EMEF Octávio Pereira Lopes participa de programação da Feira Literária da Norte

Estudantes do 5º Ano conversam com escritor e cineasta, Alessandro Buzo, sobre literatura periférica, escola e cultura; Alessandro já foi apresentador na TV Cultura e do quadro “SP Cultura”, no SPTV

Publicado em: 21/11/2023 12h13 | Atualizado em: 21/11/2023
Fotografia mostra professora  e estudantes em momento de atividade em sala de aula.

Nesta quarta-feira (22), às 13h30, estudantes do 5º Ano da EMEF Octávio Pereira Lopes, da DRE Jaçanã/Tremembé, batem papo com o escritor e cineasta, Alessandro Buzo, sobre literatura periférica, escola e cultura. A conversa terá duração de aproximadamente uma hora e também contará com a presença dos Poetas do Tietê.

Os estudantes, que esse ano já participaram de um sarau com os Poetas do Tietê, farão leitura de textos do autor e confeccionarão desenhos e cartazes para preparar a Sala de Leitura, local onde acontecerá o bate papo.

A atividade faz parte da programação da Feira Literária da Norte (FELINO) 2023. Há anos, a feira tem espalhado livros e disseminado cultura pelas periferias da Zona Norte, sempre contando com a participação de bibliotecas e escolas públicas.

Sobre a FELINO

A Feira Literária da Norte é uma ação cultural promovida pelos Poetas do Tietê, desde 2018, na zona Norte de São Paulo. Agora chega a sua 6ª edição.

Já passaram pela Fábrica de Cultura do Jaçanã, CEU Jaçanã, Casarão da Vila Guilherme e bibliotecas municipais da ZN, sempre procurando trazer para o público da Norte o melhor da Literatura Periférica.

Sobre Alessandro Buzo

Alessandro Buzo é o autor da Literatura Periférica com mais livros publicados, já são vinte títulos, entre poesia, contos e romances. Buzo é um precursor, seu primeiro livro, “O Trem, baseado em fatos reais” foi lançado em 2020, uma época em que poucos autores da periferia lançavam seus livros.

Ele é o criador e apresentador do Sarau Suburbano, um dos saraus mais antigos e representativos da cidade, além de ter dirigido dois longas, “Profissão MC”, de 2009, que traz Criolo como protagonista, e “FUI !”, de 2018, com Brenalta MC.

Buzo também trabalhou por 6 anos como apresentador de televisão, na TV Cultura e no SPTV, da Rede Globo, sempre retratando a cultura periférica na tela da TV.

Fotografia com vários estudantes sentados em cadeiras verdes na quadra coberta da escola.

EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha

Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotos de músicos tocando instrumentos de fanfarra

SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos

Publicado em: 08/05/2024 9h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças em uma grama verde manuseando terra.

Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”

Publicado em: 07/05/2024 7h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul onde se lê CEU - Centro Educacional Unificado.

Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú

Publicado em: 07/05/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma quadra com cinco crianças e cinco adultos segurando as mãos em uma roda