Periódicos

Jornal, revistas e gibis

Gibis, mangás, jornais e revistas impressas são importantes portadores que oferecem a possibilidade de recriar condições de produção de leitura mais próximas das atividades que sucedem na realidade. Com foco na Matriz do Saberes: “Pensamento Científico, Crítico e Criativo” e “Comunicação”, as atividades de leitura são essenciais no desenvolvimento e melhoria da aprendizagem dos estudantes, destacando-se a esfera jornalística que é aquela em que circulam diversos gêneros importantes da vida pública.

Logo escrito Jornal Joca

O Joca é um jornal para crianças e adolescentes, que traz as mesmas notícias do Brasil e do mundo publicadas nos jornais adultos, com linguagem adequada à faixa etária, além de reportagens sobre assuntos do interesse deste público. Todas as matérias publicadas no jornal relacionam-se a mais de uma área do conhecimento. Por isso o Joca pode e deve ser utilizado em todas as disciplinas, como um complemento aos conteúdos trabalhados na escola. O uso do Joca na sala de aula permite que os estudantes aprendam os comportamentos e procedimentos dos leitores e dos escritores de jornal do mundo fora dela. Isso permite que o aluno adquira uma visão reflexiva e crítica dos acontecimentos e, também, a vontade de participar e agir para provocar melhorias em nossa sociedade.

Quantidade quinzenal   |   Acesso online Consultoria   I Conteúdo pedagógico 

 

Logo da revista Ciencia Hoje Criança

A Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) tem a missão de despertar a curiosidade das crianças, estimular o encantamento com a descoberta, além de informar e divertir. É fonte qualificada de pesquisas para estudantes (na faixa de 8 a 12 anos de idade) e professores. Os textos são originalmente elaborados por cientistas das mais diversas especialidades e trabalhados cuidadosamente por uma equipe de jornalistas especializados, levando em conta as habilidades destacadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O resultado é um material que promove o desenvolvimento da leitura, a ampliação da capacidade de expressão linguística, a experimentação, a autonomia na construção do conhecimento por parte das crianças e, ainda, apoia a prática da educação científica em sala de aula.

Quantidade mensal   |   Acesso online    |  Consultoria   I Conteúdo pedagógico 

 

Logo da Revista Quale

A Revista Qualé é uma revista de jornalismo feita para crianças de 7 a 11 anos. A publicação permite trabalhar uma série de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como a Educação midiática: leitura crítica, argumentação com base em fatos e dados confiáveis, respeito a opiniões divergentes, aprendizagem baseada na investigação; Leitura e compreensão, com autonomia, de textos jornalísticos; Reconhecer a função de gráficos e tabelas; Ler e compreender textos de divulgação científica para crianças.

 

Quantidade quinzenal   |   Acesso onlineConsultoria   I Conteúdo pedagógico 

Logo da REvista Turma da Monica

Turma da Mônica  uma série de histórias em quadrinhos brasileira criada pelo cartunista e Mauricio de Sousa. Os gibis é um convite para explorar, conhecer e ler muitas histórias que possibilitará que os estudantes possam conhecer ainda mais as características desse gênero e possam tentar  ler considerando aquilo que já sabem sobre o sistema de escrita. A linguagem visual desse portador de textos permite que as crianças utilizem as imagens como importante apoio, para que atribuam significado e tentem entender o que está escrito nos balões. As histórias são divertidas, tem qualidade do ponto de vista da trama e do enredo, o que ajuda a despertar o gosto por textos de boa qualidade.  Além desta obra está previsto a entrega de assinatura da Turma da Monica Jovem, Marvel, DC e os Mangás Pockemon e Takagi. As obras estarão disponível nas Salas e Espaços de Leitura.

Quantidade mensal  Ensino Fundamental   |   Quantidade  mensal   Infantil 

Capa da Revista Além do Tempo com 3 estudantes vestido com o colete laranja atras de um cientista negra realizando uma selfie

Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil apoiou o desenvolvimento da revista em quadrinhos “Entrevistas Além do Tempo”, cuja força e potencial educacional são extremamente relevantes.  É impossível imaginar um mundo sem as conquistas e as contribuições científicas dos profissionais e pesquisadores negros retratados na revista e de tantos outros que deixaram um grande legado em nossa sociedade.  Em “Entrevistas Além do Tempo”, os jovens protagonistas viajam no tempo e passam por diferentes locais para encontrar os cientistas. Convidamos todos a embarcar nessa aventura também e esperamos que gostem!

Distribuição anual   |   Versão on line    |   Apoio pedagógico

Ideias

Clique para acesso on line das revistas e jornal