Adriana Alves Izác Santos

Capanazinhoeobarulhodorio          Capacausosdovojoaquim         Capapresentesdopassado

Nazinho e o barulho do rio

Ed. Casa Kids, 2024

Para Nazinho, a vida era feita do cheiro de café coado e da serenidade do rio que banhava seu lar. Sua maior alegria era a égua Faceira, uma amizade forjada na paz do campo. Mas a vida tem um jeito cruel de nos testar. Quando um incêndio devasta sua terra e coloca sua companheira em risco, Nazinho se vê forçado a confrontar as chamas, uma batalha que deixará marcas. Anos depois, o campo se torna uma lembrança distante. Na cidade grande, ele constrói uma nova vida, mas o destino o coloca frente a frente com seu maior pesadelo. Descubra a história de um homem que trocou a harmonia do rio pelo caos da cidade, mas nunca perdeu a força de suas raízes. Uma história sobre superação, amor e a prova de que as maiores lições da vida são aquelas que levamos para sempre.

Causos do vô Joaquim

Ed. Autografia, 2021

Este livro é um vento quentinho de memória da vida de um homem que amou. Sua incansável luta para sustentar a família num Brasil rural da década de 1940 evidencia a luta de muitos brasileiros do século passado. Joaquim nasceu em 1917, em Minas Gerais. Caipira, envolvia-se no que sabia – e no que tinha vontade de saber – a fim de ajudar os outros. Um “Pedro Malazartes” da vida real sem dúvida. Deixou um legado de fé, coragem e amor pela família. Ao lado de Benedita, criou seus 7 filhos na lida da roça, migrando para São Paulo da década de 1960. Esses contos são uma compilação de seus filhos que eternizaram as histórias contando-as aos netos. A organização foi feita pela neta Adriana e as ilustrações pelo neto Denilson. Sente-se numa cadeira confortável e acompanhe a leitura como se fosse sua avó ou avô contando as aventuras de sua infância enquanto afaga seus cabelos.

Presentes do passado: memórias para sorrir

Adriana Alves Izác Santos – organizadora

Ed. Clube de Autores, 2024

Nem sempre as expectativas que depositam em nós se concretizam. No caso da exclusão, a premissa também se aplica. Quantas vezes as expectativas externas atingem em cheio os nossos corações, criando a percepção de que não vamos conseguir ou a de que não somos capazes? Estigmas nos ferem, rotulam-nos e prendem-nos. Este livro é um grito pela autonomia e pelo protagonismo na aprendizagem. É um rompimento de um ciclo negativo. Estudantes participantes de um projeto de apoio pedagógico da periferia de uma grande cidade são os autores. Nem todas as lembranças são boas, mas as dificuldades trazem a força e a expectativa por dias melhores. Há também memórias de alegria, de saudade, de paixão, sobretudo, de esperança. Aqui você encontrará recordações de estudantes e de professores que venceram: venceram as circunstâncias, venceram as adversidades, venceram a si próprios. Aqui você encontrará cicatrizes em forma de sorrisos, pois decidimos sorrir!

Contato

E-mail adriana.izac@sme.prefeitura.sp.gov.br
EMEF Prof. José Francisco Cavalcante – DRE Campo Limpo