André Wagner Rodrigues

Educador Autor

capa do livro História em perspectiva      capa do livro História, Historiografia e Ensino de História em relação dialógica com a Teoria da Complexidade

 

Historia em perspectiva – o blog agora é livro! – Alexa Cultural, 1ªEdição, 2014
O livro História em Perspectiva é destinado à alunos, professores e apaixonados pelo estudo da História! Nas leituras de cada texto, os leitores e leitoras irão aprender temas de História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea, além de temas voltados para o conhecimento da escrita da História e de propostas metodológicas para se trabalhar com a História em sala de aula. Alguns textos foram retirados do blog www.historiaemperspectiva.com e adaptados para a versão impressa, outros são inéditos. Esperamos de coração, que este livro possa apresentar a nossa paixão pela História e, assim, estimular a todos e todas a se aprofundarem em novos temas e assuntos relevantes para uma interessante interpretação do passado.

História, Historiografia e Ensino de História em relação dialógica com a Teoria da Complexidade
Editora Multifoco, 1ªEdição, 2011
Este livro apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica que teve como objeto investigar possíveis contribuições da Teoria da Complexidade para interpretações alternativas do passado histórico e para o ensino da disciplina História na educação escolar. Apresenta inicialmente uma trajetória histórica da evolução do pensamento historiográfico clássico, desde o nascimento da escola positivista da História no século XIX, até o seu amadurecimento com as correntes de produção historiográfica do século XX, sobretudo o Materialismo Histórico Dialético e a École des Analles. Em seguida aponta ideias do pensamento de Edgar Morin e em especial algumas categorias do seu pensamento consideradas importantes para os objetivos deste livro. Dentre elas especialmente as idéias relativas aos “princípios operadores da Complexidade”: a recursividade, a dialogia, o holograma e o princípio da Incerteza. Acredito que essas ideias podem ser pensados como contribuições ao ofício do historiador e ao ensino de História na atualidade.

contato: andrewunesp@gmail.com
Prof.Tit.Fund.II – História – EMEF Carolina Rennó R.de Oliveira – DRE Campo Limpo