Periódicos
Jornal, revistas e gibis
Gibis, mangás, jornais e revistas impressas são importantes portadores que oferecem a possibilidade de recriar condições de produção de leitura mais próximas das atividades que sucedem na realidade. Com foco na Matriz do Saberes: “Pensamento Científico, Crítico e Criativo” e “Comunicação”, as atividades de leitura são essenciais no desenvolvimento e melhoria da aprendizagem dos estudantes, destacando-se a esfera jornalística que é aquela em que circulam diversos gêneros importantes da vida pública.
Para qual público serão destinados os periódicos?
Assinaturas dos periódicos Jorna Joca, Revistas Qualé e Ciência Hoje Criança (CHC) serão entregue e destinadas aos estudantes :
Jornal Joca : Estudantes dos ciclos de Afabetização e Interdisciplinar do Ensino Fundamental receberão quinzenalmente o jornal.
Revista Qualé : Estudantes dos ciclos de Afabetização e Interdisciplinar do Ensino Fundamental receberão quinzenalmento a revista.
Revista CHC : Estudantes dos ciclos Interdisciplinar e Autoral do Ensino Fundamental receberão mensalmente a revista. Os professores terão um guia a cada edição da revista com conteúdos para tabalhar as matérias nas aulas.
Assinaturas com 6 gibis dos gibis e mangás que estarão disponíveis nos espaços de leituras:
Turma da Mônica : Serão entregues mensalmente assinaturas para Salas e Espaços de Leitura da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil).
Turma da Mônica Jovem : Serão entregues mensalmente assinaturas para Salas e Espaços de Leitura da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental).
Marvel: Super pacote Avantecom com as revistas Vingadores , Vingadores Espetacular, Homem Aranha, X-Men, serão entregues 15 assinaturas para Salas e Espaços de Leitura de cada EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e 05 assinaturas para cada CIEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos).
DC: Super pacote Batman, Liga da Justiça, Superman, Mulher Maravilha, serão entregues 15 assinaturas para Salas e Espaços de Leitura de cada EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e 05 assinaturas para cada CIEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos).
Pokemon Diamond : Serão entregues 6 coleções com 8 mangás cada para Salas e Espaços de Leitura da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental).
Takagi: Serão entregues 6 coleções com 17 mangás cada para Salas e Espaços de Leitura da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental).
Onde será entregue os periódicos?
As unidades escolares receberão os periódicos em datas máximas previstas no cronograma de distribuição
Qual a periodicidade da entrega?
Os periódicos, Jornal Joca e Revista Qualé serão entregues uma edição quizenalmente nas unidades escolares . A revista Ciência Hoje Criança e gibi Turma da Mônica serão entregues mensalmente. Outros periódicos podem ser acessados previsão de entrega no link Cronograma.
Qual o procedimento no ato da entrega?
No ato da entrega o profissional da unidade escolar deverá checar quantidade, se há avarias, se a edição corresponde ao mês vigente, conforme informação descrita na capa da publicação. Após a checagem, deverá assinar, datar e carimbar a nota fiscal de entrega. Caso constate algum problema, a unidade escolar deverá entrar em contato e informar a situação no link Fale Conosco.
Como acessar as publicações on-line dos periódicos ?
As publicações online disponíveis são: Jornal Joca, Revista Ciência Hoje e Revista Qualé. Os estudantes e professores poderão acessá-las por meio da conta educacional @edu usado no ambiente Google Classroom. O acesso será neste site, clicando nos links acesso online nos [boxes] de informação das publicações. Caso tenha problema com acesso, a escola poderá entrar em contato pelo link Fale Conosco para solicitar suporte.
Onde solicitar consultoria pedagógica para uso do recurso ?
Para orientação pedagógica o coodenador pedagógico, professor ou profissional da gestão solicitar consultoria pelo link Fale Conosco. A editora, representante da Secretaria Municipal de Educação entrará em contato.
Como funciona o acesso online dos periódicos?
As revistas Qualé, CHC e o Jornal Joca oferece o acesso gratuíto a todos os estudantes, educadores e profissionais da educação da rede municipal de ensino que dispõe do e-mail @edu (Google institucional). Clique no boxe do periódico e acesse, logando com sua conta.
A escola e ou professor(a) pode sugerir proposta para aprimorar o uso dos periódicos, realizar reclamação, sugerir conteúdos, divulgar iniciativas.
Para informar uso o serviço Fale Conosco. A editora, representante da Secretaria Municipal de Educação entrará em contato.
O Joca é um jornal para crianças e adolescentes, que traz as mesmas notícias do Brasil e do mundo publicadas nos jornais adultos, com linguagem adequada à faixa etária, além de reportagens sobre assuntos do interesse deste público. Todas as matérias publicadas no jornal relacionam-se a mais de uma área do conhecimento. Por isso o Joca pode e deve ser utilizado em todas as disciplinas, como um complemento aos conteúdos trabalhados na escola. O uso do Joca na sala de aula permite que os estudantes aprendam os comportamentos e procedimentos dos leitores e dos escritores de jornal do mundo fora dela. Isso permite que o aluno adquira uma visão reflexiva e crítica dos acontecimentos e, também, a vontade de participar e agir para provocar melhorias em nossa sociedade.
Quantidade quinzenal | Acesso online | Consultoria I Conteúdo pedagógico
A Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) tem a missão de despertar a curiosidade das crianças, estimular o encantamento com a descoberta, além de informar e divertir. É fonte qualificada de pesquisas para estudantes (na faixa de 8 a 12 anos de idade) e professores. Os textos são originalmente elaborados por cientistas das mais diversas especialidades e trabalhados cuidadosamente por uma equipe de jornalistas especializados, levando em conta as habilidades destacadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O resultado é um material que promove o desenvolvimento da leitura, a ampliação da capacidade de expressão linguística, a experimentação, a autonomia na construção do conhecimento por parte das crianças e, ainda, apoia a prática da educação científica em sala de aula.
Quantidade mensal | Acesso online | Consultoria I Conteúdo pedagógico
A Revista Qualé é uma revista de jornalismo feita para crianças de 7 a 11 anos. A publicação permite trabalhar uma série de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como a Educação midiática: leitura crítica, argumentação com base em fatos e dados confiáveis, respeito a opiniões divergentes, aprendizagem baseada na investigação; Leitura e compreensão, com autonomia, de textos jornalísticos; Reconhecer a função de gráficos e tabelas; Ler e compreender textos de divulgação científica para crianças.
Quantidade quinzenal | Acesso online I Consultoria I Conteúdo pedagógico
Turma da Mônica uma série de histórias em quadrinhos brasileira criada pelo cartunista e Mauricio de Sousa. Os gibis é um convite para explorar, conhecer e ler muitas histórias que possibilitará que os estudantes possam conhecer ainda mais as características desse gênero e possam tentar ler considerando aquilo que já sabem sobre o sistema de escrita. A linguagem visual desse portador de textos permite que as crianças utilizem as imagens como importante apoio, para que atribuam significado e tentem entender o que está escrito nos balões. As histórias são divertidas, tem qualidade do ponto de vista da trama e do enredo, o que ajuda a despertar o gosto por textos de boa qualidade. Além desta obra está previsto a entrega de assinatura da Turma da Monica Jovem, Marvel, DC e os Mangás Pockemon e Takagi. As obras estarão disponível nas Salas e Espaços de Leitura.
Quantidade mensal Ensino Fundamental | Quantidade mensal Infantil
Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil apoiou o desenvolvimento da revista em quadrinhos “Entrevistas Além do Tempo”, cuja força e potencial educacional são extremamente relevantes. É impossível imaginar um mundo sem as conquistas e as contribuições científicas dos profissionais e pesquisadores negros retratados na revista e de tantos outros que deixaram um grande legado em nossa sociedade. Em “Entrevistas Além do Tempo”, os jovens protagonistas viajam no tempo e passam por diferentes locais para encontrar os cientistas. Convidamos todos a embarcar nessa aventura também e esperamos que gostem!
Distribuição anual | Versão on line | Apoio pedagógico
Ideias
Dê um clique na escola I Fotografia
Uma imagem fala mais do que mil palavras. Já ouviu essa expressão? Fotografias são capazes de trazer tanta informação porque podem mostrar uma história, um evento, captar um olhar sobre algo interessante a ser contado para as outras pessoas — de amigos a professores. (…)
O telejornalismo criança I TV
Assistir a vídeos é uma febre entre crianças e adolescentes. A produção de um vídeo também não é um bicho de sete de cabeças para esse público. É pensar em um conteúdo, abrir a câmera, expressar do que gosta para os amigos, colocar no ar e avisar para todo mundo: “Meu vídeo está no ar. Curta! Compartilhe e deixe o seu joinha”. (…)
Como usar tecnologias simples para potencializar o Imprensa Jovem na sua escola I Jornalismo
O Imprensa Jovem é uma agência de notícia escolar com produção de conteúdos pelos estudantes. Essas produções, em geral, são compartilhadas na internet em canais de vídeos, podcast, redes sociais, blogs e sites escolares, revistas e jornais em formato digital. O que torna o Imprensa Jovem um projeto potencialmente fácil de implantar é o uso de tecnologias digitais acessíveis para alunos e seus professores. (…)
O uso de podcasts na educação I Radioescola
O podcasting é um dos mais novos recursos da tecnologia, cuja difusão nas últimas décadas pode ser atribuída à flexibilidade de produção e distribuição. Por meio de arquivos de áudio, é possível criar oportunidades para transmitir informações ou revisar diferentes tipos de materiais (…)
Mobilização dos estudantes pela internet I Redes sociais
O estudante tem voz! Esse foi um movimento criado pelos participantes do Imprensa Jovem para ouvir estudantes sobre o que a educação representa para eles. A proposta tinha como objetivo mostrar aos professores da cidade de São Paulo quais são os interesses e sonhos dos alunos. (…)
O que são fake news e como trabalhar com elas na sala de aula I Leitura crítica
As fake news (notícias falsas) são mentiras fabricadas para enganar a população ou um grupo de pessoas. A escola tem grande papel na instrução dos alunos para identificar o que é fake, pois adolescentes e crianças, muitas vezes, não recebem informações de fontes confiáveis, como jornais, e sim de fontes desconfiáveis, como redes sociais e sites desconhecidos. (…)
Já pensou no Imprensa Jovem na sala de aula? I Agência de notícias
Quando buscamos no Google o termo “Imprensa Jovem”, vemos estudantes entrevistando personalidade em grandes eventos da cidade de São Paulo. O Imprensa Jovem proporciona a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes como produtores de conteúdo, utilizando as mídias sociais como espaço de expressão da comunicação. (…)