Notícias

Atualização da Estrutura Administrativa da SME

Decreto publicado no Diário Oficial do dia 5 de fevereiro

Publicado em: 07/02/2017 17h09 | Atualizado em: 04/05/2021

estrutura_administrativa_740_x_430.jpg

Foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo na sexta, 5 de fevereiro, o Decreto Nº 56.793, de 4 de fevereiro de 2016, que dispõe sobre a organização, as atribuições e o funcionamento da Secretaria Municipal de Educação, bem como altera a denominação e a lotação dos cargos de provimento em comissão que especifica.

Clique aqui e acesse a íntegra do Decreto Nº 56.793

Sobre a atualização da estrutura administrativa da SME – A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) vem implementando ações para otimizar seus processos administrativos, como a descentralização e desconcentração de competências e atividades e o fortalecimento da política de gestão de pessoas e de tecnologia da informação e comunicação. É nesse contexto que se encontra a atualização da estrutura administrativa da Secretaria, que põe em curso importantes mudanças em alguns processos e procedimentos internos e não implica na ampliação de gastos de custeio.

Nos últimos 25 anos, a estrutura real da SME passou por mudanças pontuais e necessárias que atendiam às novas demandas da Educação na Cidade, entretanto, a estrutura legal da SME não acompanhou esse processo de readequação, distanciando a organização real da organização prevista em legislação. A atualização do Decreto confere institucionalidade às modificações incrementais pelas quais as unidades e os processos de trabalho do órgão vêm passando nos últimos anos, e prepara a Secretaria para próximas etapas de modernização da gestão.

Consulta Pública – Entre 30 de junho e 9 de julho de 2015, a SME colocou em consulta pública, por meio do portal da São Paulo Aberta, a minuta do Decreto que atualiza sua estrutura administrativa. A elaboração da minuta envolveu diversas áreas da Secretaria, que refletiram sobre a atual organização administrativa e discutiram atribuições e fluxos do órgão e de suas unidades.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de várias mãos dadas em círculo.

CEU Carrão recebe Mutirão Migrante na região da Penha  

Publicado em: 16/09/2026 11h06 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra estudantes reunidos em torno de uma mesa durante uma atividade escolar. Um estudante, à direita, veste casaco preto e participa da atividade, enquanto outros estudantes, ao centro, seguram bolas coloridas, nas cores vermelha e amarela. Sobre a mesa há dois baldes, um vermelho e outro amarelo, utilizados na atividade. Ao fundo, aparecem materiais e elementos coloridos do ambiente escolar.

Violentômetro estimula reflexão sobre violências no ambiente escolar 

Publicado em: 16/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Público acompanha uma atividade durante a Bienal do Livro, em espaço interno do evento. Pessoas estão sentadas diante de um palco, enquanto outras acompanham a programação ao fundo, próximo aos estandes de livros.

DRE Guaianases participa da 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Publicado em: 15/09/2026 5h48 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Tamanho Site (74)

CET apoia ação educativa com ônibus itinerante na Semana da Mobilidade 2026

Publicado em: 15/09/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas em uma sala de leitura de uma escola olhando livros espalhados

EMEF Benedito Calixto cria feira literária inspirada na Bienal do Livro

Publicado em: 15/09/2026 3h14 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.698