Notícias

Lições Elementares de Iniciação ao Xadrez

Inscrições devem ser feitas de acordo com o cronograma de cada Diretoria Regional de Educação

Publicado em: 12/04/2018 17h09 | Atualizado em: 30/11/2020

licoes_elementares_xadrez_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria do Centro de Educação Unificado e da Educação Integral (COCEU), comunica a realização do curso Lições Elementares de Iniciação ao Xadrez.

O curso irá possibilitar, aos participantes, conhecimentos relativos aos fundamentos teóricos de iniciação ao xadrez, dando enfoque aos aspectos pedagógicos do xadrez escolar, visando o aumento do número de Professores de xadrez na rede municipal de ensino e a ampliação do tempo de permanência dos estudantes nas unidades educacionais e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Serão abordados conteúdos sobre a história do xadrez, regras básicas, casos de empate, sistema algébrico de notação, elementos do xeque-mate, mates em um lance, mates elementares, elementos táticos e noções básicas de abertura.

Podem participar Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e Supervisor Escolar.

A carga horária do curso é de 24 horas presenciais.

As inscrições deverão ser enviadas nos respectivos e-mails ou links das Diretorias Regionais de Educação (DREs), contendo: nome completo, nº do R.F, cargo/função, nº do CPF, nome da unidade de lotação/exercício e horário de trabalho.

Acesse o comunicado oficial publicado no Diário Oficial da Cidade com o cronograma, link de inscrição e e-mail de cada DRE.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um homem em pé no placo falando ao microfone e ao fundo projetado em um teláo o texto

SME realiza formação sobre atualização curricular do Ensino Fundamental 

Publicado em: 13/03/2026 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com uma mulher negra em destaque centralizado e o fundo com a fachada de um CEU.

CEU Azul da Cor do Mar oferece atividades voltadas à saúde da mulher

Publicado em: 13/03/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia com várias meninas e meninos. Eles estão em frente a uma lousa de vidro e seguram envelopes de cartas.

Cartas que aproximam: projeto fortalece leitura, escrita e vínculo entre escola e comunidade 

Publicado em: 13/03/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Duas pessoas com curativo no braço após doação de sangue

TCM realiza Campanha de Doação de Sangue 2026 em parceria com a Fundação Pró-Sangue 

Publicado em: 12/03/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem de imagens mostra mudas de plantas em recipientes para cultivo, um espaço educativo com colmeias e placas informativas sobre abelhas e painel expositivo com materiais e garrafas reutilizadas, relacionados a práticas de sustentabilidade e educação ambiental em ambiente escolar.

Tecnologias Sustentáveis transforma escola da zona sul em referência de educação ambiental  

Publicado em: 12/03/2026 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.633