Notícias

Encerramento da Semana de Arte Moderna das Academias Estudantis de Letras

Evento contou com apresentação do ator Pascoal da Conceição representando o escritor Mario de Andrade

Publicado em: 08/08/2017 15h41 | Atualizado em: 30/11/2020
semana_de_arte_moderna_das_ael_740_x_430.jpg

Encerrou-se no dia 9 de outubro, a Semana de Arte Moderna das Academias Estudantis de Letras – 2015, que teve início no dia primeiro deste mês. Durante o evento, 16 Academias se apresentaram nos Centros Educacionais Unificados (CEU) Tiquatira, Quinta do Sol, Parque Bristol e Meninos.

A programação foi variada, privilegiando as múltiplas linguagens e assistida por alunos, comunidade escolar e professores que participaram do curso “Gestão e Acompanhamento do Projeto Academia Estudantil de Letras – AEL – Formação Intensiva”. (Veja como foi programação)

A Semana de Arte, que acontece anualmente, fez parte da 5ª etapa do Projeto de Expansão das Academias Estudantis de Letras na Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo.

No dia do encerramento, celebrando os 10 anos do Projeto AEL e homenageando o escritor modernista, Mário de Andrade, em memória aos 70 anos de seu falecimento, apresentaram-se, na Academia Paulista de Letras a AEL Mário de Andrade da Diretoria Regional de Educação de Jacanã/Tremembé e as AELs Pedro Bandeira, Cora Coralina, Manuel Bandeira, Cecília Meireles da Diretoria Regional de Educação da Penha. Todas as apresentações foram alusivas à vida e a obra do renomado escritor brasileiro.

Voz original de Mário de Andrade – O Professor Eliton Domiciano, Coordenador do Projeto “Nas Ondas do Rádio”, da unidade CEU EMEF Profª Rosângela Rodrigues Vieira – CEU Quinta do Sol, que já têm vários programas de rádio desenvolvidos com seus alunos, fez um programa especial sobre o escritor homenageado, juntamente com os alunos da AEL Pedro Bandeira, pertencente à mesma escola. Neste programa, falavam sobre a vida e a obra de Mário de Andrade e conseguiram um áudio original e raro, do escritor cantando.

Finalizando o evento, o cordelista Josué Gonçalves de Araújo recitou o Cordel de sua autoria, “Garoa do meu São Paulo”.

O ator Pascoal da Conceição, que representou Mário de Andrade na minissérie televisiva, “Um só coração”, também se apresentou fazendo uma performance do escritor. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com vários adultos em pé em frente a escada posando para câmera.

Acordo vai ampliar o ensino de língua francesa na rede municipal 

Publicado em: 10/04/2026 5h14 - em CEU e COCEU

Comgás
Fotografia de muitas mulheres posando para câmera. Ao fundo, projeto no telão o texto

SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito

Publicado em: 10/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professor ao centro e estudantes ao seu lado direito e esquerdo com roupa de esgrima.

Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis

Publicado em: 10/04/2026 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem composta por duas fotografias. No quadrante à direita, um menino se expressa em Libras em um palco com telão ao fundo; no quadrante à direita, uma menina se expressa em Libras, ao fundo prateleiras de livros.

Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda 

Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.644