Maria Cilene Lucas Vieira

Educador Autor

capa do livro AMORA              Brincando Com As Sereias Maria Cilene Lucas Vieira               Educadores Escrevem Maria Cilene Lucas Vieira             Capa Histórias Familiares Na Educação Infantil             Capa Sá Zabelê          Capa Poetizando A Vida          Capa.ana        Capa Educação Antirracista      Capa Os Dez Indigenazinhos

Amora

Edição do autor, 2017

O livro nos traz a história de uma menina pretinha de bonita que tem o mesmo nome e qualidades de sua frutinha preferida: Amora!
Ilustrações da autora  –

Brincando com as sereias Quianda, Quicimbe e Iara no Rio Amazonas
Editorarte, 2020

A sereia indígena Iara se sentia muito sozinha no Rio Amazonas. Um dia, ela teve uma grande surpresa. Ela recebeu as visitas das sereias africanas Quianda e Quicimbe, que vieram brincar com ela no Brasil. Venha mergulhar nesta aventura e descobrir o que aconteceu!

Educadores Escrevem

Maria Cilene Lucas Vieira (organizadora)
Editorarte, 2020

Em um fluxo interessante, este livro abre seus trabalhos com um artigo sobre o uso das Artes Visuais na Educação Infantil, e logo na sequência traz uma reflexão sobre o uso de um jogo eletrônico no Ensino Fundamental, levando o leitor a pensar sobre dinâmicas diversificadas no meio educacional.
Os artigos que seguem nos levam a refletir acerca dos desafios enfrentados pelos educadores para tornar seus fazeres pertinentes e significativos, seja diante do contexto atípico da pandemia de Covid-19, que assola o planeta neste ano de 2020, ou sobre os desafios psicopedagógicos inerentes ao processo educativo.
Desta forma, esta coletânea de artigos organizados faz-se extremamente pertinente para aqueles que buscam inspiração e ideias relevantes para se organizar, seja no contexto cotidiano em sala de aula ou no adverso de isolamento social derivado do coronavírus.

Histórias Familiares na Educação Infantil: escutas em tempo de pandemia

Editorarte, 2021

Num período atípico, em que a pandemia de coronavírus (COVID-19) obrigou a todos ficarem em casa, até as crianças tiveram em algum momento que distanciar-se do ambiente escolar. A professora Maria Cilene Lucas Vieira quis saber como as crianças estavam se desenvolvendo, entretendo, o que estavam produzindo… Assim, decidiu produzir um registro deste momento único vivido pelas crianças em 2021. Organizou diversas escritas sobre estas experiências, elaboradas pelos familiares das crianças, neste livro de recordação.

Sá Zabelê

Editorarte, 2021

Sá Zabelê foi uma história contada à beira de uma fogueira no interior de Minas Gerais. Originalmente, foi contada para o marido da autora quando ele era criança. Hoje, a autora nos reconta neste livro a história de Sá Zabelê, uma aventura vivida no meio da floresta por uma mamãe cabra que cuidava de seus três filhinhos.

Poetizando a vida: meu primeiro livro de poesias

Editorarte, 2022

A autora Maria Cilene Lucas Vieira poetiza neste livro as memórias de sua infância, passa por angústias do passado e do presente, verseja alegrias e aponta para esperanças. Em suma, expressa um pouco de sua essência nos versos que integram esta obra.

Ana

Editorarte, 2023

Nesta obra, a autora Maria Cilene Lucas Vieira nos brinda brincando com o processo de escolha de um nome composto para Ana e assim gerando lindos e incríveis significados. Com ilustrações criativas, cheias de colagens e materiais inusitados, a autora e ilustradora produz uma bela homenagem à sua netinha Ana.

 

Educação Antirracista na Educação Infantil: do olhar miscigenado paulistano à valorização cultural nordestina

Editorarte, 2023

A obra nasceu da observação e do trabalho desenvolvido  pela autora com as crianças, familiares e educadores do mini grupo 2A do CEI Vereador Homero Domingues da Silva, no extremo noroeste de São Paulo, no ano de 2023. Com foco em uma educação antirracista foi possível desenvolver e vivenciar práticas que abordaram desde a representatividade identitária, a linguagem, a música, a dança, as brincadeiras, a comida (…) de todos os envolvidos.

Os dez indigenazinhos e seus brinquedos criativos

Editorarte, 2024

Dez pequenos indigenazinhos vão além da brincadeira e resolvem produzir seus próprios brinquedos e vêm apresentá-los para nós. Com elementos diversos da natureza e muita criatividade, eles fazem e brincam de boneca, bolinhas de gude, panelinhas de barro, oca, peteca, animaizinhos, bola, barquinho, chocalho e bilboquê. Conheça, cante e se encante com esse livro de Maria Cilene Lucas Vieira e valorize e respeite a natureza você também!

Contato:

e-mail:  cilene.educadora@gmail.com
CEI Vereador Homero Domingues da Silva –  DRE Pirituba