Notícias

Secretaria Municipal de Educação lança os Guias de Potenciais Educativos dos Territórios em Parceria com Itaú Social

Elaboração do documento contou com a participação de mais de 60 escolas e está disponível para toda a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 27/02/2025 11h21 | Atualizado em: 27/02/2025
Projeto Potenciais educativos

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Itaú Social, lançou nesta quinta-feira (27) os Guias de Potenciais Educativos dos Territórios. Elaborado em conjunto com 63 escolas, o documento mapeou mais mil locais com potenciais educativos em 50 distritos participantes do Programa São Paulo Integral. O objetivo é fortalecer a Educação Integral promovendo interlocução das escolas com as localidades em questão inseridas. O documento está disponível para toda a Rede Municipal de Ensino e demais interessados.

Os Guias foram criados para agregar as ações já promovidas pelas escolas, reforçando o diálogo e a exploração do território em que estão localizados e despertar o senso de pertencimento dos(as) estudantes nas localidades. Foram mapeados equipamentos de cultura, saúde, esportes, instituições, ONGs e etc.

“A Secretaria tem como principal objetivo garantir a qualidade de uma educação integral para todas as fases escolares. A elaboração desses guias é mais uma política pública que reforça a formação de cidadãos críticos e conscientes, com o sentimento de pertencimento. Com isso, as escolas e os estudantes ganham um documento rico de conhecimento e que garante o acesso aos territórios educativos na escola e para além dela.”, afirma o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.

Alinhado ao Currículo da Cidade, o projeto reforça a política de Educação Integral da cidade de São Paulo e mobilizou todo o ecossistema que envolve a comunidade escolar – professores, estudantes, famílias e referências comunitárias -, no processo de mapeamento dos potenciais educativos dos territórios.

“No contexto do Programa São Paulo Integral, os guias foram desenvolvidos para apoiar os  professores no seu trabalho de integrar diferentes saberes nas salas de aulas. A partir de um piloto em seis distritos, os documentos possibilitam a conexão entre os conteúdos do currículo e os saberes da comunidade e do território. É uma abordagem que, além de facilitar a implementação da política de educação integral, também envolve estudantes, escolas e diretorias regionais de ensino no processo de levantamento de potenciais educativos dos territórios”, afirma Patrícia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social.

O lançamento contou a abertura cultural feita pelo Quarteto de cordas do Instituto Baccarelli e a presença do Secretário Adjunto de Educação, Bruno Lopes; a Secretária Executiva, Maria Silvia; o Chefe de Gabinete, Ronaldo Tenório, a Chefe da Assessoria de Articulação com as DREs, Sueli Mondini; representando a Coordenadoria Pedagógica, Karina Rodrigues; o Coordenador de Coordenadoria dos CEUs, Aparecido Sutero e as diretoras regionais Luci Batista (Penha), Marcia Marques (Itaquera).

Os Guias estão disponíveis no site https://potenciaiseducativos.sme.prefeitura.sp.gov.br/ e também contam com cinco Trilhas de Aprendizagem como exemplos para apoiar os educadores nas estratégias de exploração do território.

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes Da Emef Josué De Castro Visitam O Ceagesp

Imprensa jovem da EMEF Prof. Josué de Castro visita o CEAGESP

Publicado em: 26/06/2025 4h11 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Emef Cecííla Projeto Bairro Da Gente

Estudantes da EMEF Cecília Morais de Vasconcelos participam de projeto que valoriza a identidade dos bairros de São Paulo

Publicado em: 26/06/2025 3h50 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia mostra pessoas em um auditório durante o 1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã. A frente uma mulher negra segura o microfone e conversa com a platéria.

Fórum sobre Racismo da DRE Butantã reforça compromisso com a luta antirracista

Publicado em: 26/06/2025 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Emef Philó Gonçalves Dos Santos Desenvolve Projeto Que Une Natureza E Cultura

Projeto da EMEF Profª Philó Gonçalves dos Santos une educação ambiental e cultura

Publicado em: 25/06/2025 5h08 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Kit Material E Uniforme

Pesquisa aponta expansão de 67% de pontos de lojas credenciadas para venda de kit escolar e uniforme

Publicado em: 25/06/2025 1h11 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.532