Júlio Sergio Costa



Histórias: além do giz, da lousa e do apagador
Ed. ACN, 2021
O livro apresenta o contato com profissionais envolvidos com a Educação, direta ou indiretamente, em especial, em projetos pedagógicos, cujos frutos têm, na captação de memórias individuais, elementos comprobatórios para sua validação.
Bosque da Leitura
Ed. ACN, 2021
Esta obra trata da fundamentação de um projeto de trabalho pedagógico, apresentando aspectos motivadores para sua construção, na qual destaca-se, como ponto primordial, a qualificação da prática de leitura como fator intrínseco ao movimento em direção a conquistas tanto acadêmicas quanto sociais. Neste sentido, referenciais teóricos, dados técnicos sobre letramento e questões sociais, bem como legislação formam uma base consistente para análise e reflexão, no intuito de fortalecer os objetivos propostos no projeto.
Assim, espera-se que o leitor compreenda como um projeto de trabalho, concebido e desenvolvido dentro dos muros de uma escola, pode atingir pontos representativos, desempenhando um papel a serviço do exercício de cidadania.
Apresentação Oral
Ed. ACN, 2021
Este trabalho aborda a prática de escuta e produção de textos orais, um dos eixos estruturantes no ensino de Língua Portuguesa. Justifica-se, pois, a validade do domínio da oralidade como aspecto fundamental no processo de ensino e aprendizagem, considerando o contexto no qual o mundo do trabalho se torna cada vez mais dinâmico, assim como a necessidade de as pessoas estarem em constante formação e desenvolvimento.
O livro apresenta referenciais teóricos que tratam do trabalho com gêneros textuais no ensino de língua portuguesa, uma vez que os gêneros se configuram de modo a atender às necessidades de comunicação de uma determinada comunidade, além de um modelo de sequência didática, tomando como base a teoria proposta por Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly, cujas obras para consulta são citadas nas referências bibliográficas.
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