Notícias
SME recebe inscrições para publicação no livro Antologia de Contos 2022
Estudantes do Ensino Fundamental e Médio poderão ter seus contos divulgados na edição deste ano; inscrições podem ser feitas até 30 de setembro
Publicado em: 22/08/2022 11h12 | Atualizado em: 22/08/2022
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Coordenadoria Pedagógica, está com inscrições abertas para receber as produções dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio matriculados na Rede Municipal de Ensino que têm interesse em submeter seus contos para publicação no livro “Antologia de Contos do Ensino Fundamental e Médio 2022”.
As inscrições podem ser feitas até dia 30 de setembro, preenchendo o formulário online. O livro será composto por até 132 páginas, incluindo capa e contracapa. Os resultados serão divulgados a partir de 31 de outubro, no site da SME. A escola receberá, no e-mail que enviou os arquivos, o resultado da seleção. Não serão aceitas interposições de recursos.
Entre os objetivos estão promover a escrita criativa, visando à divulgação de contos autorais produzidos pelos estudantes, criar condições para o fortalecimento do protagonismo por meio da criação literária e ampliar ações de implementação do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa.
Gêneros/textos literários aceitos para inscrições
- 1º e 2º ano – reescrita coletiva de conto – professor(a) como escriba
- 3º ano – final de conto
- 4º ano – final de conto
- 5º ano – conto popular
- 6º ano – conto de assombração/mistério
- 7º ano – conto de aventura
- 8º ano – conto popular
- 9º ano – miniconto
- 1º ano do Ensino Médio – miniconto
- 2º e 3º ano do Ensino Médio – conto
- 4º ano do Ensino Médio (curso Normal/Magistério) – conto
Quem pode participar
Podem participar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Acesse, abaixo, o regulamento completo para saber todos os requisitos necessários.
Leia aqui a íntegra do Edital de Regulamento.
Sobre a participação de estudantes matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
O gênero textual deverá ser um conto conhecido pelos estudantes. O texto deverá ser lido pelo professor, antecipadamente, mais de uma vez, para garantir que todos conheçam a narrativa.
Os estudantes farão o reconto oral, coletivamente, e o professor, será o escriba. A escrita do conto será coletiva, devendo possibilitar a participação de todos os estudantes da turma, independente do nível de aquisição do Sistema de Escrita Alfabética.
As revisões deverão ser coletivas, respeitadas as características do grupo. Somente a última versão deverá ser enviada.
Critérios de avaliação
Os critérios estão organizados em Fichas de Avaliação, anexadas no regulamento, e serão valorados de 0 a 100. São eles: Reescrita de Conto; Finais de Conto, Conto Popular, Conto de Assombração/Mistério, Conto de Aventura, Miniconto, Conto Tradicional – Ensino Médio.
Banca de seleção
De 10 a 21 de outubro, a banca responsável por avaliar os textos enviados será constituída por formadores de Alfabetização e Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas das DREs e DIEFEM – COPED, além dos formadores do Núcleo Técnico de Currículo – COPED/SME.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
NEA
Estão abertas as inscrições para o curso “Formação em Cinema e Educação Ecofalante”
Bom de Prova
Campanha Bom de Prova mobiliza estudantes, família e comunidade escolar na participação nas avaliações externas
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital recebem exibição especial da nova temporada da série “Mundo da Lua”
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes da EMEF Marechal Mascarenhas exploram São Paulo em aulas expandidas de história, arte e cultura
Diretoria Regional de Educação Butantã
Segunda edição do “Café com o Prefeito” reúne comunidade escolar para dialogar sobre avaliações e resultados educacionais
Relacionadas

Inscrições abertas para Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 01/10/2025 5h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Estão abertas as inscrições para o curso “Formação em Cinema e Educação Ecofalante”
Publicado em: 01/10/2025 4h57 - em NEA

Campanha Bom de Prova mobiliza estudantes, família e comunidade escolar na participação nas avaliações externas
Publicado em: 01/10/2025 11h49 - em Bom de Prova

CEUs da capital recebem exibição especial da nova temporada da série “Mundo da Lua”
Publicado em: 01/10/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da EMEF Marechal Mascarenhas exploram São Paulo em aulas expandidas de história, arte e cultura
Publicado em: 01/10/2025 7h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga