Rafaele Paulazini Majela dos Santos

 

Capaeducacaoeinfanciaemtemposdepandemia    Capatessiturasdocotidianodebebes    Capacartasdequemviveasinfancias    Capapraticaspedagogicasformativas    Capaeducacaoeinfancia

 

Educação e infância em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores e de gestores
Ligia de Carvalho Abões Vercelli (organizadora)
Ed. Paco, 2022

Coletânea educacional que aborda relatos dos profissionais de educação no período pandêmico da COVID-19, experiências e relatos dos membros do Grupo de Pesquisa sobre Educação Infantil e Formação de Professores (Grupeiforp), na qual participei junto com Tatiane Peres Alves Negrão com o capítulo: O desafio no uso dos recursos tecnológicos no ensino a distância de bebês e crianças pequenas durante a pandemia. Afinal, é possível uma educação a distância na educação infantil?

 

Tessituras do cotidiano de bebês e crianças em escolas da primeira infância
Ligia de Carvalho Abões Vercelli (organizadora)
Ed. Pedro e João, 2022

Relatos do  cotidiano de bebês e crianças, foi construído com base na leitura e estudo do livro “Os fios da infância”, de autoria das irmãs Ângeles Abelleira Bardanca e Isabel Abelleira Bardanca. Participei da coletânea junto com Ligia de Carvalho Abões Vercelli, com o capítulo: Por que não um jornal?, apresentando a construção de jornal em diferentes centros de educação infantil, juntamente com as crianças do mini grupo II, crianças com 3 anos de idade, e depois em outra unidade escolar, evoluindo para um trabalho coletivo entre professores dos berçários e os familiares.

 

Cartas de quem vive as infâncias
Ligia de Carvalho Abões Vercelli (organizadora)
Ed. Paco, 2021

Coletânea do Grupeiforp, fruto dos estudos das cartas de Paulo Freire nos livros “Cartas à Cristina”, “Professora, sim: tia, não”, entre outros. O capítulo da teoria à prática, além do discurso, surge como uma homenagem aos profissionais da educação infantil que convivem cotidianamente em espaço rico em relações, diversidade e conflito, ressaltando a importância de um ambiente acolhedor para todos.

 

Práticas pedagógicas e formativas 1: pesquisas em ação
Ed. BT Acadêmica, 2020

Coletânea com estudos dos estudantes do Mestrado Profissional (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho, pesquisas que anunciam e visibilizam os problemas educacionais, e apresentam propostas de superação. O capítulo “A afetividade nas relações entre profissionais da educação” revela os resultados de minha pesquisa de mestrado, realizada em Centro de Educação Infantil, observando como se dão as relações entre esses profissionais e o que elas impactam no cotidiano escolar.

 

Educação e infância: uma leitura por meio de letras musicais
Ligia de Carvalho Abões Vercelli (organizadora)
Ed. Paco, 2020

É o quarto volume da coleção Educação e Infância, com a participação de mestrandos e doutorandos do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho, com discussões disparadas partindo de diferentes letras de músicas. O capítulo “Brincadeira de criança como é bom: a importância do lúdico na Educação Infantil” guarda a reminiscência das brincadeiras da nossa cultura.

 

Contato
Rafaele Paulazini Majela dos Santos
E-mail rafaelepaulazini@gmail.com

Ligia de Carvalho Abões Vercelli
E-mail vercelli.ligia@gmail.com