Planejando as atividades do Grêmio

Primeiro, registrar as ações do Grêmio é fundamental para uma continuidade ao longo dos anos. Através de registros, como fotos, vídeos, caderno de atividades ou atas será possível que outras gestões gremistas conheçam como foram pensadas as atividades, qual foi o passo a passo, dificuldades e o que devem se preocupar. Por isso, antes de iniciarem seus projetos já pensem em como irão registrar as atividades, a construção de atas para cada reunião e resumo das atividades com fotos podem ser uma ótima maneira.

O Grêmio poderá atuar na área social, cultural, esportiva, educacional, ambiental, cívica e de educomunicação e tecnologias digitais, podendo para isso desenvolver atividades tais como:

  • Difundir políticas educacionais, resultados de estudos e pesquisas, por meio de publicações em formatos diversos, seminários, cursos, oficinas e encontros;
  • Organizar eventos, cursos, debates, palestras, campeonatos;
  • Incentivar o desenvolvimento acadêmico, literário, artístico, esportivo e de preservação do meio ambiente;
  • Promover a cooperação entre gestão, funcionários, professores e estudantes no trabalho escolar, buscando melhorar o ambiente escolar;
  • Mobilizar e articular ações de fortalecimento democrático permanente na Unidade Educacional;
  • Articular-se com outros Grêmios para constantes trocas de experiências.

No planejamento das atividades do Grêmio é importante considerar as propostas apresentadas durante o período eleitoral e respeitando as áreas do Grêmio e seus limites de atuação. Além disso, boas propostas podem surgir do debate com outras chapas e com novas ideias a partir de formas de escutar os estudantes.

Os projetos passam por algumas fases para serem realizados e, por isso, é importante se atentar em cada uma das fases dentro de cada projeto:

Para um bom planejamento das atividades, o plano de trabalho deve contribuir com uma divisão de responsabilidades, planejamento de gastos e prazos para sua realização. Como uma forma de apoiar nessa construção algumas perguntas podem colaborar a pensar em como fazer as atividades do Grêmio:

As áreas, cargos e suas funções deverão ser definidos pelo seu Estatuto. Como sugestão, seguem algumas possíveis áreas:

A Tesouraria tem papel fundamental dentro do Grêmio, buscando manter em ordem os dinheiros do Grêmio, assim como realizar a prestação de contas destes recursos, para que todos os estudantes também saibam quanto de dinheiro o Grêmio possui e o com o que tem sido gasto. Algumas atividades que possam ser feitas nessa área são:

  • Controle do dinheiro do Grêmio: Registrar todas as entradas e saídas de dinheiro do Grêmio de forma organizada e detalhada;
  • Reuniões e Assembleias para levantar possíveis gastos pedidos pelos estudantes: Momento de escuta dos estudantes sobre seus desejos e pedidos para atuação e gasto pela gestão;
  • Fazer orçamentos dos recursos a serem utilizados durante a gestão: Colaboração no levantamento de possíveis gastos a serem realizados, através da realização de orçamento e conferência da qualidade da empresa;
  • Prestação de contas e transparência do uso do dinheiro do Grêmio: Apresentar regularmente relatórios financeiros aos membros do Grêmio, APM, Conselho de Escola e comunidade escolar, detalhando as receitas, despesas e o saldo atual, garantindo transparência e prestação de contas.

Já a Diretoria de Território e Parcerias é a responsável por pensar em promover atividades com parcerias, envolvendo organizações, ONGs e comunidade próxima da Unidade Educacional. É através dessa Diretoria que ocorre o fortalecimento da rede de proteção dos estudantes, buscando diálogo, como exemplo, com os estabelecimentos de saúde e com os serviços de Assistência e Desenvolvimento Social. Com essa Diretoria se deseja o conhecimento e fortalecimento dos projetos de voluntariado e ação comunitária, com uma ampliação dos limites físicos da Unidade Educacional.

Algumas atividades que possam ser feitas nessa área são:

  • Mapeamento de equipamentos e organizações do bairro para possíveis parcerias: buscar pessoas, organizações e espaços, públicos e privados, do território visando identificar referências e oportunidades de parcerias, de forma a colaborar com este mapeamento para futuras gestões;
  • Incentivo e apoio a projetos de voluntariado e ação comunitária: colaboração com divulgação, recebimento de doações para projetos de voluntários já existentes na região;
  • Campanha do agasalho e roupas em geral: coleta de roupas para doação e destinação para projetos parceiros;
  • Mutirão de limpeza na região: identificação de espaços na região e limpeza em parceria com a comunidade para revitalização e utilização dos lugares;
  • Palestras e debates: Promover debates e palestras sobre questões sociais, políticas e culturais, convidando especialistas, membros da comunidade e autoridades locais para enriquecer as discussões;
  • Articulação com os serviços de saúde, assistência social e desenvolvimento: Estabelecer contato com serviços de saúde, assistência social e desenvolvimento e outros órgãos governamentais, para auxiliar os estudantes e suas famílias em situações de vulnerabilidade, ou em situação de saúde e apoio, como visitações sobre orientações de saúde, acompanhamento psicológico e projetos de conscientização e vacinação;
  • Articulação com os equipamentos de cultura para utilização de espaços: Realização de atividades externas e utilização de espaços para construção de projetos e atividades;
  • Desenvolver parcerias educativas: Estabelecer parcerias com instituições educacionais, como universidades, escolas técnicas e centros de pesquisa, para oferecer atividades extracurriculares, palestras e workshops enriquecedores para os estudantes.
  • Comunicação com a rede de proteção dos estudantes: Buscar formas de fortalecer a rede de proteção dos estudantes, estabelecendo contato com profissionais de saúde, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais que possam oferecer suporte emocional e apoio em momentos difíceis, e comunicando os estudantes como acessá-los e utilizá-los.
  • Articulação com outros Grêmios Estudantis: Diálogo com os Grêmios Estudantis de outras Unidades Educacionais para realizar um intercâmbio de ideias, assim como fortalecer o apoio comunitário.

A Diretoria de Esportes, Corpo e Movimento é responsável por pensar as atividades esportivas e as reflexões sobre a manifestação corporal na Unidade Educacional. Além dos conhecidos interclasses, que podem ser promovidos com diálogo com o professor de Educação Física e de forma que promova inclusão, esta Diretoria promove gincanas de atividades diversas, festivais de dança e atividades de práticas esportivas que priorizem o esporte como forma recreativa e não só competitiva, buscando incluir todos os estudantes com diferentes atividades.

Algumas atividades que possam ser feitas nessa área são:

  • Atividades de esporte recreativo para os estudantes: Proporcionar momentos de lazer e diversão através de atividades esportivas recreativas, que promovam o movimento e a interação entre os estudantes;
  • Incentivar as práticas esportivas diversas: Incentivar que os estudantes possam experimentar e praticar esportes variados, descobrindo novas habilidades e interesses;
  • Realização de Interclasses inclusivos: Organizar competições esportivas entre as turmas da Unidade Educacional, em modalidades diversas, com foco na inclusão de todos os estudantes, independentemente de habilidades esportivas;
  • Gincanas com atividades diversas: Promover gincanas com atividades esportivas, recreativas e culturais, com temas variados, como meio ambiente, saúde, cultura local, entre outros, incentivando a participação e a integração dos estudantes.
  • Promoção de festivais de dança: Organizar festivais de dança que valorizem diferentes estilos e expressões culturais;
  • Palestras sobre saúde e movimento: Promover palestras e debates sobre temas relacionados à saúde, atividade física, alimentação saudável, prevenção de lesões, cuidados com o corpo, entre outros, visando a conscientização e o desenvolvimento de hábitos saudáveis entre os estudantes.
  • Oficinas de práticas corporais: Realizar oficinas e workshops sobre práticas corporais alternativas, como yoga, pilates, capoeira, entre outras, promovendo o bem-estar físico e mental dos estudantes.
  • Incentivo à participação em eventos esportivos externos: Estimular a participação dos estudantes em competições esportivas externas, como torneios interescolares, jogos municipais e estaduais, proporcionando experiências enriquecedoras e oportunidades de representar a escola.
  • Realização de atividades com ex-estudantes e funcionárias(os): Proporcionar momentos de interação, por meio do esporte, entre os funcionários da Unidade Educacional, os estudantes e ex-estudantes.

Cultura e Lazer é responsável por promover atividades culturais, como teatro, exposições e festas comemorativas. Além de promover apresentações eventuais, também promover núcleos artísticos contínuos para desenvolvimentos de artes e cultura. É importante que no planejamento das atividades o Grêmio respeite a diversidade cultural e promova a conscientização sobre ela em suas ações.

Algumas atividades que possam ser feitas nessa área são:

  • Promover conferências ou palestras: Atividades que ressaltam a diversidade cultural, incentivando a inclusão e o respeito às diferentes culturas presentes na comunidade escolar.
  • Incentivar a criação de núcleos artísticos (teatro, desenho e entre outros): Promover a criação de grupos com encontros recorrentes sobre diferentes meios artísticos;
  • Teatro estudantil: Organizar peças teatrais escritas e interpretadas pelos próprios estudantes, abordando temas relevantes para a comunidade escolar e incentivando a expressão artística e a criatividade.
  • Exposições de arte: Realizar exposições de trabalhos artísticos dos estudantes, incluindo pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, entre outros, proporcionando um espaço para que os talentos artísticos dos estudantes sejam reconhecidos e apreciados.
  • Oficinas artísticas: Oferecer oficinas de arte e cultura, como pintura, desenho, fotografia, dança, música, teatro, culinária, entre outras, permitindo que os estudantes desenvolvam suas habilidades e explorem novas formas de expressão criativa.
  • Sarau cultural: Organizar saraus culturais com apresentações de música, dança, poesia, contação de histórias e outras formas de expressão artística, proporcionando um ambiente acolhedor para que os estudantes compartilhem seus talentos e interesses culturais.
  • Cineclube: Promover sessões de cinema com a exibição de filmes culturais, clássicos do cinema mundial, documentários e produções audiovisuais produzidas pelos próprios estudantes, seguidas de debates e reflexões sobre os temas abordados.
  • Visitas culturais: Organizar visitas a museus, exposições, galerias de arte, teatros, cinemas, bibliotecas e outros espaços culturais da região, proporcionando experiências enriquecedoras e estimulando o interesse pela cultura e pela arte. Articuladas junto com a direção da Unidade Educacional;
  • Concursos literários (poesia, contos, crônicas): Espaços onde os estudantes possam discutir e compartilhar suas leituras, promovendo o hábito da leitura e incentivando a troca de ideias e experiências literárias.
  • Festas temáticas e celebração de datas festivas: Promover festas comemorativas temáticas, como festa junina, festa a fantasia, festa das culturas, entre outras, oferecendo momentos de diversão e integração entre os estudantes.

A Diretoria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas cuida para que a Unidade Educacional seja mais ecológica e os estudantes aprendam sobre sustentabilidade, conscientizando sobre as mudanças climáticas e como elas afetam nossa vida diária. Organizam atividades e campanhas para ensinar sobre a importância de proteger o meio ambiente, para redução do desperdício e incentivam práticas saudáveis. Além disso, plantam árvores, cuidam das hortas e monitoram o descarte do lixo na escola.

Algumas atividades que possam ser feitas nessa área são:

  • Campanhas de conscientização e educação ambiental: Organizar campanhas educativas sobre temas ambientais, como preservação da natureza, redução do uso de plástico, economia de água e energia, reciclagem e compostagem.
  • Campanhas de conscientização sobre economia de recursos hídricos e energéticos: Organização de atividades para aprender e ensinar sobre a importância de usar água e energia de forma responsável, conscientizando sobre como pequenas mudanças podem ajudar a economizar recursos e proteger o meio ambiente.
  • Atividades de alimentação saudável e diminuição do desperdício de alimentos: Ações que envolvem aprender e promover hábitos alimentares saudáveis, como entender a importância de uma dieta equilibrada e produção de receitas mais saudáveis. Além disso, aprender a usar os alimentos de forma inteligente, aproveitando ao máximo o que temos disponível e evitando desperdícios.
  • Sensibilização sobre as mudanças climáticas: palestras, cartazes, meios de comunicação e atividades que ensinem sobre os impactos de nossas ações nas mudanças climáticas e como evitá-las;
  • Palestras e workshops: Convidar especialistas e organizações ambientais para ministrar palestras e workshops sobre questões relacionadas ao meio ambiente, mudanças climáticas, biodiversidade, conservação de recursos naturais, entre outros temas relevantes.
  • Atividades de limpeza: Realizar mutirões de limpeza em áreas naturais próximas à escola, como parques e rios, contribuindo para a preservação do meio ambiente e sensibilizando os estudantes para a importância da conservação dos ecossistemas.
  • Monitoramento do descarte de lixo: Implementar programas de monitoramento e gestão do descarte de resíduos na escola, promovendo a separação adequada dos materiais recicláveis, a destinação correta do lixo orgânico e a redução da produção de resíduos.
  • Projeto de reciclagem: Implementar um projeto de reciclagem na Unidade, incentivando os estudantes a separarem os materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal, e encaminhá-los para a reciclagem, contribuindo para a redução do desperdício e a conservação dos recursos naturais. Alguns materiais mais comuns que possam ser recolhidos são lacres de latas de alumínio, tampas plásticas, pilhas, baterias, óleo e caixas de remédio.
  • Plantio de árvores: Promover ações de reflorestamento e arborização na Unidade Educacional e em áreas públicas, plantando árvores nativas e frutíferas para contribuir com a biodiversidade local e melhorar a qualidade do ar.
  • Manutenção de hortas: Cuidar da manutenção de hortas escolares, onde os estudantes possam cultivar alimentos orgânicos, aprender sobre agricultura sustentável e praticar hábitos alimentares saudáveis.
  • Visitas ecológicas: Organizar visitas ecológicas guiadas em áreas naturais próximas à Unidade, proporcionando aos estudantes a oportunidade de entrar em contato com a natureza, atividades sustentáveis e aprender sobre a importância da preservação dos ecossistemas.

A Diretoria de Diversidade, Equidade e Inclusão trabalha para que todos se sintam aceitos e respeitados na escola, com campanhas, palestras e atividades para ensinar sobre o debate sobre raça, gênero, orientação sexual ou deficiência. A diretoria também se certifica de que estudantes com necessidades especiais participem plenamente das atividades da Unidade Educacional e do Grêmio. Além disso, organizam eventos e projetos que celebram as diferenças culturais e étnicas.

Algumas atividades que possam ser feitas nessa área são:

  • Campanhas de conscientização: Promover campanhas educativas e de sensibilização sobre diversidade, equidade e inclusão, abordando temas como racismo, machismo, homofobia, transfobia, capacitismo e outras formas de discriminação.
  • Palestras e debates: Organizar palestras e debates com especialistas e membros da comunidade para discutir questões relacionadas à diversidade, como identidade de gênero, orientação sexual, raça, etnia, religião e deficiência.
  • Ações de sensibilização: Realizar ações de sensibilização e formação para professores, funcionários e responsáveis, capacitando-os a lidar de forma adequada e respeitosa com questões de diversidade e inclusão no ambiente escolar.
  • Atividades interativas: Realizar atividades interativas, como dinâmicas de grupo, jogos de reflexão e oficinas de arte, que estimulem a reflexão e o diálogo sobre temas de diversidade e inclusão, buscando promover a igualdade de oportunidades e tratamento para todos os membros da comunidade escolar, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual, deficiência, origem ou qualquer outra característica.
  • Grupos de apoio: Criar grupos de apoio para estudantes que enfrentam discriminação ou exclusão, oferecendo suporte emocional, orientação e solidariedade entre os membros da comunidade escolar.
  • Eventos culturais: Organizar eventos culturais que celebrem a diversidade étnica, cultural e religiosa da comunidade escolar, como festivais de música, dança, comida e arte, destacando a riqueza das diferentes tradições e identidades presentes na escola.

A Diretoria de Direitos Humanos e Convivência trabalha para garantir que todos na Unidade Educacional se sintam seguros e respeitados, criando espaços de diálogo para resolver conflitos, em parceria com a Comissão de Mediação de Conflitos, e lidam com casos de discriminação ou assédio. Além disso, realizam pesquisas para entender melhor o ambiente escolar e implementam projetos educativos para promover os direitos humanos e construir uma cultura de respeito.

Algumas atividades que possam ser feitas nessa área são:

  • Campanhas educativas: Promover campanhas educativas sobre direitos humanos, respeito mútuo, diversidade, tolerância e não discriminação, utilizando materiais como cartazes, vídeos, panfletos e redes sociais para disseminar mensagens positivas e informativas. Quanto a campanhas com mensagens, é importante atentar-se em quais serão estas mensagens, se farão bem aos estudantes que receberem, ou, em caso de escrita pelos próprios estudantes, atentar-se em uma triagem prévia, para que não haja uma exposição ou ofensa que vá em sentido contrário ao objetivo da atividade.
  • Palestras e debates: Organizar palestras, debates e mesas-redondas com especialistas, membros da comunidade e representantes de organizações de direitos humanos para discutir questões como igualdade, inclusão e justiça social.
  • Canais de escuta e denúncia: Ouvir, monitorar e reportar questões relacionadas a incidentes de discriminação ou assédio, trabalhando em conjunto com a gestão da Unidade Educacional;
  • Pesquisas e diagnósticos: Realizar pesquisas e diagnósticos periódicos para avaliar o clima escolar, identificar possíveis situações de discriminação, violência ou exclusão, e implementar medidas preventivas e educativas conforme necessário.
  • Promoção da cultura de paz: Promover a cultura de paz e não violência através de atividades como a Semana da Paz, Dia Internacional da Tolerância, Dia Internacional da Não Violência, entre outros eventos que incentivem a reflexão e a prática de atitudes pacíficas.
  • Ações contra o bullying: Implementar ações de prevenção e combate ao bullying e cyberbullying, promovendo a empatia, a solidariedade e a intervenção responsável por parte dos estudantes para criar um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
  • Grupos de mediação de conflitos: estimular práticas de mediação em situações de conflito, promovendo o diálogo e a resolução pacífica de disputas, em diálogo com a Comissão de Mediação de Conflitos e orientador responsável, onde os estudantes possam resolver divergências de forma pacífica, construtiva e respeitosa.
  • Construção de códigos de convivência escolar: Em colaboração com estudantes, professores e a gestão, regras para o comportamento respeitoso e a convivência harmoniosa;

A Diretoria de Tecnologias Digitais tem como função incentivar o uso de ferramentas digitais pelos estudantes e gestão do Grêmio, assim como incentivar e promover parceria com os projetos de Tecnologias para Aprendizagem, coordenado pelo Professor de Educação Digital (POED). Através de palestras e atividades mão na massa promove o aprendizado e conscientização sobre o uso das tecnologias, em parceria com a própria Unidade Educacional e com possíveis parceiros externos.

Algumas atividades que possam ser feitas nessa área são:

  • Oficinas e formação: Organizar oficinas práticas para os estudantes aprenderem a utilizar diferentes ferramentas digitais, como editores de texto, planilhas, apresentações, programas de design gráfico e plataformas educacionais.
  • Palestras sobre segurança digital: Promover palestras e workshops sobre segurança na internet, privacidade de dados, prevenção de cyberbullying, uso responsável das redes sociais e outros temas relacionados à segurança digital.
  • Participação em eventos tecnológicos: Participar de eventos e competições relacionadas à tecnologia, como feiras de ciências, olimpíadas de informática, hackathons e maratonas de programação, representando o Grêmio Estudantil e a escola.
  • Parcerias com empresas e instituições: Estabelecer parcerias com empresas de tecnologia, instituições de ensino superior e organizações da sociedade civil para oferecer oportunidades de cursos e projetos colaborativos na área de tecnologia, buscando garantir o acesso das tecnologias a todos os estudantes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade;
  • Desenvolvimento de aplicativos e plataformas online: Estimular os estudantes a desenvolverem aplicativos móveis ou web e sites, que possam ser úteis para a comunidade escolar, como aplicativos de agenda escolar, guias de estudo, ferramentas de organização, entre outros. Assim, assegurando a comunicação efetiva e a disseminação de informações relevantes;
  • Transmissões online: Apoiar a realização de eventos virtuais e a transmissão de atividades do grêmio, ampliando o alcance e a participação da comunidade escolar;
  • Oficinas de informática, robótica e programação: Apoiar a construção de oficinas e cursos sobre programação, robótica e outras áreas do conhecimento tecnológico, junto ao Professor Orientador de Educação Digital (POED), estimulando o interesse dos estudantes nessas disciplinas/temáticas;
  • Conscientização sobre a conservação do espaço: Colaborar com a Gestão Escolar para a conscientização dos estudantes sobre necessidade de preservar e atuar na melhoria da infraestrutura tecnológica da escola;

A Diretoria de Participação e Gestão Democrática atua na promoção dos temas de direitos e cidadania entre os estudantes. Também ajudam os estudantes a participarem ativamente das decisões do Grêmio, garantindo que possam colaborar na gestão e saibam o que está sendo feito, através de fóruns de discussão, assembleias estudantis e outras formas de diálogo entre os estudantes. Além disso, eles lideram discussões entre os estudantes, a administração e a comunidade, e garantem que todas as informações sobre o Grêmio sejam transparentes e acessíveis.

Algumas atividades que possam ser feitas nessa área são:

  • Eventos, como palestras, debates e oficinas: Atividades que abordem temas relacionados à cidadania ativa, direitos e deveres, bem como mecanismos de participação democrática.
  • Estímulo à participação dos estudantes nas decisões do Grêmio: Garantir que as vozes estudantis sejam ouvidas e consideradas, realizando Assembleias, reuniões abertas e propondo outras formas de escutar os estudantes, através de formulário, caixa de sugestões e entre outros;
  • Transparência na gestão do Grêmio: Assegurar que informações sobre decisões, atividades e uso de recursos sejam acessíveis a todos os estudantes, com informações em murais, publicações e apresentações em reuniões;
  • Oficinas de formação: Oferecer oficinas de liderança, democracia participativa e direitos do estudante, para fortalecer o engajamento e a participação ativa dos estudantes na gestão escolar.
  • Incentivo à participação em instâncias participativas: Incentivar a formação de lideranças estudantis e o desenvolvimento de habilidades em gestão democrática e representação, participando de atividades já existente, assim como orientar sobre o funcionamento destes espaços de dentro da Unidade Educacional, como o Conselho de Escola, ou externo, como projetos como Parlamento Jovem;
  • Pesquisas escolares: Promover formas de coletar percepções e opiniões da comunidade escolar (gestão, professores, estudantes e responsáveis e membros da comunidade) sobre a Unidade Educacional, buscando aprimorar e apoiar na melhoria do ambiente escolar.

A Diretoria de Comunicação e Mobilização Acadêmica atua promovendo a comunicação e diálogo do Grêmio com a comunidade escolar e apoiando iniciativas de fortalecimento da aprendizagem dos estudantes. A Diretoria coordena os canais de comunicação do Grêmio, como murais e redes sociais, garantindo que as informações possam chegar a toda comunidade escolar. Além disso, organizam eventos acadêmicos, como feiras de ciências e seminários em colaboração com os Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA), e promovem atividades para promover melhorias nas aprendizagens, como destaques do mês e competições acadêmicas.

Além das ações pensadas voltadas para como se comunicar, outras atividades que possam ser feitas nessa área são:

  • Organização de eventos acadêmicos: Planejar e coordenar eventos acadêmicos, como feiras de ciências, seminários, palestras e workshops, em parceria com os Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA), para promover o aprendizado e o interesse dos estudantes em diversas áreas do conhecimento.
  • Competições acadêmicas: Promover competições acadêmicas entre os estudantes, como olimpíadas de conhecimento, torneios de debates, campeonatos de leitura e concursos de redação, para estimular o interesse e a aprendizagem.
  • Destaque do mês: Reconhecer e destacar os estudantes que se destacam academicamente, seja por suas conquistas, projetos ou contribuições para a comunidade escolar, por meio de iniciativas como o destaque do mês ou premiações acadêmicas.
  • Participação de horários de planejamento de aulas para apoiar na construção de atividades aos estudantes: Promover troca entre o que desejam os estudantes e o coordenação dos professores para aprimorar o aprendizado;
  • Promover a participação dos estudantes em concursos, publicações e projetos de pesquisa externos: Apoiar a participação dos estudantes em diferentes atividades acadêmicas, com informações sobre cada atividade e suas importâncias, como Olimpíadas de Matemática, Ciências e outras atividades que contribuam para os estudantes;
  • Parcerias com instituições de ensino superior, centros de pesquisa e outras organizações educacionais: Realização de parcerias para palestras, visitas e proporcionar atividades para enriquecer as oportunidades de aprendizado e pesquisa;
  • Projetos de aprendizagem e reforço: Mobilização de Grupos de Aprendizagem e Núcleo de Estudos para recuperação das aprendizagens, assim como grupo de estudos voltados para outras aprendizagens direcionadas, como provas para Institutos Federais e ETECs;
  • Campanha para frequência dos estudantes: Atividades para incentivar a frequência e participação dos estudantes na Unidade Educacional, com destaques em murais, premiações para salas mais frequentes ou outros;