Notícias

SME distribui mais de 500 mil exemplares da Revista Qualé e Jornal Joca 

Os periódicos estão sendo entregues nas escolas municipais esta semana e podem ser lidos durante o recesso escolar

Publicado em: 28/06/2023 11h00 | Atualizado em: 28/06/2023
Imagem com duas capas de periódicos: uma da revista Qualé e outra do Jornal Joca.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo distribui esta semana mais de 500 mil exemplares dos periódicos Jornal Joca e Revista Qualé, destinados aos estudantes do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é proporcionar aprendizado e diversão contínuos, e a sugestão é de que os materiais possam envolver estudantes e seus familiares durante o período de descanso.

 A revista Qualé está com  uma edição especial para as férias com passatempos e muita diversão, além de curiosidades sobre o Mundial Feminino de Futebol na Nova Zelândia e Austrália. Já o Jornal Joca, aborda temas diversificados da atualidade que vão desde o resgate das crianças na Amazônia Colombiana, analfabetismo no Brasil, até novas tecnologias como informações sobre óculos de realidade mista. 

Jornais, revistas impressas e gibis são importantes portadores de textos que oferecem a possibilidade de recriar condições de produção de leitura mais próximas das atividades que sucedem na realidade. 

Acesso online 

As revistas Qualé e o Jornal Joca também podem ser acessadas gratuitamente por todos os estudantes, educadores e profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino. Os estudantes e professores podem acessá-las por meio da conta educacional  @edu usado no ambiente Google Classroom.  

Periódicos nas escolas municipais 

A SME envia estas duas publicações para as escolas, com periodicidade quinzenal, durante todo o ano. Além delas, há também o envio de gibis como Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem, Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), mangás Pokemon Diamond e Takagi, além de periódicos da Marvel, DC, entre outros.  

Para mais informações, acesse. 

Jornal Joca

O Joca é um jornal para crianças e adolescentes, que traz as mesmas notícias do Brasil e do mundo publicadas nos jornais adultos, com linguagem adequada à faixa etária, além de reportagens sobre assuntos do interesse deste público. 

Revista  Qualé

A Revista Qualé é uma revista de jornalismo feita para crianças de 7 a 11 anos, que permite trabalhar uma série de habilidades como, por exemplo, a Educação midiática: leitura crítica, argumentação com base em fatos e dados confiáveis, respeito a opiniões divergentes, aprendizagem baseada na investigação, entre outros.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647