de fair play;
- Não haverá categorias com distinção de gênero, ou seja, mulheres e homens jogarão e serão premiados(as) juntamente;
- O limite de participantes é de 250 enxadristas por categoria. Caso o número de inscritos supere esse quantitativo, participarão os(as) 250 que primeiro aceitarem o convite na plataforma dos jogos;
- O torneio será disputado em grupos de até 5 enxadristas, que jogarão entre si em duas partidas (uma com cada cor). Classificam-se à próxima fase os(as) 2 primeiros(as) colocados(as) de cada grupo;
- O tempo de jogo será de 24 horas por lance para cada enxadrista. Ou seja, será necessário no mínimo 1 lance por dia em cada partida. Caso o(a) jogador(a) não realize seu lance nesse período, perderá a partida;
- A classificação geral será divulgada pela plataforma e as premiações serão encaminhadas às UEs após o término do festival.
II CIRCUITO DE XADREZ ONLINE da SME
INSCRIÇÕES: a partir de 15 de março de 2021
Inscreva-se aqui para o II Circuito de Xadrez online da SME
DATAS DO FESTIVAL: 5 etapas, sendo as quatro primeiras na última 6ª feira de cada mês:
- 30 de abril de 2021
- 14 de maio de 2021
- 28 de maio de 2021
- 25 de junho de 2021
- FINAL: 02 de julho de 2021
HORÁRIOS: a definir
LOCAL: PLATAFORMA CHESS.COM
CATEGORIAS: Serão 10 categorias:
- Estudantes 1º ao 5º ano FEMININO;
- Estudantes 1º ao 5º ano ABSOLUTO;
- Estudantes 6º e 7º ano FEMININO;
- Estudantes 6º e 7º ano ABSOLUTO;
- Estudantes 8º e 9º ano FEMININO;
- Estudantes 8º e 9º ano ABSOLUTO;
- Professores / Servidores RME FEMININO;
- Professores / Servidores RME ABSOLUTO;
- Ex-Alunos / Comunidade FEMININO.
- Ex-Alunos / Comunidade ABSOLUTO.
PREMIAÇÃO: medalhas aos(às) 3 primeiros(as) colocados(as) em cada uma das 4 primeiras etapas de cada categoria + 5 primeiros(as) colocados(as) de cada categoria na 5ª etapa (FINAL).
REGULAMENTO GERAL:
- O Festival será organizado pela SME, utilizando a plataforma chess.com, o que faz com que adotemos e aceitemos todas as regras do portal, como obrigatoriedade de cadastro, critérios de desempate e política de fair play;
- As categorias FEMININO e ABSOLUTO jogarão juntos, mas serão separados para fim de premiação;
- Para que uma etapa possa ocorrer, a plataforma exige o mínimo de 4 participantes. Caso alguma categoria, em alguma etapa, não tenha a quantidade mínima, a etapa será considerada NULA. Não há limite máximo de participantes;
- O torneio será disputado no sistema suíço de emparceiramento, em um período de até 1h30 de duração;
- O tempo de jogo será de 5 minutos para cada enxadrista;
- Não nos responsabilizamos por problemas de Internet, falta de energia elétrica, atrasos ou dificuldade técnica dos participantes;
- A classificação geral será divulgada pela plataforma e as premiações serão encaminhadas às UEs após o término da 5ª Etapa;
- Na etapa final, só poderão participar os(as) 16 enxadristas que acumularem mais pontos nas 4 etapas iniciais. A pontuação acumulada dos(as) jogadores(as) poderá ser conferida através do seguinte link: http://bit.ly/ClassificaçãoIICircuitoXadrez
- Caso detectemos participantes que não fazem parte da categoria, serão excluídos(as) na classificação final;
- Caso um(a) jogador(a) não participe de uma ou mais etapas, ele(a) deixa de acumular pontuação somente nas etapas em que não disputou, continuando sua somatória de pontos nas demais. Apenas a etapa Final (5º) é exclusiva aos(às) classificados(as) (conforme regra 8);
- Qualquer situação que extrapole o regulamento acima será analisada pela equipe organizadora da SME.
II CIRCUITO ONLINE DE GO DA SME
INSCRIÇÕES: a partir de 15 de março de 2021
Inscreva-se aqui para o II Circuito online de Go da SME
DATAS DO FESTIVAL: 5 etapas, sendo as 4 primeiras na última 4ª feira de cada mês:
- 28 de abril de 2021
- 12 de maio de 2021
- 26 de maio de 2021
- 30 de junho de 2021
- FINAL: 07 de julho de 2021
HORÁRIO: sempre às 19h00
LOCAL: PLATAFORMA OGS
CATEGORIAS: Serão 6 categorias:
- Estudantes FEMININO;
- Estudantes ABSOLUTO;
- Professores / Servidores RME FEMININO;
- Professores / Servidores RME ABSOLUTO;
- Ex-Alunos / Comunidade FEMININO;
- Ex-Alunos / Comunidade ABSOLUTO.
PREMIAÇÃO: medalhas aos(às) 3 primeiros(as) colocados(as) em cada uma das 4 primeiras etapas de cada categoria + 5 primeiros(as) colocados(as) de cada categoria na 5ª etapa (FINAL).
REGULAMENTO GERAL:
- O Festival será organizado pela SME, utilizando a plataforma da OGS, o que faz com que adotemos e aceitemos todas as regras do portal, como obrigatoriedade de cadastro, critérios de desempate e política de fair play;
- Todas categorias jogarão juntas, mas serão separadas para fins de premiação;
- Para que uma etapa possa ocorrer, a plataforma exige o mínimo de 4 participantes. Caso em alguma etapa não tenhamos a quantidade mínima, ela será considerada NULA. Não há limite máximo de participantes;
- O torneio será disputado no sistema suíço de emparceiramento, em um período de até 1h30 de duração;
- Formatação do Torneio;
- Velocidade de Jogo: Blitz;
- Controle de Tempo: Absoluto;
- Tempo Total: 5 minutos por jogador;
- Tipo de Torneio: Suiço;
- Método de emparceiramento: Força;
- Regras: Japonesas;
- Tamanho do Tabuleiro: 9×9;
- Não nos responsabilizamos por problemas de Internet, falta de energia elétrica, atrasos ou dificuldade técnica dos(as) participantes;
- A classificação geral será divulgada pela plataforma e as premiações serão encaminhadas às UEs após o término da 5ª Etapa;
- Na etapa final, só poderão participar os(as) 16 jogadores(as) que acumularem mais pontos nas 4 etapas iniciais. A pontuação acumulada dos(as) jogadores(as) poderá ser conferida AQUI.
- Caso um(a) jogador(a) não participe de uma ou mais etapas, ele(a) deixa de acumular pontuação somente nas etapas em que não disputou, continuando sua somatória de pontos nas demais. Apenas a etapa Final (5º) é exclusiva aos(às) classificados(as) (conforme regra h);
- Qualquer situação que extrapole o regulamento acima será analisada pela equipe organizadora da SME.
II CONCURSO DO JOGO DA ONÇA
PERÍODO: de 03 a 28 de maio de 2021
DATA DE DIVULGAÇÃO DOS PREMIADOS: 11 de junho de 2021
PLATAFORMAS UTILIZADAS: Facebook e Instagram
CATEGORIAS: Serão 4 categorias:
- FOTO – Estudantes;
- FOTO – Professores / Servidores / Ex Alunos;
- VÍDEO ENSINAÍ – Estudantes;
- VÍDEO ENSINAÍ – Professores / Servidores / Ex-alunos.
PREMIAÇÃO: medalhas aos 10 trabalhos selecionados das categorias de Estudantes, e 3 trabalhos selecionados das categorias de Professores / Servidores / Ex-alunos.
REGULAMENTO GERAL:
- O Concurso do Jogo da Onça visa estimular estudantes e professores a confeccionarem seus próprios tabuleiros e peças do jogo, assim como ensinar aqueles que não sabem;
- Na categoria FOTO, os(as) participantes devem confeccionar TABULEIRO e PEÇAS com materiais diversos, registrar com fotos e postá-la nas Redes Sociais, marcando um hashtag (#) da SME – será divulgado em breve – e colocando NOME COMPLETO, ESCOLA e SÉRIE do(a) autor(a) do trabalho;
- Na categoria VÍDEO ENSINAÍ, os(as) participantes devem gravar vídeos de no máximo 1 minuto de duração, ensinando as regras do Jogo da Onça. Esse vídeo deve ser postado nas Redes Sociais, marcando um # da SME – será divulgado em breve – e colocando NOME COMPLETO, ESCOLA e SÉRIE do(a) autor(a) do trabalho;
- Serão selecionados os 10 melhores trabalhos dos(as) ESTUDANTES e os 3 melhores trabalhos dos(as) PROFESSORES(AS)/SERVIDORES/EX-ALUNOS(AS) em cada categoria, que receberão as medalhas após o término do Concurso;
- O resultado será divulgado nas Redes Sociais da SME na data informada;
- Qualquer situação que extrapole esse regulamento será decidido pela equipe organizadora.
CONCURSO DE MANCALA AWELÉ
PERÍODO: de 01 a 28 de junho de 2021
DATA DE DIVULGAÇÃO DOS PREMIADOS: 02 de julho de 2021
PLATAFORMAS UTILIZADAS: Facebook e Instagram
CATEGORIAS: Serão 4 categorias:
- TABULEIRO e PEÇAS – Estudantes;
- TABULEIRO e PEÇAS – Professores / Servidores / Ex Alunos;
- MANTO – Estudantes;
- MANTO – Professores / Servidores / Ex-alunos.
PREMIAÇÃO: medalhas aos 10 trabalhos selecionados das categorias de Estudantes, e 3 trabalhos selecionados das categorias de Professores / Servidores / Ex-alunos.
REGULAMENTO GERAL:
- O Concurso de Mancala Awelé visa estimular estudantes e professores a confeccionarem seus próprios tabuleiros, peças e manto do jogo;
- Na categoria TABULEIRO e PEÇAS, os(as) participantes devem confeccionar os itens do jogo com materiais diversos, registrar com fotos e postá-la nas Redes Sociais, marcando um hashtag (#) da SME – será divulgado em breve – e colocando NOME COMPLETO, ESCOLA e SÉRIE do(a) autor(a) do trabalho;
- Na categoria MANTO, os(as) participantes devem confeccionar o item com materiais diversos, preferencialmente algum tecido, registrar com fotos e postá-la nas Redes Sociais, marcando um hashtag (#) da SME – será divulgado em breve – e colocando NOME COMPLETO, ESCOLA e SÉRIE do(a) autor(a) do trabalho;
- Serão selecionados os 10 melhores trabalhos dos(as) ESTUDANTES e os 3 melhores trabalhos dos(as) PROFESSORES(AS)/SERVIDORES/EX-ALUNOS(AS) em cada categoria, que receberão as medalhas após o término do Concurso;
- O resultado será divulgado nas Redes Sociais da SME na data informada;
- Qualquer situação que extrapole esse regulamento será decidido pela equipe organizadora.
OLIMPÍADA DO TABULEIRO
INSCRIÇÕES: serão feitas no momento da participação
DATAS DA OLIMPÍADA: 9 etapas:
- 5 com datas fixas:
- 02 a 08 de agosto de 2021
- 09 a 15 de agosto de 2021
- 16 a 22 de agosto de 2021
- 23 a 29 de agosto de 2021
- 30 e 31 de agosto de 2021
- 4 com datas a serem divulgadas em breve (dentro do mês de agosto):
- Etapa Surpresa
- Etapa Extra 1
- Etapa Extra 2
- Etapa Extra 3
PLATAFORMA DOS JOGOS: diversas, conforme será divulgado em breve.
CATEGORIAS: Serão 3 categorias:
- Estudantes;
- Professores / Servidores;
- Unidades Educacionais.
PREMIAÇÃO: medalhas aos 10 maiores pontuadores entre estudantes e 5 entre educadores/servidores em cada uma das 5 etapas fixas e da Etapa Surpresa. Nas etapas Extras, medalhas aos 10 maiores pontuadores entre estudantes e 3 entre educadores/servidores. Ao final das 9 etapas, medalhas às 10 Unidades Educacionais melhores colocadas no “Quadro de Medalhas”.
REGULAMENTO GERAL:
- A Olimpíada do Tabuleiro será um evento em referência aos Jogos Olímpicos de Tóquio, que ocorrerá nesse ano, utilizando os Jogos de Tabuleiro, assim como todos os saberes envoltos, para estimular a pesquisa, aprendizagem e prática do Xadrez, Mancala Awelé, Go e Jogo da Onça;
- As 5 etapas com datas fixas serão compostas por questionários sobre conhecimentos dos jogos de tabuleiro atrelados a aspectos educacionais, culturais, esportivos, matemáticos, históricos e de conhecimentos gerais. Os(as) participantes terão uma semana (verificar datas) para realizar a participação, escolhendo dia e horário que melhor lhe convir;
- A etapa Surpresa, como o próprio nome diz, será informada apenas no dia de sua realização. Participará dela estudantes e educadores que mantiverem como rotina no mês de agosto a verificação diária da página do Programa Jogos de Tabuleiro do Facebook. Será nesse canal que publicaremos a etapa;
- As Etapas Extras serão divulgadas dentro de alguma etapa fixa, valendo premiação separadamente;
- Para a composição do Quadro de Medalhas, em cada Etapa serão atribuídas duas medalhas de Ouro (1º/1ª colocado(a) entre estudantes e entre professores(as)), duas medalhas de Prata (2º/2ª colocado(a) entre estudantes e entre professores(as)) e duas medalhas de Bronze (3º/3ª colocado(a) entre estudantes e entre professores(as)). Ocasionalmente, em etapas que permitirem, podem ocorrer empate em uma dessas colocações. Nesse caso, poderão ser atribuídas outras medalhas de Ouro, Prata e/ou Bronze. Fora tais medalhas, outras serão entregues, seguindo o quantitativo exposto no item PREMIAÇÃO;
- O Quadro de Medalhas adotará os critérios do Comitê Olímpico Internacional: 1º Medalhas de Ouro; 2º medalhas de Prata; 3º medalhas de Bronze. Como critério extra de desempate, adotaremos: 1º) Quantidade TOTAL de medalhas de 1º a 10º colocados, 2º) Maior número de 4os colocados; 3º) maior número de 5os colocados; e assim por diante, até o maior número de 10º colocados. Persistindo a igualdade, consideraremos a quantidade de participantes da UE em toda Olimpíada do Tabuleiro, sendo que a vantagem será para a UE que obtiver o maior número;
- O Quadro de Medalhas poderá ser acompanhado por AQUI
- A entrega das medalhas ocorrerá em setembro de 2021;
- Qualquer situação que extrapole o regulamento acima será analisada pela equipe organizadora da SME.
III CIRCUITO DE XADREZ ONLINE da SME
INSCRIÇÕES: a partir de 02 de agosto de 2021
Inscreva-se aqui para p II Circuito de Xadrez online da SME
DATAS DO FESTIVAL: 5 etapas, sendo as 4 primeiras na última 6ª feira de cada mês:
- 27 de agosto de 2021
- 24 de setembro de 2021
- 29 de outubro de 2021
- 26 de novembro de 2021
- FINAL: 03 de dezembro de 2021
HORÁRIOS: a definir
LOCAL: PLATAFORMA CHESS.COM
CATEGORIAS: Serão 10 categorias:
- Estudantes 1º ao 5º ano FEMININO;
- Estudantes 1º ao 5º ano ABSOLUTO;
- Estudantes 6º e 7º ano FEMININO;
- Estudantes 6º e 7º ano ABSOLUTO;
- Estudantes 8º e 9º ano FEMININO;
- Estudantes 8º e 9º ano ABSOLUTO;
- Professores / Servidores RME FEMININO;
- Professores / Servidores RME ABSOLUTO;
- Ex-Alunos / Comunidade FEMININO.
- Ex-Alunos / Comunidade ABSOLUTO.
PREMIAÇÃO: medalhas aos(às) 3 primeiros(as) colocados(as) em cada uma das 4 primeiras etapas de cada categoria + 5 primeiros(as) colocados(as) de cada categoria na 5ª etapa (FINAL).
REGULAMENTO GERAL:
- O Festival será organizado pela SME, utilizando a plataforma chess.com, o que faz com que adotemos e aceitemos todas as regras do portal, como obrigatoriedade de cadastro, critérios de desempate e política de fair play;
- As categorias FEMININO e ABSOLUTO jogarão juntos, mas serão separados para fim de premiação;
- Para que uma etapa possa ocorrer, a plataforma exige o mínimo de 4 participantes. Caso alguma categoria, em alguma etapa, não tenha a quantidade mínima, a etapa será considerada NULA. Não há limite máximo de participantes;
- O torneio será disputado no sistema suíço de emparceiramento, em um período de até 1h30 de duração;
- O tempo de jogo será de 5 minutos para cada enxadrista;
- Não nos responsabilizamos por problemas de Internet, falta de energia elétrica, atrasos ou dificuldade técnica dos(as) participantes;
- A classificação geral será divulgada pela plataforma e as premiações serão encaminhadas às UEs após o término da 5ª Etapa;
- Na etapa final, só poderão participar os(as) 16 enxadristas que acumularem mais pontos nas 4 etapas iniciais. A pontuação acumulada dos(as) jogadores(as) poderá ser conferida AQUI
- Caso detectemos participantes que não fazem parte da categoria, serão excluídos(as) na classificação final;
- Caso um(a) jogador(a) não participe de uma ou mais etapas, ele(a) deixa de acumular pontuação somente nas etapas em que não disputou, continuando sua somatória de pontos nas demais. Apenas a etapa Final (5º) é exclusiva aos classificados (conforme regra h);
- Qualquer situação que extrapole o regulamento acima será analisada pela equipe organizadora da SME.
III CIRCUITO ONLINE DE GO DA SME
INSCRIÇÕES: a partir de 02 de agosto de 2021
Inscreva-se aqui para o II Circuito online de Go da SME
DATAS DO FESTIVAL: 5 etapas, sendo as 4 primeiras na última 4ª feira de cada mês:
- 25 de agosto de 2021
- 29 de setembro de 2021
- 27 de outubro de 2021
- 24 de novembro de 2021
- FINAL: 01 de dezembro de 2021
HORÁRIO: sempre às 19h00
LOCAL: PLATAFORMA OGS
CATEGORIAS: Serão 6 categorias:
- Estudantes FEMININO;
- Estudantes ABSOLUTO;
- Professores / Servidores RME FEMININO;
- Professores / Servidores RME ABSOLUTO;
- Ex-Alunos / Comunidade FEMININO;
- Ex-Alunos / Comunidade ABSOLUTO.
PREMIAÇÃO: medalhas aos(às) 3 primeiros(as) colocados(as) em cada uma das 4 primeiras etapas de cada categoria + 5 primeiros(as) colocados(as) de cada categoria na 5ª etapa (FINAL).
REGULAMENTO GERAL:
- O Festival será organizado pela SME, utilizando a plataforma da OGS, o que faz com que adotemos e aceitemos todas as regras do portal, como obrigatoriedade de cadastro, critérios de desempate e política de fair play;
- Todas categorias jogarão juntas, mas serão separadas para fins de premiação;
- Para que uma etapa possa ocorrer, a plataforma exige o mínimo de 4 participantes. Caso em alguma etapa não tenhamos a quantidade mínima, ela será considerada NULA. Não há limite máximo de participantes;
- O torneio será disputado no sistema suíço de emparceiramento, em um período de até 1h30 de duração;
- Formatação do Torneio;
- Velocidade de Jogo: Blitz;
- Controle de Tempo: Absoluto;
- Tempo Total: 5 minutos por jogador;
- Tipo de Torneio: Suiço;
- Método de emparceiramento: Força;
- Regras: Japonesas;
- Tamanho do Tabuleiro: 9×9;
- Não nos responsabilizamos por problemas de Internet, falta de energia elétrica, atrasos ou dificuldade técnica dos(as) participantes;
- A classificação geral será divulgada pela plataforma e as premiações serão encaminhadas às UEs após o término da 5ª Etapa;
- Na etapa final, só poderão participar os(as) 16 jogadores(as) que acumularem mais pontos nas 4 etapas iniciais. A pontuação acumulada dos(as) jogadores(as) poderá ser conferida AQUI
- Caso um(a) jogador(a) não participe de uma ou mais etapas, ele(a) deixa de acumular pontuação somente nas etapas em que não disputou, continuando sua somatória de pontos nas demais. Apenas a etapa Final (5º) é exclusiva aos(às) classificados(as) (conforme regra h);
- Qualquer situação que extrapole o regulamento acima será analisada pela equipe organizadora da SME.
O Go é um jogo de estratégia de origem Oriental. Os primeiros indícios de sua existência são por volta do ano 2.000 a.C., na China. Acredita-se que em sua origem, o Go estava ligado à arte chinesa de adivinhação. O Universo era representado pelo tabuleiro de Go, enquanto que as pedras – pretas e brancas – eram a representação das forças positivas e negativas. A data em que o Go tornou-se um jogo ainda é incerta e rodeada por vários mitos.
Até onde conhecemos, suas regras simples mudaram relativamente pouco ao longo dos milênios. O cerne do conjunto de regras atual foi consolidado por volta de 1.450 d.C., época na qual o jogo ganhou a atenção dos lordes feudais do Japão. Acreditando que poderiam aprender sobre a Arte da Guerra, começaram a patrocinar os primeiros jogadores profissionais de Go. O status do jogo era tanto que acabou tornando-se um modo de vida para muitos sábios. No Japão, o jogo passou a ser considerado uma Arte Marcial e na China, tornou-se uma das principais escolas de arte, juntamente com a caligrafia, poesia e Guquin. Atualmente a China é a grande potência do jogo Go, seguido pela Coréia do Sul e Japão.
BAIXE AQUI o livro do Jogo de Go, lançado em dezembro de 2020 pela Secretaria Municipal de Educação. Nele, você aprenderá todas as regras e táticas, além de se aprofundar em aspectos da cultura oriental!
CURIOSIDADE SOBRE O JOGO
O Jogo é disputado entre dois jogadores sobre um tabuleiro. Um jogador fica com 181 pedras pretas e o outro com 180 pedras brancas. O jogador com as pedras pretas inicia a partida. O objetivo do jogo é a conquista de território. O território é composto pelas intersecções, que devem ser cercadas pelos jogadores de forma que não seja possível nenhuma invasão do oponente. Ao final do jogo os territórios são contados e o jogador com maior espaço vence a partida.
BREVE HISTÓRIA DO JOGO DA ONÇA
O Jogo da Onça, ou Adugo, é um jogo de tabuleiro de origem brasileira. Nas aldeias indígenas, o Jogo da Onça é feito com sementes e riscado no chão. É praticado pelos povos indígenas Bororos, no Mato Grosso, Manchineris e Kaxinawá, ambos do Acre, e entre os Guaranis, do litoral de São Paulo.
De acordo com os pesquisadores A.G.O. Sardinha, M.T.J. Gaspar e M.C. Molina, as raízes desse jogo nos remetem a uma das práticas indígenas, que é a caça. No desenvolvimento do jogo, a Onça é a presa dos cachorros. Uma simbologia de força e ataque. Muito parecido com o “Jogo do Puma”, o qual foi encontrado vestígios em murais na cidade de Cuzco, no Peru, datados de período antes de Cristo.
CURIOSIDADES SOBRE O JOGO
É um jogo de estratégia, praticado entre dois jogadores, sobre um tabuleiro que é composto de um triângulo – conhecido como Toca – ligado a um quadrado principal. Um jogador fica com a onça e o outro com 14 cachorros. O lance inicial cabe ao jogador que estiver com a Onça.
OBJETIVO DO JOGO
O jogador com a onça vencerá a partida quando conseguir capturar 5 cachorros. O jogador com os cachorros, em contrapartida, vence quando conseguir imobilizar a onça, deixando-a sem possibilidade de movimentação no tabuleiro.
Para conhecer as regras mais detalhadamente, acesse AQUI o Livro do Jogo da Onça, lançado em dezembro de 2020 pela Secretaria Municipal de Educação. Nele, você pode conferir também aspectos culturais e relatos de experiência de professores que o aplicam em suas aulas e projetos.
Se preferir, aprenda a jogar o Jogo da Onça assistindo AQUI a aula ministrada pelo responsável pelo Programa Jogos de Tabuleiro, transmitida nos canais da SME.
PARA JOGAR
Se você gostou do Jogo da Onça e quer praticar, monte seu próprio tabuleiro e peças. Além de se divertir, poderá participar do II CONCURSO DO JOGO DA ONÇA, que ocorrerá em maio de 2021. Todo o regulamento está na aba FESTIVAIS, nessa mesma página.
Outra opção é através do aplicativo JOGO DA ONÇA, que foi criado por um professor da Rede Municipal de Ensino, Adalberto Santos. Você pode baixá-lo em seu smartphone gratuitamente clicando AQUI.
Conheça também o site criado pelo professor Adalberto, estudioso do Jogo da Onça, clicando AQUI.
MANCALA é um termo usado pelos antropólogos para designar uma série de jogos de semeadura cultivados na África. A palavra “Mancala” vem do árabe – naqaala, e seu significado é “mover”.
Sua origem é o Egito, e acredita-se que tenha surgido há mais de 7 mil anos. De acordo com o pesquisador H.J.R. Murray, é praticado em todo o continente africano e tem mais de 200 variações. O Awelé é uma das variações da família Mancala, e é muito praticado na Costa do Marfim.
CURIOSIDADE SOBRE O JOGO
O Mancala é um jogo de estratégia, disputado entre dois jogadores, sobre um tabuleiro constituído de 12 cavidades, dividido em duas fileiras, com duas cavidades maiores, chamadas de armazéns, e 48 sementes, que são usadas como peças.
Cada fileira contém 6 cavidades e são representadas pelo jogador Sul e pelo jogador Norte. Para iniciar a partida, são distribuídas 4 sementes em cada uma das 12 cavidades. A jogada inicial cabe ao jogador Sul.
Vence a partida o jogador que colher 25 sementes em seu armazém.
Para conhecer todas as regras do jogo, baixe AQUI o Livro de Mancala Awelé, publicado em dezembro de 2020, pela Secretaria Municipal de Educação. O livro, além das regras, traz importantes conceitos e debates sobre a cultura africana, assim como relatos de experiência de professores da Rede Municipal de Ensino que utilizam o jogo em suas aulas e projetos.
Assista AQUI a aula de Mancala Awelé ministrada pelo responsável pelo Programa Jogos de Tabuleiro, transmitida nos canais da SME.
A origem do jogo de Xadrez não é conhecida com precisão e existem várias teorias e mais de 40 lendas sobre o assunto. É por volta do ano 570 d.C., no noroeste da Índia, que se encontram as primeiras fontes arqueológicas de um antigo jogo chamado Chaturanga – palavra que vem do sânscrito e significa “jogo dos quatro membros”. É considerado o ancestral do Xadrez. Participavam do jogo quatro jogadores, e o movimento das peças era definido pelo dado.
A forma atual como conhecemos o jogo de Xadrez surgiu na Persa, por volta do século VI, com um jogo chamado Chatrang, uma versão modificada do Chaturanga.
SOBRE O JOGO DE XADREZ
É um jogo de estratégia, disputado entre dois jogadores sobre um tabuleiro de 64 casas. Um jogador fica com 16 peças claras e o outro com 16 peças escuras. O jogador de peças claras inicia a partida. O objetivo maior do jogo é aplicar um Xeque-Mate no rei adversário. Xeque-mate é uma palavra de origem Persa que significa “o Rei está morto”. O jogador que alcançar esse objetivo vence a partida.
Conheça as peças, histórias e todas as regras baixando AQUI o Livro do Jogo de Xadrez, publicado pela Secretaria Municipal de Educação, em dezembro de 2020.
Se preferir, assista AQUI à aula de Xadrez ministrada pelo responsável pelo Programa Jogos de Tabuleiro, transmitida nos canais da SME.
Contatos
Coordenadora – COCEU: Maria de Fátima de Brum Cavalheiro
Diretora da Divisão: Lilian Tavares Dias
Responsável pelo PJT: Marcos Renato Cezar
Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 – sala 207 – Térreo – Vila Clementino – CEP: 04037-004
Telefone: (11) 3396-0493
E-mail: smecoceu@sme.prefeitura.sp.gov.br