Cardápio Escolar Sustentável
O CARDÁPIO ESCOLAR SUSTENTÁVEL é um projeto da Cidade de São Paulo, idealizado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (CODAE/SME), que tem como objetivo principal reduzir os impactos ambientais da alimentação escolar. Ele está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com os compromissos assumidos pela cidade no Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050 (PlanClima SP) de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, a fim de mitigar os efeitos da crise climática.
A partir da implementação de pratos à base de vegetais no cardápio, ampliação da compra de alimentos da agricultura familiar, redução do desperdício de alimentos e realização de atividades educativas com a comunidade escolar sobre saúde e conscientização ambiental, pretende-se reduzir as pegadas de carbono, hídrica e ecológica provenientes da produção de alimentos.
O projeto objetiva também formar hábitos alimentares mais sustentáveis na comunidade escolar, ampliando o seu conhecimento sobre a biodiversidade de frutas, verduras e legumes regionais e descoberta de novas combinações culinárias com alimentos vegetais.
LANÇAMENTO DA FORMAÇÃO ONLINE!
Estão abertas as inscrições para a FORMAÇÃO ONLINE CARDÁPIO ESCOLAR SUSTENTÁVEL, que é um curso destinado aos cozinheiros da alimentação escolar e aberto a toda comunidade escolar. Se você é cozinheiro(a) ou atua nas escolas da Rede Municipal de Educação, acesse a página aqui!
PARCERIAS
Para a realização do projeto, a Cidade de São Paulo conta com a parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e do Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima.
PEGADA AMBIENTAL DO CARDÁPIO ESCOLAR:
Hoje, são distribuídas na cidade em torno de 2,5 milhões de refeições escolares por dia. Isso corresponde à compra de mais de 335 toneladas de carnes por semana.
Estima-se que essa quantidade de carnes servida nas escolas contribui com impressionantes 151.382 toneladas de emissões de CO2eq por ano!
Veja, abaixo, as estimativas do impacto ambiental que a produção e consumo atual da quantidade de carnes – bovina, suína, de aves e de pescado – servidas hoje nas escolas causam:
Isso significa que, para produzir, transportar e preparar toda a quantidade de carnes que é consumida hoje nas escolas, emite-se uma quantidade de gás CO2 equivalente àquela que é neutralizada por 9,7 milhões de árvores, usa-se uma quantidade de água equivalente à quantidade de 105 mil piscinas olímpicas cheias e, de forma geral, há necessidade de um tamanho de território no planeta equivalente ao ocupado por 209 mil campos de futebol.
Tendo em vista o grande impacto ambiental, nos próximos anos, a cidade se compromete a introduzir gradualmente, até ter uma vez por semana, refeições gostosas a base de vegetais que atendem as necessidades nutricionais dos estudantes e as diretrizes do FNDE. Consequentemente, haverá redução no excedente de carnes ofertado no cardápio. Essa ação beneficiará cerca de 1 milhão de alunos matriculados nas quase 4.000 escolas municipais e reduzirá as emissões atuais do cardápio em torno de 25%!
Ao atingir os seus objetivos, o Cardápio Escolar Sustentável contribuirá no combate à crise climática.
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RECONHECIMENTOS E PARTICIPAÇÕES INTERNACIONAIS
Em outubro de 2022, o Projeto foi ganhador do prêmio internacional C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards, que reconhece as melhores políticas, projetos ou programas liderados por prefeitos que estão efetivamente lidando com a crise climática.
Em outubro e novembro de 2022, o Cardápio Escolar Sustentável foi apresentado na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), no Painel: “Policies to shift diets across cities” e no 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política Alimentar Urbana, que ocorreu no Rio de Janeiro.