Alunos da EJA da EMEF Saturnino Pereira lançam livro

Livro coletivo “Escrevendo a própria história” foi produzido a partir do contato com a obra de Carolina Maria de Jesus

Publicado em: 20/12/2016 11h02 | Atualizado em: 30/11/2020

eja_saturnino_pereira_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Saturnino Pereira

No dia 6 de dezembro, as alunas e os alunos da EJA ( Educação de Jovens e Adultos) da EMEF Saturnino Pereira, em Guaianases, lançaram o livro “Escrevendo a própria história”, resultado do Projeto “Carolina Maria de Jesus e outras Carolinas”.

Durante o primeiro semestre, os alunos conheceram a obra “Quarto de despejo”, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. Eles tiveram contato com o livro, realizaram leituras compartilhadas na Sala de Leitura, assistiram vídeos baseados na vida da autora contextualizando a vida social e política dos anos 1950/1960, e também apreciaram filmes no cineclube da escola, como o curta-metragem brasileiro “O papel e o mar”, protagonizado por Dirce Thomaz e Abdias Nascimento.

No 2º semestre, após conhecer a obra da autora, os alunos começaram a escrever os próprios diários. “Cada aluno teve a oportunidade de contar a sua história ou um pouco sobre o seu dia-a-dia. O resultado é o livro coletivo ‘Escrevendo a própria história’”, explica a Professora Maria Inez.

O projeto foi planejado e realizado durante as aulas em docência compartilhada na EJA, com as professoras Maria Inez de Souza(Língua Portuguesa), Michelle Bernardes ( Sala de Leitura e Informática) e o professor Sérgio Marcelino (Língua Inglesa).

“Nós começamos a escrever, mas não imaginávamos que sairia mesmo o livro. Estamos muito felizes”, relatou a aluna Eliana, da 4ª Etapa D.

O projeto não para por aí. No 1º semestre de 2017 estão previstas as gravações para um curta-metragem, dando continuidade aos relatos dos alunos sobre suas vidas.

“Nossa preocupação é dar significado à Educação de Jovens e Adultos, acolher o aluno na nossa escola com projetos e aulas que façam sentido na vida daqueles que pararam de estudar e agora retornam às escolas depois de muito tempo”, salienta a professora Michelle.

livro_eja_1_740_x_430.jpg

livroeja_740_x_430.jpg

foto7_livroeja_740_x_430.jpg

foto13_740_livreja.jpg