Cardápio Escolar Sustentável

Estão previstas diversas ações com toda a Rede Municipal de Educação para expandir o conhecimento sobre saúde do planeta, alimentação sustentável e sensibilizar sobre os objetivos do Cardápio Escolar Sustentável.

A seguir, estão listadas as ações que já foram e as que estão sendo implementadas pelo Projeto:

OFICINAS CULINÁRIAS

No primeiro semestre de 2023, foram realizadas oficinas culinárias de preparações à base de vegetais para todos os nutricionistas da CODAE e das empresas terceirizadas que atuam na alimentação escolar de São Paulo, cerca de 400 nutricionistas. As oficinas foram realizadas em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), nos laboratórios de cozinha didática da ETEC Santa Ifigênia e no Laboratório de Cozinha Didática da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Nas oficinas, os nutricionistas participaram de palestras sobre o meio ambiente e a relação que o Cardápio Escolar Sustentável tem com a redução das emissões de CO2, consumo de água e do uso de terras e prepararam receitas à base de vegetais, colocando a mão na massa com a Chef Myllena Salles, da SVB!

 

INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR

O programa também promove a compra de alimentos da agricultura familiar. Em 2021, R$ 100 milhões foram destinados à compra de alimentos de mais de 4.000 famílias do campo, ajudando a superar a pobreza rural e estimulando a agricultura regenerativa, orgânica e de pequeno porte, com menores impactos climáticos.

A SME/CODAE realizou encontros entre os agricultores familiares e os gestores dos Centros de Educação Infantil Parceiros. A ideia é aproximar as escolas dos agricultores, tirar suas dúvidas sobre os processos de compra e estimular a aquisição de frutas, verduras e legumes locais e agroecológicos.

Saiba mais em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/programa-de-alimentacao-escolar/agricultura-familiar-e-agroecologica/

Outras ações previstas incluem experiências de agroturismo pedagógico com estudantes em propriedades de agricultura familiar, agroecológica e orgânica como ferramentas para promoção da alimentação saudável, redução do desperdício e valorização dos pequenos agricultores da Cidade.