Conceição Cabrini

Educador Autor

capa do livro Viver, aprender 2    capa do livro Viver, aprender 3

Viver, aprender: educação de jovens e adultos, 2 e 3: guia do educador
Arlete de Jesus Brito
Célia Maria Pimenta
Conceição Cabrini
Gerda Maisa Jensen
Hugo Luiz de M. Montenegro
Katsue Hamada e Zenum
Luciana Marques Ferraz
Margarete A. A. Mendes
Maria Amábile Mansutti
Maria Sueli de Oliveira
Roberto Giansanti

Global Editora e Distribuidora Ltda, 2004
Viver, aprender é uma coleção de livros didáticos para alfabetização e educação de jovens e adultos correspondente ao primeiro segmento do ensino fundamental (1ª a 4ª série).
Elaborado pela Ação Educativa, organização não governamental que tem ampla e reconhecida experiência na área educacional e conta com uma equipe de especialistas em educação de jovens e adultos, esta edição, revista e atualizada, contém três livros para os alunos acompanhados por guias para os educadores. Os livros são organizados por módulos temáticos, que abarcam as áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza. Os guias para os educadores contêm orientações pedagógicas detalhadas sobre como abordar os conteúdos e desenvolver atividades adequadas aos alunos.
O livro 2 visa à consolidação da aquisição da leitura e da escrita. Os módulos temáticos organizam-se com base nos ciclos da vida: infância, adolescência, vida adulta e velhice, com destaque para questões de saúde, problemas sociais e direitos de cidadania. Em matemática, avança-se no estudo dos registros de números, operações, medidas, introdução à geometria e estatística.
O livro 3 aprofunda o trabalho com habilidades de leitura e escrita, preparando os alunos para o segundo segmento do ensino fundamental. os temas tratados, alimentação, consumo, ecossistemas brasileiros, o planeta Terra, direitos sociais e participação cidadã, focalizam as relações dos seres humanos com o meio ambiente e com a sociedade da qual fazem parte. O trabalho com números e operações é complementado com a introdução dos conceitos de fração, decimais e porcentagem.

Conceição Cabrini

O ENSINO DE HISTÓRIA: REVISÃO URGENTE

Conceicao Cabrini , M. Do Pilar Vieira , Vavy Pacheco Borges , Et Al.
Editora Brasiliense, 1994

O debate sobre ensino/aprendizagem da História tem, há tempos, dado voltas em torno das mesmas questões: o que fazer para que o aluno se sinta sujeito do processo histórico? Como levá-lo a se perceber também como sujeito de seu próprio conhecimento? De que modo conseguir uma reflexão conjunta de professores e alunos, considerando-se as precárias condições do ensino no Brasil? Como trabalhar em classe com fontes históricas? Este livro enfoca toda essa discussão. Não se limitando à análise crítica, necessária mas insuficiente, ele chega a propostas concretas, que podem ser pontos de partida para a reformulação das práticas do ensino.