Wilma Biella de Souza Valle

Educador Autor

capa do livro A viagem continua

A viagem continua  – João Scortecci Editora, 1989
Desde a infância, Wilma é uma pessoa que luta, forte em suas decisões, perseverante e acima de tudo uma artista. Fora do comum é sua sensibilidade, pois além de poeta é também pintora e cantora. Pura como uma criança “…porque dos tais é o reino dos céus…”
Wilma nos dá, antes de tudo, uma certeza: “A certeza de que sempre será necessário lutar, porém Deus está sempre aqui para nos ajudar.” Numa certeza de que Deus está aqui, ela dirige palavras de amor e carinho aos seus alunos. A sua sensibilidade nos toca o coração, o fundo da alma.
Depois da enxurrada “que passa, tudo levando, deixando a terra lavada”, é, como a terra preparada para o cultivo, a fantasia que de novo dela se apodera e … “os castelos vão se erguendo, com ansiedade se envolvendo, no emaranhado das emoções…” Num barco de fantasias, “Os tripulantes não eram muitos, porém eram importantes, eram todos os sonhos de dois amantes…”
Que mais podemos falar? Seus versos falam por si, as figuras são lindas. Transparentes como as águas do rio são seus sentimentos, e nos levam a divagar nos “lindos matizes, no amanhecer e no entardecer…”, no desabrochar de uma flor, como de uma folha seca levada ao sabor do vento. Não os guardou só para si, tornou-os públicos, mostra-nos a mulher que ama, sofre e luta.
Luta contra os preconceitos, a incompreensão, pelo direito da mulher, de ser ela mesma, com toda a sua potencialidade.
Wilma tem de tudo para vencer e receber o reconhecimento de sua obra e alcançar o sucesso merecido.
Lecy Bomfim (artista plástica)