Hugo Luiz de M. Montenegro

Educador Autor

capa do livro Viver, aprender: educação de jovens e adultos, 2 e 3: guia do educador    capa do livro Viver, aprender: educação de jovens e adultos, 2 e 3: guia do educador

Viver, aprender: educação de jovens e adultos, 2 e 3: guia do educador
Arlete de Jesus Brito
Célia Maria Pimenta
Conceição Cabrini
Gerda Maisa Jensen
Hugo Luiz de M. Montenegro
Katsue Hamada e Zenum
Luciana Marques Ferraz
Margarete A. A. Mendes
Maria Amábile Mansutti
Maria Sueli de Oliveira
Roberto Giansanti

Global Editora e Distribuidora Ltda, 2004

Viver, aprender é uma coleção de livros didáticos para alfabetização e educação de jovens e adultos correspondente ao primeiro segmento do ensino fundamental (1ª a 4ª série).
Elaborado pela Ação Educativa, organização não governamental que tem ampla e reconhecida experiência na área educacional e conta com uma equipe de especialistas em educação de jovens e adultos, esta edição, revista e atualizada, contém três livros para os alunos acompanhados por guias para os educadores. Os livros são organizados por módulos temáticos, que abarcam as áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza. Os guias para os educadores contêm orientações pedagógicas detalhadas sobre como abordar os conteúdos e desenvolver atividades adequadas aos alunos.
O livro 2 visa à consolidação da aquisição da leitura e da escrita. Os módulos temáticos organizam-se com base nos ciclos da vida: infância, adolescência, vida adulta e velhice, com destaque para questões de saúde, problemas sociais e direitos de cidadania. Em matemática, avança-se no estudo dos registros de números, operações, medidas, introdução à geometria e estatística.
O livro 3 aprofunda o trabalho com habilidades de leitura e escrita, preparando os alunos para o segundo segmento do ensino fundamental. os temas tratados, alimentação, consumo, ecossistemas brasileiros, o planeta Terra, direitos sociais e participação cidadã, focalizam as relações dos seres humanos com o meio ambiente e com a sociedade da qual fazem parte. O trabalho com números e operações é complementado com a introdução dos conceitos de fração, decimais e porcentagem